A Lenda do Gato Preto

Sempre deslumbrante e polêmica, portadora de 50 anos de trajetória, Elke Georgievna Grunnupp, melhor conhecida como “Elke Maravilha”, visita mais uma vez o Ceará. Só que desta vez, a atriz, ex- apresentadora e modelo, vem para atuar numa destacada realização audiovisual local: “A Lenda do Gato Preto”. O filme, ambientado no sertão cearense dos anos 1970, narra uma história de amor entre lendas populares nordestinas e tradições ciganas.
No filme, Elke Maravilha fará uma misteriosa cigana medieval, que vem a ser a reencarnação de Angelina, a principal personagem feminina na história (interpretada por Jane Azeredo). É a primeira vez que Elke participa de um filme no Ceará; as gravações acontecerão nos dias 1 e 2 de Outubro.
O “longa” também conta com atuação do grande ator aracatiense Emiliano Queiroz, quem também, no seu primeiro filme cearense, interpretará um singular padre da comunidade. As gravações com Emiliano serão realizadas em 12, 13 e 14 de outubro.
As filmagens serão realizadas no sítio “Bela Vista”, em Maranguape, entre os dias 1 e 14 de Outubro de 2014. Todos os meios de imprensa estão convidados a dialogar com os artistas e produtores, assim como a visitar os sets de filmagem. “A Lenda do Gato Preto” conta com uma equipe de mais de 80 técnicos e especialistas, e um elenco onde se destacam também as participações de Cássia Roberta, Haroldo Serra, Sidney Souto e Jane Azeredo, dentre outros artistas. 
SOBRE “A LENDA DO GATO PRETO”
“A lenda do Gato Preto” tem como tema central a passagem dos ciganos pelo sertão nordestino e a contribuição que eles deram para formação de nossa identidade cultural. Inspirado em uma lenda urbana o filme conta a história do amor impossível do trapezista Simão e da jovem Mariana e o resgate cármico de sua mãe, Angelina, que ao atropelar o gato preto de uma cigana atrai para si e para sua filha uma maldição sem precedentes, mudando destinos. Um encontro marcante entre o passado e presente envolto em preconceitos, misticismo e busca pela felicidade. 
Tendo como cenário a exuberante paisagem de Quixadá (terra da escritora Rachel de Queiroz) e a beleza arquitetônica de Maranguape(onde nasceu Chico Anysio), o Gato Preto se destina ao circuito comercial com exibições em salas de cinema e salas digitais. O elenco traz importantes nomes do cinema brasileiro como Aurora Duarte, Roberto Bomfim, Rogério Fróis, Elke Maravilha.
O longa-metragem tem alguns diferenciais atrativos. Um deles é a temática Cigana. O cinema nacional pouco retratou nas telas a grandiosidade e riqueza da cultura cigana. Este filme vai exatamente suprir está lacuna e estimular o publico brasileiro e estrangeiro para verem o filme. Apesar de os povos ciganos serem poucos mencionados na grande mídia as pesquisam revelam que hoje no mundo em grande parte nos continente Europeu e Asiático existem aproximadamente 7,5 milhões de pessoas de cultura cigana.
Amor, ódio, vingança, preconceito, superação e poderes paranormais - Esses temas universais estarão presentes no filme tornando-o de fácil aceitação e popularidade entre os mais diferentes povos e culturas do mundo.
O MOMENTO
O Ceará já se firmou nacionalmente na área do Audiovisual, garantindo espaço de destaque como centro gerador de arte e cultura. Poucos estados brasileiros têm o orgulho de possuir um currículo cinematográfico e a oportunidade de ver retratada nas telas de cinema suas paisagens naturais e sua realidade urbana. Dentre estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia que possuem o privilégio de emprestar suas belezas como cenário natural para imagens que ficarão eternizadas nas películas de cinema, destaque para o Ceará que vem periodicamente sediando realizações de filmes e vídeos de realizadores locais e diversas partes do país. O Ceará é reconhecido com um centro de realizadores, muito dos quais premiados no Brasil e Exterior.
A produção cearense se mantém numericamente razoável. Só para citar, em 2008 o filme “Bezerra de Menezes – o Diário de um Espírito”, de Glauber Filho e Joe Pimentel inaugurou um novo ciclo de filmes brasileiros. Mais recentemente foi a vez de “Cine Holyudi”, de Halder Gomes, sucesso total de público e crítica.
Nesse cenário promissor, para 2014 o cinema cearense promete algumas novidades. Entre elas o filme “O Gato Preto”, do diretor Clébio Viriato Ribeiro. Com um modesto orçamento, o filme esta sendo realizado em Co-Produção com a Red Line Filmes do Rio de Janeiro, e tem estréia pré-agendada para o segundo semestre.
Em fase de finalização “A lenda do Gato Preto” rodará as ultimas cenas em Maranguape no mês de outubro de 2014. Aproximadamente 80 técnicos e profissionais do audiovisual cearense trabalham no processo. A realização é da Associação de Cinema e Vídeo de Quixadá, Co-Produção Red Line Filmes, Clan do Cinema e apoio do Governo do Estado, Banco do Nordeste do Brasil, CEGAS e Conecta.
SINOPSE
Sertão do Nordeste brasileiro 1970. Um grupo de ciganos acampa nos arredores de Quixadá seguindo a previsão de que um novo tempo se anuncia. Ali passam semanas mudando a paisagem, interferindo no cotidiano do pequeno lugarejo. Aos poucos se integram a vida da cidade e usando da habilidade para o comércio, fazem da feira seu ponto de negócios. Lutando pelo direito de serem aceitos, um pequeno grupo de ciganos envolve-se numa grande confusão, após um rico comerciante local atropelar um Gato Preto, animal de estimação de uma Cigana. Conflito que finda por expulsar a todos os ciganos da cidade. Vinte e cinco anos depois, Mariana, filha mais nova da filha Amorim, no dia de seu aniversário, sente-se tomada por uma força indômita que a faz correr pelas ruas de Quixadá e subir pela parte mais íngreme da Pedra do Cruzeiro. A Cigana do gato morto retorna a Quixadá agora dona do famoso Circo Estrela do Oriente. Seu filho e Mariana tem um romance proibido que mudará o rumo da historia
CONTATOS
Telmo Carvalho (Coordenador – 85 - 87438330). 
Fernanda Gomes (Produção – 85 - 99264079).
Clébio Viriato Ribeiro (Diretor – 85 – 88962778).
Endereço do Sitio Bela Vista (Base de Produção, com acesso para a imprensa):
Maiores informações: www.lendadogatopreto.com
Assista aqui o “teaser” do filme: https://www.youtube.com/watch?v=O0MbZeCaAc4
--
César A. Martín.
Assessor de Imprensa.
Agencia GPM - Comunicação e Imprensa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto