Pular para o conteúdo principal

Atrasadas

ANDRÉ BORGES, LU AIKO OTTA - O ESTADO DE S. PAULO
27 Setembro 2014 | 17h 45

Consórcio responsável largou os empreendimentos há dois meses e não há previsão de tada pra a retomada das obras

JARBAS OLIVEIRA/ESTADÃO
Obra. Ramal do VLT deveria estar pronto em junho de 2013
BRASÍLIA -  A liderança no ranking de problemas em obras para a Copa do Mundo é fortemente disputada por Fortaleza. Na capital cearense, os projetos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e do aeroporto estavam sob responsabilidade de um mesmo consórcio, formado pelas empresas Consbem, Passareli e Engexata.
O governo do Ceará informa que as empresas abandonaram o trabalho a dois meses do início do Mundial. Até agora, as obras não foram retomadas nem há previsão de data para isso ocorrer.
A construção do ramal de 12,7 quilômetros entre Parangaba e Mucuripe, que será usado pelo VLT, deveria estar pronta desde junho de 2013, mas até agora acumula apenas 50% de execução física.
No mês passado, a Secretaria da Infraestrutura do governo do Ceará realizou uma licitação na modalidade de Regime Diferenciado de Contratações (RDC), com o objetivo de acelerar a contratação de uma nova empreiteira para terminar a obra.
O consórcio VLT Fortaleza (Construtora Marquise e Engesol Engenharia) chegou a apresentar uma proposta, mas o valor oferecido foi considerado alto pelo governo estadual, que acabou, por isso, cancelando a licitação.
Por meio de nota, a secretaria informou que trabalha com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para realizar um novo certame, “em data ainda não definida”.
As obras do ramal que será usado pelo VLT estão paralisadas desde maio, segundo o governo do Estado, “por causa do não cumprimento do prazo de entrega da obra”.
Como os demais projetos de mobilidade, o projeto de Fortaleza, orçado em R$ 276,8 milhões, não era apenas um apêndice para embelezar a Copa. Quando estiver pronto, vai cruzar 22 bairros da região, atendendo à cerca de 100 mil pessoas por dia
Nova concorrência. Quadro semelhante ao do VLT ocorre no Aeroporto Internacional Pinto Martins. A Infraero informou que, após a rescisão do contrato com a construtora, entrou em contato com as outras empresas que participaram do processo de seleção. Mas, se essas empresas não se interessarem em retomar a obra, será necessário fazer uma nova concorrência.
Nem com a Secretaria de Portos (SEP) tendo sido comandada até outubro de 2013 por um cearense, Leônidas Cristino, foi possível terminar as obras do terminal marítimo de passageiros. Iniciadas em março de 2012, elas só devem ser concluídas em novembro próximo.
Santos. Na mesma secretaria, outro caso curioso está em Santos, no Estado de São Paulo. A Secretaria dos Portos levou 20 meses para fazer uma obra de 511 metros: parte do alinhamento do cais de Outeirinho, para atracação de navios de cruzeiro. A melhoria ficou pronta a tempo, um mês e meio antes do início do Mundial. Mas o alinhamento, que atingirá 1.282 metros no total, só ficará pronto em dezembro de 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...