Amanhã

Selecionado pelo Edital Nacional 2013 do Programa Natura Musical, o projeto pernambucano "Cordas, Gonzaga e Afins" entrou em turnê nacional no dia 23 de agosto, no Teatro Castro Alves, em Salvador, e chega a Fortaleza dia 6 de setembro, reunindo, no palco do Dragão do Mar, a cantora Elba Ramalho, o grupo instrumental SaGRAMA, o quarteto de cordas Encore, o baterista Tostão Queiroga e os sanfoneiros Beto Hortis e Marcelo Caldi.

O espetáculo acontece a partir das 20 horas, na Praça Verde do Dragão do Mar, ao ar livre, para cerca de duas mil pessoas. Os ingressos já estão sendo vendidos, a partir de R$ 30. No espaço, cadeirantes, idosos e pessoas com mobilidade reduzida terão acesso privilegiado, além de banheiros químicos adaptados.

Criado pela produtora cultural e jornalista Margot Rodrigues, o projeto, que celebra o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e comemora os 35 anos de carreira de Elba Ramalho completados neste ano, traz uma nova roupagem armorial para as canções do “Mestre Lua” e o universo que o inspirava. Elba revive no palco seus momentos de atriz interpretando textos do dramaturgo Newton Moreno.

O repertório, que está guardado a sete chaves, contará com 22 canções, muitas delas do Rei do Baião e outras dos seus Afins, entre eles Caetano Veloso e Gilberto Gil, com “O ciúme” e “Domingo no Parque”, respectivamente. Entre as músicas de Gonzagão estão “Algodão”, “Súplica Cearense”, “Sete Meninas” e os sucessos “Sabiá” e “Que Nem Jiló”.

Ao todo, três diretores assinam o espetáculo. Sergio Campelo, líder do SaGRAMA, faz os arranjos e direção musical; a direção artística de André Brasileiro acentua a dramaticidade da cantriz Elba Ramalho que, por meio das imagens do VJ Gabriel Furtado, levará o público ao sertão gonzaguiano. Para essa viagem, o espetáculo conta com a parceria da Caravana TimeLapse, que inova na técnica de captação de imagens raras e naturais. Em um dos ensaios, o Tupiaganga, feito no Rio de Janeiro, a captação foi feita de cima de vários prédios, escalando picos e morros. Outro projeto foi o Mandacaru, que captou a alma da cidade abandonada de Cococi, no Ceará.

Já o cenógrafo, maquiador e professor de cênicas, Marcondes Lima, une a estética sertaneja e contemporânea nas texturas e cores, presentes também no figurino de Elba, que tem auxílio dos estilistas pernambucanos Carol Azevedo, Gustavo Silvestre e Refazenda.

Além da turnê nacional, Cordas, Gonzaga e Afins resultará em um DVD em comemoração aos 35 anos de carreira de Elba Ramalho. A gravação acontece no show do Recife, dia 23 de setembro, no Teatro Luiz Mendonça.

Para a gerente de Apoios e Patrocínios da Natura, Fernanda Paiva, o projeto vai ao encontro de uma das propostas do Natura Musical que é celebrar marcos de carreira de artistas consagrados. “Elba completa 35 anos de carreira e é uma das grandes intérpretes da nossa história. Esta proposta de reverenciar a obra de Luiz Gonzaga reunindo músicos referenciais é uma grande oportunidade de valorizar um patrimônio musical brasileiro e dar acesso ao grande público”, finaliza.


FICHA TÉCNICA COMPLETA - CORDAS GONZAGA E AFINS
        
Criação e direção geral do projeto: Margot Rodrigues
Direção musical: Sérgio Campelo
Arranjos: Sérgio Campelo e Cláudio Moura
Direção artística: André Brasileiro
Direção de arte: Marcondes Lima
Roteiro musical: André Brasileiro, Margot Rodrigues, Sérgio Campelo e Alexandre ValentimTextos: Newton Moreno
Cantora: Elba Ramalho
Sanfoneiros: Marcelo Caldi e Beto Hortis
Grupo instrumental: SaGRAMA e Quarteto Encore
Cenografia: Marcondes Lima
Figurinos de Elba Ramalho: Carol Azevedo, Gustavo Silvestre e Carol Silveira (Refazenda).
Maquiagem de Elba Ramalho: Jerry Adriani
Figurinos dos músicos e execução: Carol Silveira (Refazenda)
Designer de luz e operação: Játhyles Miranda
Registro em foto e vídeo: Cria S/A
Videocenografia: Gabriel Furtado
Assessoria de Imprensa: Margot Rodrigues e Juliana Godoy
Produção executiva: Margot Produções, Karla Martins e Alexandre Sampaio
Produção local: Mário Alves – PROCULT/TOBE! PRODUÇÕES

