Fanor

O projeto “Chamberlain: Intercâmbio Internacional e Interdisciplinar em Saúde” reuniu 14 alunos da Fanor | DeVry e 10 alunos da Chamberlain College of Nursing (E.U.A.), que levaram atendimento em saúde à população de Fortaleza e Jaguaribe, como medição de pressão arterial, glicemia, intervenções psicológicas, orientações nutricional, etc. O projeto iniciou no dia 10 de setembro e tem encerramento nesta sexta-feira, 26, no Campus Dunas da Fanor | DeVry, onde os alunos americanos e brasileiros se reúnem para debater sobre o que vivenciaram, comparando as realidades nos E.U.A. e no Brasil, além de participarem de uma palestra sobre parto normal e cesariano, focando as diferenças culturais nos dois países.
O Projeto é um intercâmbio cultural e profissional, onde alunos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Psicologia, Nutrição e Fisioterapia da Fanor | DeVry recebem estudantes de Enfermagem da Chamberlain (E.U.A.) para realizar um projeto de saúde comunitária à população, compartilhando conhecimentos dos sistemas de saúde de cada país. Um dos fundamentos do programa é a troca ética de experiências e o contato respeitoso entre culturas. Além disso, um dos principais objetivos do projeto é fazer com que os alunos, durante os anos de graduação, participem cada vez mais de projetos sociais, podendo unir não apenas experiência acadêmica e aumentando o currículo profissional antes de chegar ao mercado de trabalho, mas fazendo crescer o seu perfil social em ajudar ao próximo, o que pode ser muito benéfico para a sua futura carreira.
Durante 10 dias, os alunos americanos, com o apoio dos alunos cearenses da Fanor | DeVry, visitaram a Unidade Básica de Saúde Frei Tito e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), ambas localizadas na Praia do Futuro; o Movimento de Saúde Mental Comunitária do Ceará (MSMC), no bairro Bom Jardim e em Maracanaú, onde funciona dentro de uma tribo indígena; o abrigo de idosos e moradores de rua, Recanto Sagrado Coração, localizado na Av. da Universidade; a Casa da Esperança, na Av. Washington Soares, para assistir palestras sobre o trabalho realizado com pessoas autistas; o Centro Espiritual Uirapuru, onde são realizados atendimento a crianças soro positivo e com lábios leporinos; além de realizarem atendimento à população da comunidade do Gengibre, localizada próximo ao Campus Dunas daFanor | DeVry, durante a V Mostra de responsabilidade Social.
Após todas essas visitas técnicas em Fortaleza para conhecimento do trabalho de atendimento em saúde oferecido para a população, os alunos viajaram para conhecer a realidade do interior do Estado. No dia 22 de setembro eles chegaram ao distrito de Aquinopólis, cerca de 20 quilômetros de distancia do município de Jaguaribe, onde realizaram atendimento à população. A Fanor | DeVry realiza intercâmbios semestrais para os seus alunos. A Chamberlain College of Nursing é uma das escolas de Enfermagem mais importantes dos Estados Unidos e faz parte da DeVry Education Group Inc.
Programação
Hoje, 26 de setembro.
9 horas - Visita ao Hospital da Mulher.
14 horas - Palestra sobre parto normal e cesariano nos E.U.A. e no Brasil, focando as diferenças culturais nos dois países.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim