Husqvarna

No ano em que completa 325 anos, a Husqvarna, multinacional sueca líder em equipamentos para o manejo de áreas verdes, investe no fortalecimento da marca no Brasil com a ampliação do número de revendas. Atualmente, são mais de 1000 revendedores em todo o país e a meta é abrir 60 novas revendas no Nordeste brasileiro em 2014, sendo seis no Ceará. O objetivo é que a empresa tenha 2500 pontos de vendas nos próximos cinco anos espalhados por todas as regiões brasileira.

No Ceará, a região litorânea conta com o grande número de resorts e condomínios residenciais, além disso o Estado possui um dos maiores campos de golfe do Nordeste, por isso a empresa aposta na abertura de novas revendas para a comercialização de um mix de produtos. Desde a linha profissional para o corte de grama até produtos portáteis que auxiliarão na manutenção das áreas verdes.

Outro destaque é o uso de motosserras na colheita do caju. O estado é o maior produtor nacional do fruto e, diante da grande demanda de trabalho, a Husqvarna possui uma linha de equipamentos potentes e fáceis de manusear, que auxiliam nos trabalhos de cortes tanto nos ramos como troncos.

"O papel da Husqvarna é enxergar essas demandas específicas da região para que os nossos novos parceiros de vendas se especializem na venda de equipamentos que otimizarão processos, reduzirão custos de mão de obra e tempo de trabalho. A tecnologia se transformou em uma ferramenta fundamental para o trabalhador do campo", analisa David Teixeira, gerente de vendas regional Nordeste.

Além desse mapeamento de mercado, a empresa realiza fortes investimentos em programas de incentivo às revendas, além de oferecer produtos com diferenciais exclusivos. Entre eles, estão as tecnologias inteligentes capazes de reduzir o consumo de combustível, diminuir as emissões de poluentes e proporcionar mais segurança e conforto aos usuários. Com isso, a Husqvarna espera fortalecer a sua participação em todas as regiões brasileiras com equipamentos para as áreas agrícola, florestal e de jardinagem.

"Contamos com 60 profissionais que atuam no relacionamento com as revendas e o papel deles vai muito além da venda de equipamentos para um estabelecimento comercial. Contamos com uma equipe de profissionais de negócios, que são treinados para realizar um mapeamento de mercado, conhecer as demandas específicas de cada região, entender as sazonalidades e ajudar o ponto de vendas a se estruturar para atender esse público", avalia o gerente de vendas regional Nordeste.

Com o foco em proporcionar uma experiência positiva ao consumidor, a Husqvarna também investe em iniciativas que ajudarão nas vendas e na satisfação do comprador. Isso envolve a padronização de ponto de vendas de acordo com o modelo global da marca, auxílio no desenvolvimento do espaço, com programas de prestação de serviços no pós-venda, e na manutenção de equipamentos.

Revenda Premium

Outra forma de estimular o crescimento das revendas é a criação de programas como o das Revendas Premium, lançado em 2013, e que já conta com mais de cem pontos de vendas espalhados pelo país.

Todas as revendas atendem aos requisitos pré-estabelecidos pela Husqvarna: exclusividade na venda de motosserras, roçadeiras, sopradores e tratores; volume de compra mínimo anual; comercialização de peças; e acessórios originais para o pós-venda. Também são exigidas demonstração e entrega técnica de equipamentos, auxiliando os consumidores a conhecerem na prática os benefícios dos produtos, uma oficina padrão para manutenção e reposição de peças, além da divulgação regional da marca.

"Com o programa, temos condições de garantir ao consumidor um atendimento padronizado e de qualidade em todas as regiões do país. Essa é uma forma de beneficiar não apenas o revendedor, mas também o consumidor. Ao adquirir um produto em uma Revenda Premium, ele receberá todo o auxílio necessário para a utilização dos equipamentos no campo, além de contar com um espaço que oferece assistência técnica para a manutenção e reparo dos produtos, tudo em um único lugar", explica David Teixeira.

Programas de treinamentos

Para que os revendedores e a equipe de profissionais da Husqvarna tenham conhecimento técnico dos produtos e uma experiência positiva na venda de equipamentos, a empresa investe em programas de treinamentos. No total, mais de 7500 pessoas já foram capacitadas pela empresa.

O principal programa é o Husqvarna University, que conta com cerca de 100 cursos diferentes, presenciais e online, para aprimoramento de conhecimentos técnicos, de produtos, vendas, serviços, manutenção, comunicação e gerenciamento do negócio. 

"O nosso desejo é que o cliente saia da loja com a certeza de que fez a melhor escolha de produto e com a segurança de que terá toda a assistência necessária. Acreditamos que não devemos investir apenas em nossa equipe de vendas, mas também na relação com a revenda e o consumidor final", ressalta o gerente de vendas regional Nordeste.

Sobre o Grupo Husqvarna
O Grupo Husqvarna, que em 2014 comemora 325 anos, é o maior fabricante global de equipamentos para manejo de áreas verdes, incluindo cortadores de grama robôs, tratores de jardim, motosserras e roçadeiras. O Grupo também é líder no mercado europeu de produtos para irrigação doméstica e um dos líderes mundiais em equipamentos de corte e ferramentas diamantadas para indústria de pedras e construção. Seus produtos e soluções atendem desde consumidores ocasionais até profissionais e são vendidos em revendas autorizadas e varejistas em mais de 100 países. Em 2013, o Grupo obteve receita líquida de 30 bilhões de coroas suecas (cerca de 4,7 bilhões de dólares) e totalizou em média 14.000 funcionários em mais de 40 países. A sede está localizada em Estocolmo, Suécia, e suas ações são listadas na bolsa NASDAQ OMX Stockholm Exchange.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto