Porto Iracema

Amanhã às oito da noite, quatro dos cinco projetos selecionados para o Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes apresentam-se na Arena de Teatro, estrutura erguida no pátio interno. Com acesso aberto ao público, esta audição foi programada para dar a estes artistas a oportunidade de apresentar seus respectivos projetos a José Miguel Wisnik.
O músico, compositor e ensaísta veio a Fortaleza para ministrar master class hoje, sobre "Espetáculo e sensibilidade - as relações entre a canção e a música midiática". A programação é parte do "Dragão da Criação", evento que acontece durante todo o mês de agosto para comemorar o primeiro aniversário do Porto Iracema das Artes, braço de formação e criação do Instituto Dragão do Mar.
A diretora do Porto Iracema das Artes, Bete Jaguaribe, explica que estas audições dos alunos dos laboratórios para profissionais de reconhecimento nacional e internacional serão uma prática comum, no decorrer dos processos formativos. "Nós identificamos que estes encontros são muito importantes, porque amadurece o trabalho, na medida em se estabelece um diálogo permanentes com os grandes mestres do campo cultural do Ceará"- observa a diretora.
Os artistas que se apresentam no sábado e seus projetos:
Astronauta Marinho - Visus qua Sonus - O projeto propõe que o Astronauta Marinho produza e execute um espetáculo sinestésico, unindo som e imagem.
Felipe de Paula - Filho de Manicure - Trata-se do processo de concepção e criação do show referente ao seu primeiro registro fonográfico, com todas as composições de sua autoria. Felipe de Paula pretende conceber o show a partir da investigação entre as linguagens da música, performance, audiovisual e artes visuais, e também a inserção de 5 músicas autorais inéditas. O show terá a direção do músico Cainã Cavalcante e a direção artística de Aspásia Mariana.
Marta Aurélia - Vagabunda Flor - É um projeto de espetáculo cênico-musical da cantora, compositora e atriz Marta Aurélia. Surge com uma canção homônima da lavra de Marta, na viagem conceitual da artista entre as fronteiras da música, do teatro e do cinema. O repertório é construído como roteiro dramatúrgico, com múltiplos ritmos e culturas, desde o canto indígena brasileiro até o hip hop.
Soledad Brandão - As Nuvens Serão Um Colar de Margaridas - O projeto nasce a partir do show homônimo e trabalha canções de compositores cearenses próximos à cantora Soledad, como Danilo Guilherme e Saulo Duarte, através das trocas entre os integrantes da banda, explorando sonoridades flutuantes e timbres experimentais aliados à pegada rock'n'roll da cantora. Para o projeto, propõe-se o arredondamento dos arranjos e o amadurecimento estético do show, além da gravação de um disco e de videoclip em parceria com os alunos do laboratório audiovisual.
JOSÉ MIGUEL WISNIK
Graduado em Letras, mestre e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP) onde é professor de Teoria Literária, José Miguel Wisnik é um dos grandes compositores da música contemporânea do país. É autor de livros, ensaios, discos e trilhas para cinema, teatro e dança. Já trabalhou ou tem parcerias com Elza Soares, Tom Zé, Caetano Veloso, Alice Ruiz, Grupo Corpo e Teatro Oficina.
MASTER CLASS na SEXTA-FEIRA (08)
Como parte da programação comemorativa de aniversário do Porto Iracema das Artes, hoje) Wisnik ministra a master class "Espetáculo e sensibilidade - as relações entre a canção e a música midiática", às sete da noite, no Teatro de Arena da escola. A master class será uma reflexão sobre as possibilidades de resistência da canção diante da pressão das formas espetaculares da indústria da música. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site do Porto Iracema: www.portoiracemadasartes.org.br.
SERVIÇO
Master Class "Espetáculo e sensibilidade - as relações entre a canção e a música midiática" com José Miguel Wisnik
Quando: 8 de agosto (sexta-feira) às 19 horas.
Onde: Teatro de Arena do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 - Praia de Iracema)
Entrada Franca
Informações: www.portoiracemadasartes.org.br e 85-3219.5865.
Audição com artistas selecionados para o LabMúsica do Porto Iracema 
Quando: 9 de agosto (sábado) às 20 horas.
Onde: Teatro de Arena do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 - Praia de Iracema)
Entrada Franca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses