Pular para o conteúdo principal

Eunício no Agropacto

Uma plateia lotada de sindicalistas rurais, líderes de associações interioranas e produtores rurais assistiu, na manhã de hoje, a apresentação das propostas do candidato da coligação “Ceará de Todos” ao Governo do Ceará,Eunício 15, para o setor. Promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) e pelo Conselho Consultivo do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense (Agropacto), o evento aconteceu no Barbra’s Buffet, no bairro Cambeba, em Fortaleza.
Eunício defendeu o fomento da agricultura familiar e da pecuária como forma de impulsionar a economia do Estado. “Estão cometendo equívocos sérios que causam profundos prejuízos. A Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará) foi sucateada. Temos é que fortalecer os órgãos que produzem tecnologia pra esse segmento. Há de se pensar um novo momento político e de desenvolvimento. Temos, no Brasil e lá fora, projetos prontos para serem postos em prática. É só questão de prioridade”, disse.
Ele declarou considerar necessário o treinamento de pessoal do Estado e de trabalhadores rurais para aperfeiçoamento do setor, e a criação de um parque tecnológico no Ceará. “Temos que criar um sentimento de vanguarda. Incentivar nossas vocações e estimular novas. A educação tem que ser voltada para a realidade específica do campo e as polícias precisam ser interiorizadas para haver segurança.”
Eunícoo afirmou ser essencial a desburocratização da emissão de licenças ambientais e a extinção dos lixões, assim como o estímulo à produção e a garantia do destino dessa produção. “A burocracia quase aniquila o desenvolvimento em algumas áreas”, avaliou.
Ele criticou o fato de o Estado não ter um programa de convivência com a seca, apesar de historicamente ser assolado pelos efeitos da estiagem. “Temos que criar mecanismos de barramento de córregos e rios, interligar bacias, equipar a SRH (Secretaria Estadual de Recursos Hídricos) para a perfuração de poços e construir adutoras”, declarou. Atualmente, o Governo dispõe de apenas cinco máquinas perfuratrizes.
Eunício denunciou o estrangulamento da Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa). De acordo com ele, o órgão produz 400 mil toneladas de hortifrutigranjeiros por ano quando a atual demanda é de 600 mil toneladas/ano. Ele também colocou-se a favor da proteção da cajucultura e de parcerias público-privadas para a produção de forragem irrigada e hortifrutigranjeiros. 
O candidato lamentou a ociosidade de 10 mil hectares nos perímetros irrigados cearenses. E comprometeu-se em achar uma solução para os agricultores que ainda têm dívidas de empréstimos contraídos no extinto Banco do Estado do Ceará (BEC). “Temos que criar algum mecanismo de compensação ao produtor rural que sofre com a seca. Meu nome e minha história foram feitos na luta pelos setores mais sofridos.”
Do presidente da Faec, Flávio Viriato de Saboya Neto, o candidato recebeu uma compilação de propostas para o plano de governo do setor. “É preciso conduzir o Estado ao aumento da produção e da produtividade. E, consequentemente, ao desenvolvimento. Desenvolvimento sustentável com preços acessíveis. As estruturas públicas precisam ser reforçadas e atualizadas para o setor privado mostrar todo o seu potencial. Temos disposição para colaborar”, disse Viriato.
Eunício aproveitou para tranquilizar os sindicalistas rurais, líderes de associações interioranas e produtores quanto à relação do Governo do Estado com o Governo Federal para a implementação de medidas conjuntas no caso de o peemedebista ser eleito. “Qualquer um dos três candidatos à Presidência que despontam nas pesquisas ganhar eu não terei dificuldade alguma para o diálogo. Eduardo (Campos, PSB) e eu fomos ministros do presidente Lula, meu amigo, no mesmo período. Tive uma relação boa com Aécio (Neves, PSDB) na Câmara e no Senado. E meu partido apoia a presidenta Dilma (Rousseff, PT) há quatro anos. O vice dela (Michel Temer) é meu amigo. Não vou ter dificuldade nenhuma para abrir as portas do Governo Federal para fazermos um verdadeiro desenvolvimento do Ceará.”
Com Assessoria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...