Pular para o conteúdo principal

Vai de bike

ARTIGO 16/08/2014 O POVO

A cidade é de todos. Inclusive das bicicletas

NOTÍCIA0 COMENTÁRIOS

Quando comecei a carreira como professor de História, há duas décadas, havia pais que levavam os filhos em bicicletas. Hoje, o costume permanece somente em escolas públicas da periferia de Fortaleza. Principalmente depois das aulas, o entorno de alguns colégios fica congestionado de carros em fila dupla ou até tripla, com um buzinaço que perturba qualquer um. 

Quem tinha bicicleta aposentou até mesmo para o lazer. Não à toa, elas foram esquecidas enquanto política pública. Até a última gestão municipal, Fortaleza tinha 68 km de faixas para ciclistas. Hamburgo possui 1.500 km. Bogotá, com perfil socioeconômico semelhante ao nosso, ostenta 340 km. Felizmente, a cidade acordou: em dois anos já temos 86 km e a meta para 15 anos é chegar a cerca de 500 km.

Se o país é de todos, as ruas também precisam ser. De motoristas, motoqueiros e também ciclistas. Toda a polêmica na época da instalação das primeiras ciclofaixas da cidade, nas ruas Ana Bilhar e Canuto de Aguiar, teve serventia. Rapidamente, elas se mostraram rotas de transporte e uma academia a céu aberto. Por isso, tornaram-se as primeiras de muitas.

Com a criação do Plano Diretor Cicloviário, Fortaleza ganhará ciclovias (faixas separadas das vias) e ciclofaixas (faixas integradas às vias) interligando diversos pontos através das principais avenidas, do centro ao sul, de leste a oeste. E quem estiver indeciso sobre comprar uma bicicleta terá à disposição algumas centenas, gratuitamente, em postos de compartilhamento.

Tudo isso é não apenas uma conquista para a mobilidade urbana, mas também para a saúde e o meio ambiente. Em nome da qualidade de vida, Fortaleza precisa reocupar os espaços urbanos, a começar por suas ruas. Quando eu vir pais levando os filhos ao colégio em bicicletas, principalmente nos bairros hoje tomados por carros, essa luta terá valido a pena.

Evaldo Lima
opiniao@opovo.com.br 
Vereador (PCdoB), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer e líder do Governo na Câmara de Fortaleza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...