Dia da Fotografia

Com projeção de imagens, conversa com fotógrafos e edição especial da Feira da Fotografia, o ENCONTROS DE AGOSTO 2014 tem lançamento em Fortaleza no Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto, congregando autores que participaram das três edições anteriores, novos nomes que surgem no cenário local e apreciadores da imagem.
O Encontros de Agosto tem se firmado como um importante espaço para difusão e circulação da produção cearense, focado na qualificação e a valorização de fotógrafos do estado e residentes, com o intuito de projetar a produção desses artistas em circuito nacional e internacional.

Dia Mundial da Fotografia - 175 anos

O 19 de agosto, Dia Mundial da Fotografia, é comemorado tradicionalmente no Ceará. Marco na história da humanidade, a invenção de Louis Daguerre anunciada em 1839 à Academia de Ciências e Artes na França, deu outro significado às artes e à própria documentação da história da humanidade: seja nos trabalhos de expressão artística, nos registros do cotidiano, ou resguardando memórias, fatos e acontecimentos. "Influenciados por esse momento organizamos, desde 2011, o Festival Encontros de Agosto, que tem como principal objetivo promover a formação e difusão em torno dessa linguagem", diz Patrícia Veloso, uma das idealizadoras e coordenadora do evento.

Encontros de Agosto 2014

O lançamento do festival, no dia 19 de agosto, conta com a parceria do Instituto da Fotografia (Ifoto), a Travessa da Imagem e o Porto Iracema das Artes, que é o braço de criação e difusão do Instituto Dragão do Mar. O Dia Mundial da Fotografia 19 (terça-feira), será marcado com 12 horas de programação, do meio-dia à meia-noite, passando por quatro equipamentos culturais da cidade.
A programação começa com um almoço de confraternização de fotógrafos do Ceará e residentes. "Será um encontro para celebrar a data comemorativa e reunir no Passeio Público fotógrafos que participaram das três edições do Encontros de Agosto", revela Patrícia Veloso.
Após do almoço, a programação segue para o Sobrado Dr. José Lourenço, onde fotógrafos e público vão poder conferir, a partir das 14h30, uma edição especial da Feira da Fotografia. Será um momento de venda e troca de imagens e produtos com fotografias. Ainda no Sobrado, às 16 horas, haverá a apresentação do projeto Caminho das Abelhas, um livro fotográfico documental que retrata a paisagem cultural, geográfica e humana do sertão de Irauçuba, no Ceará, abordando o cotidiano do sertanejo e sua dura realidade diante a seca. A publicação foi desenvolvida por Markos Montenegro, Sérgio Carvalho, Vanessa Andion, Silas de Paula e Paulo Gutemberg.
Do Centro da Cidade, a programação segue para a Praia de Iracema, no Porto Iracema das Artes, onde acontecerá, às 19 horas, no auditório, uma Conversa com os fotógrafos Silas de Paula e Tiago Santana. O tema deste bate-papo será“Fotografia Latino-Americana: interseções com produção brasileira”. A mediação será da fotógrafa Iana Soares. 
Fechando a programação de lançamento do Encontros de Agosto 2014, a partir das 20 horas, no Estoril, haverá Projeção com imagens de fotógrafos cearenses participantes das edições anteriores do festival, além de uma coletânea de fotografias produzidas pelos integrantes da Travessa da Imagem e das três últimas edições da revista Olho de Peixe.
Em Novembro
“Entre o Documento e a Ficção – Fronteiras da Fotografia” é o tema do Encontros de Agosto 2014, que tem como foco promover o intercâmbio entre a fotografia cearense e a produção latino-americana. Depois do lançamento do dia 19 de agosto, o festival volta à cena em Novembro com uma exposição de fotógrafos latino-americanos convidados e de fotógrafos cearenses, com trabalhos selecionados por meio de convocatória. A curadoria será do pesquisador, editor e curador Claudi Carreras, argentino residente em São Paulo, representante, juntamente com Iatã Cannabrava, do Estúdio Madalena, espaço reconhecido nacionalmente pela realização de projetos de fotografia e a formação de profissionais nessa linguagem.
PROGRAMAÇÃO DE LANÇAMENTO - 19 de agosto
14h30 – Edição especial da Feira da Fotografia
Local: Sobrado Dr. José Lourenço
16h – Apresentação do projeto Caminho das Abelhas
Local: Sobrado Dr. José Lourenço
19h – Conversa com os fotógrafos Silas de Paula e Tiago Santana. Tema: “Fotografia Latino-Americana: interseções com produção brasileira”
Local: Porto Iracema das Artes
20h – Projeção de fotografias
Local: Estoril

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses