Pular para o conteúdo principal

Eunício no Alerta Geral

O candidato da coligação “Ceará de Todos” ao Governo do Estado, Eunício 15, defendeu, em entrevista ao programa de rádio “Alerta Geral”, do Sistema Ceará Agora de Comunicação, a realização de uma reforma administrativa no poder público cearense para a máquina estatal funcionar de forma eficaz.
Segundo ele, existem setores sociais não contemplados pela atual estrutura governamental de secretarias. A juventude e as micro e pequenas empresas, por exemplo. “Há a necessidade de fusão de secretarias. Se for necessário, vamos extinguir algumas. Mas eu não quero sair criando secretarias. Pretendo fazer uma reforma e preciso me aprofundar nessa questão, porque a micro e pequena empresa representam 52% dos empregos gerados no Brasil e 46% do PIB (Produto Interno Bruto). Há que se ter um olhar diferenciado pra esse setor”, explicou.
Aos ouvintes das 27 emissoras da Grande Fortaleza e Interior que transmitiram a entrevista, o próximo governador do Ceará disse que os grandes desafios do Estado são boa gestão e cuidar das pessoas. “Temos hoje um governo que se preocupou muito com obras, mas esqueceu de colocar essas grandes obras a serviço da população.”
Eunício reforçou críticas ao modelo de inversão de prioridades da atual administração estadual no tocante à convivência com a seca. “Estive com três mil famílias em Santana do Cariri. O líder dessas três mil famílias disse que com R$ 750 mil elas teriam abastecimento d’água. Enquanto isso, estão criando tanques pra peixes num aquário de R$ 1 bilhão. Nada contra o aquário, mas compreendo que existem outras prioridades. Tivemos um ano de seca. E tem a previsão de uma nova seca em 2015.”
O peemedebista disse que a oferta hídrica cearense seria ainda mais preocupante se o Castanhão não tivesse sido construído. O reservatório foi iniciativa de Paes de Andrade, décadas atrás, e concluído com recursos federais conseguidos porEunício a partir de emendas ao Orçamento da União. “Não temos condição de fazer o combate à seca. É preciso fazer a convivência com a seca. Porque a seca é algo da natureza. Ela é uma constante nas nossas vidas. Em Israel, essa questão foi resolvida. Por quê a gente não pode resolver?”
A segurança pública foi outro tema abordado na entrevista. Eunício denunciou recursos mau empregados pelo Governo, que resultaram num aumento de mais de 140% da criminalidade nos últimos anos. “Eu sou do tempo em que as pessoas tinham o direito de colocar as cadeiras nas calçadas. Hoje, as pessoas estão trancadas dentro de casa. Temos que reorganizar as polícias, que foram desmanteladas aqui. Precisamos colocar gente adequada no lugar certo e utilizar esses recursos pra interligação de comunicações e de inteligência pra que a segurança volte a ter um patamar aceitável”, pontuou.
Eunício comentou ainda a desigual distribuição de produção de riquezas entre os municípios do Ceará. Ele defendeu a descentralização do desenvolvimento. “Houve uma concentração perversa de desenvolvimento no Estado. Nós temos 70% do PIB ficam concentrados em cinco, seis cidades”, ponderou, citando a sanção do Supersimples, ocorrida no último dia 7, em Brasília.
Relator do projeto, Eunício participou da solenidade a convite da presidente Dilma Rousseff (PT). O candidato citou que, com o Supersimples a carga tributária para micro e pequenos empresários cairá cerca de 46%. “No governo do Estado, não temos nenhum programa pra micro e pequena empresa. Com o Supersimples, esses empreendedores ficarão numa posição de competitividade.”
Por fim, ele enalteceu o aumento de 5,5% para 10% dos investimentos do Governo Federal em educação. É essa a determinação do Plano Nacional da Educação (PNE), que Eunício ajudou a aprovar no Senado. “Hoje, temos cerca de 52% dos jovens cearenses entre 14 e 17 anos ou estão fora da escola ou estão atrasados no ensino médio. E o que se vende pra população é que a educação evoluiu. É preciso formar esses jovens para onde tem demanda. Não adianta você formar pessoas pra um determinando segmento quando a demanda está noutro segmento. Nós precisamos evoluir”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...