  
SaGRAMA

Sérgio Campelo: Flauta, Flauta em Sol, pífano e Flautim
Frederica Bourgeois: Flauta, pífano e voz
Crisóstomo Santos: Clarinete e Clarone
Cláudio Moura: Viola nordestina
Alex Sobreira: Violão de 7 cordas
João Pimenta: Contrabaixo acústico
Antonio Barreto: Marimba e Percussão
Hugo Medeiros: Percussão
Tarcísio Resende: Percussão

Quarteto Encore
Carlos Santos: 1º Violino
Rafaela Fonsêca: 2º Violino
Laila Campelo: Viola
Fabiano Menezes: Violoncello

Músicos convidados
Aristide Rosa - Viola nordestina
Beto Hortis – Sanfona
Marcelo Caldi - Sanfona
Tostão Queiroga - Bateria

Equipe técnica

Junior EvangelistaTécnico de som
João Alves e Alexsandre Cunha: Roadie
Mário Jorge: Técnico de PA
Flávio Ricardo:Técnico de monitor
Josino Feitosacontrarregra
Jerry Adriani: Maquiagem

 
Agradecimentos:
Oficina Francisco Brennand - Helena Viktoria Brennand; Conservatório Pernambucano de Música; Atos produções artísticas - Tadeu Gondim; Prefeitura do Recife - 1-    Rosa Maria Gonzaga e as Edições Musicais Moleque; Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura e Teatro Luiz Mendonça, especial Diego Rocha e Ana Beatriz Farias; Instituto Moreira Salles, Caravana TimeLapse, Rede Globo Nordeste – Arísio Coutinho; Vagamundo; Refazenda.
SOBRE O PROGRAMA NATURA MUSICAL
É o programa da Natura de apoio à música brasileira, que atua por meio de diferentes frentes, como os Editais Públicos, que visam selecionar projetos de diferentes formatos e estágios da produção cultural por meio das Leis Rouanet e do Audiovisual em todo o Brasil, e da Lei do ICMS em Minas Gerais, Bahia e no Pará; a Seleção Direta, que contempla propostas adequadas ao conceito do programa e de grande relevância e inovação, sem a obrigatoriedade das leis de incentivo; e os Festivais. Lançado em 2005, o Programa beneficiou projetos de diferentes estágios e processos da música brasileira patrocinando mais de 220 projetos em todas as edições de edital público e seleção direta. Ao todo, 18 estados das cinco regiões do Brasil foram contemplados e mais de 1 milhão de pessoas beneficiadas. Saiba mais no portal www.naturamusical.com.br
OUÇA A WEBRÁDIO NATURA MUSICAL E SAIBA MAIS NO PORTAL
SOBRE A NATURA
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira que fabrica cosméticos e produtos de higiene e beleza. É líder no setor de venda direta no Brasil e registrou R$ 7 bilhões de receita líquida em 2013. Possui 30 linhas de produtos, sete mil colaboradores, 1,6 milhão de consultoras e operações na Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Colômbia e França. A estrutura da Natura é composta por fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito centros de distribuição no Brasil, além de centros de Pesquisa e Tecnologia em São Paulo (SP), Manaus (AM) e Nova Iorque (EUA). Em dezembro de 2012, a empresa adquiriu de 65% da fabricante australiana de cosméticos australiana Aesop, a qual atua em países da Oceania, Ásia, Europa e América do Norte. Para mais informações sobre a Natura, visite www.natura.com.br e confira nossos perfis nas redes sociais:

SERVIÇO
Data: 6 de setembro
Horário: 20 horas
Local: Praça Verde do Dragão do Mar
Vendas: bilheteria do Dragão do Mar e Barato Coletivo
Informações: (85) 3488.8602

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses