Cagece tipo exportação

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) recebe quarta e quinta desta semana, a visita de uma delegação oficial da Etiópia, através da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores. O objetivo é discutir aspectos relacionados ao saneamento básico, em destaque, o Modelo de Gestão Sisar. 
A comitiva, que estará no Brasil a partir desta segunda-feira, 15, passará por Brasília a fim de conhecer a política pública de Saneamento Básico e as experiências realizadas nas cidades de pequeno e médio porte.
O foco da visita é conhecer, in loco, a fabricação de módulos sanitários e a construção de cisternas. Também é de interesse da comitiva conhecer alternativas e ações em saneamento, como o Sisar, que tiveram resultados efetivos, e que possam ser replicadas dentro da realidade da Etiópia, compreendendo soluções de baixo custo para comunidades ou pequenos municípios.
Na quarta (17), a comitiva visitará a sede do Sisar de Sobral e as comunidades rurais de Trapiá, Campo Novo e Sapó, para conhecer os seus SAAEs, operados neste modelo. Na quinta (18) pela manhã, os técnicos etíopes visitarão uma localidade com cisterna (em definição) e a comunidade da Mangueira, para conhecer os Módulos Sanitários Domiciliares. À tarde, será apresentado à comitiva o Projeto São José, na Sede da Cagece.
O Ceará foi escolhido por apresentar semelhanças com o clima da Etiópia que também aponta a seca e a estiagem como problemas recorrentes. Os representantes consideram que as soluções tecnológicas utilizadas nas experiências de combate à seca e estiagem são eficazes, simples e de baixo custo além deter a participação da sociedade civil no planejamento, execução e avaliação dos serviços de saneamento oferecidos.
A delegação etíope é formada por 14 pessoas, incluindo sete altos funcionários de três Ministérios (Águas e Energia, Saúde e Desenvolvimento Urbano), quatro representantes de Governos locais, dois representantes da Unicef e um representante do Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID), que já apoia o Governo etíope nessa área.
MISSÃO TÉCNICOS DA ETIÓPIA AO BRASIL (TEMA SANEAMENTO BÁSICO)
Data: de 15 a 16/09 em Brasília e de 17 a 18/09 em Fortaleza
Locais: Brasília e Fortaleza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto