Pular para o conteúdo principal

Cagece tipo exportação

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) recebe quarta e quinta desta semana, a visita de uma delegação oficial da Etiópia, através da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores. O objetivo é discutir aspectos relacionados ao saneamento básico, em destaque, o Modelo de Gestão Sisar. 
A comitiva, que estará no Brasil a partir desta segunda-feira, 15, passará por Brasília a fim de conhecer a política pública de Saneamento Básico e as experiências realizadas nas cidades de pequeno e médio porte.
O foco da visita é conhecer, in loco, a fabricação de módulos sanitários e a construção de cisternas. Também é de interesse da comitiva conhecer alternativas e ações em saneamento, como o Sisar, que tiveram resultados efetivos, e que possam ser replicadas dentro da realidade da Etiópia, compreendendo soluções de baixo custo para comunidades ou pequenos municípios.
Na quarta (17), a comitiva visitará a sede do Sisar de Sobral e as comunidades rurais de Trapiá, Campo Novo e Sapó, para conhecer os seus SAAEs, operados neste modelo. Na quinta (18) pela manhã, os técnicos etíopes visitarão uma localidade com cisterna (em definição) e a comunidade da Mangueira, para conhecer os Módulos Sanitários Domiciliares. À tarde, será apresentado à comitiva o Projeto São José, na Sede da Cagece.
O Ceará foi escolhido por apresentar semelhanças com o clima da Etiópia que também aponta a seca e a estiagem como problemas recorrentes. Os representantes consideram que as soluções tecnológicas utilizadas nas experiências de combate à seca e estiagem são eficazes, simples e de baixo custo além deter a participação da sociedade civil no planejamento, execução e avaliação dos serviços de saneamento oferecidos.
A delegação etíope é formada por 14 pessoas, incluindo sete altos funcionários de três Ministérios (Águas e Energia, Saúde e Desenvolvimento Urbano), quatro representantes de Governos locais, dois representantes da Unicef e um representante do Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID), que já apoia o Governo etíope nessa área.
MISSÃO TÉCNICOS DA ETIÓPIA AO BRASIL (TEMA SANEAMENTO BÁSICO)
Data: de 15 a 16/09 em Brasília e de 17 a 18/09 em Fortaleza
Locais: Brasília e Fortaleza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...