Pular para o conteúdo principal

Volks

Volkswagen do Brasil investe R$ 50 milhões em ampliação e modernização dos Laboratórios de Motores e Emissões
 
  • Investimento inclui novos dinamômetros de bancada e de chassis, entre eles o primeiro dinamômetro da indústria brasileira para testes em veículos 4X4
  • Novos equipamentos vão aumentar ainda mais a eficiência energética dos propulsores da marca no País
  • As novas tecnologias darão suporte para atender às exigências do Programa InovarAuto
  • A marca possui o maior número de modelos e versões com melhor eficiência energética, segundo dados do INMETRO
 

A Volkswagen do Brasil acaba de investir R$ 50 milhões em 12 novos equipamentos e ampliação dos laboratórios emissões e de motores na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo. Iniciado em 2011, o investimento inclui novos dinamômetros de bancada (estático, para motores) e de chassis (dinâmico, com o carro em movimento), entre eles o primeiro dinamômetro da indústria brasileira para testes em veículos 4X4.
“O investimento reflete um dos focos da empresa que é de desenvolver produtos cada vez mais eficientes e ambientalmente corretos. Aumentar a eficiência é um dos passos mais importantes para alcançar a sustentabilidade econômica, social e ambiental. As novas tecnologias darão suporte para atender ainda mais às exigências do Programa InovarAuto”, declara o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.

“Os novos equipamentos vão contribuir para o aumento da eficiência energética dos produtos da marca. Com o suporte das novas tecnologias e equipamentos, nossa meta é desenvolver veículos e motores cada vez mais eficientes e ambientalmente corretos”, comentou o Dr. Egon Feichter, vice-presidente de Desenvolvimento de Produto da Volkswagen do Brasil.

O investimento também inclui a ampliação da área de acondicionamento de veículos melhorando a infraestrutura para realização de testes. Nessa área, os carros permanecem por 12 horas, com temperatura controlada, antes de serem testados.

Pioneiro na indústria, o laboratório de emissões – inaugurado em 1976, 10 anos antes de existir no Brasil a lei de controle de emissões de gases (Proconve – Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), destina-se a medir os gases emitidos pelos veículos produzidos pela marca no Brasil e Argentina para o desenvolvimento, homologação e controle de produção.

O Laboratório de Emissões da Volkswagen do Brasil está entre os três maiores do País e realiza em torno de 40 testes de emissões por dia. Cerca de 0,4% dos veículos produzidos pela marca no Brasil, destinados ao mercado brasileiro, são testados no laboratório, além dos veículos também fabricados na Argentina.

O Laboratório de Motores também presta suporte ao desenvolvimento e homologação de novos veículos e motores. Graças aos testes é possível medir e orientar, por exemplo, o melhor ajuste de potência, torque, nível de emissões entre outros para cada motor.

Os testes

Antes de iniciar os testes, os veículos ficam em “repouso” absoluto por 12 horas na área de acondicionamento com temperatura controlada de 20 a 26°C. No teste de emissões, o veículo roda no dinamômetro de chassis e “percorre” um caminho que simula condições reais de trânsito, com acelerações, frenagens, ultrapassagens, congestionamentos e paradas aos semáforos.

Os veículos rodam nos dinamômetros em várias condições, como partida com o motor frio, com motor aquecido e com temperaturas mais elevadas. Em um tubo colocado no escapamento do veículo os gases são coletados e analisados com o objetivo de desenvolver motores cada vez mais com o foco na preservação do meio ambiente. Diariamente, os especialistas analisam os gases emitidos por protótipos e veículos de produção em série, bem como avaliam o consumo de combustível.

“O investimento nos laboratórios de emissões e motores evidencia o compromisso da marca em produzir carros cada vez melhores em eficiência energética e desempenho, com menor impacto ambiental”, declarou Henry Joseph Jr., gerente do Laboratório de Motores/ Emissões.
Programa de Etiquetagem Veicular - INMETRO
De acordo com os dados mais atuais divulgados pelo INMETRO (25/8/2014) a Volkswagen do Brasil é a marca com o maior número de versões e modelos que atingiram a melhor classificação no PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) no ranking mais recente divulgado pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). São 41 modelos e versões no total que receberam classificação A em suas categorias, o que representa uma melhor eficiência energética, traduzida em um melhor índice de consumo de combustível.
Motor Premiado

Produzido na fábrica da Volkswagen em São Carlos (SP), o motor 1.0l MPI de 3 cilindros Total Flex, da família EA211, oferece excelentes níveis de consumo e desempenho – qualidades que lhe garantiram o prêmio “Motor do Ano 2014”, concedido por um júri formado por jornalistas especializados e engenheiros. A premiação é uma das mais importantes da indústria automobilística brasileira.
Para informações sobre a Volkswagen do Brasil, acesse: www.imprensavw.com.br
 
 
  
 
Investimento inclui o primeiro dinamômetro da indústria brasileira para testes em veículos 4X4
 
 
  
 
Novos equipamentos vão aumentar ainda mais a eficiência energética dos propulsores da marca no País
 
 
   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...