Na Caixa

CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 17 a 20 de julho, "O Maior Menor Espetáculo da Terra". A peça, inédita no Nordeste, é da trupe carioca Centro Teatral e Etc e Tal, que faz uma releitura do 'circo de pulgas', um gênero de arte cênica do século XVIII. São números de trapézio, equilibrismo e magia, tudo em um picadeiro em miniatura, em que um elenco imaginário de pulgas se apresenta. Livre para todas as idades, o espetáculo, com duração de 50 minutos, terá apresentações de quinta a sábado (17, 18 e 19) às 20h e domingo (20) às 19 horas.

O 'circo de pulgas' teve início na Europa no século XVIII. À época, alguns artistas criaram apresentações circenses onde faziam a plateia acreditar que as pulgas haviam sido adestradas e realizavam os movimentos em uma pequena cama elástica ou em um trapézio. Esses números, na realidade, eram feitos por meio de técnicas criadas pelos artistas para dar a ilusão de que os equipamentos eram movimentados pelas pulgas.

Formada por Alvaro Assad, Marcio Moura e Melissa Teles-Lôbo, a companhia se apresenta em uma estrutura circense, com maquinaria em miniatura, no palco. Os artistas apresentam truques de mágica e engenhocas para proporcionar à plateia a experiência de enxergar o que não se pode ver e imaginar o que não está ali. O cenário é de Domingos Montagner.

O texto é uma mescla de dramaturgia de clássicos do circo tradicional com uma pesquisa científica do universo das pulgas. No enredo, os atores conduzem no fantástico picadeiro circense “artistas” de diversos continentes, com a brasilidade de personagens dos "panos de roda" que mambembam pelo país. Da China, Pun Ching Oo, a pulga funâmbula; da Argentina, PulGardel, a pulga bala; da Oceania, as lindas pulgas gêmeas trapezistas, Pulg Lee e Pilg Luu. E mais, uma inimaginável pulga indomável da floresta do Zimbábue, a PONGA! Todas elas apresentadas por um trio de cômicos Mestres de Cerimônias, conduzindo o público um extraordinário mundo mambembe em miniatura. Tudo elaborado para atiçar a imaginação dos espectadores.

OFICINA

No dia 17 de julho, quinta-feira, das 15h às 18h, o ator Marcio Moura ministra a oficina 'Histórias e seus Caminhos' para professores e arte educadores, onde trabalhará técnicas de contador de histórias com especificidades para a sala de aula e professores. Serão abordados pontos como: A construção de um roteiro e escolha de temas; opções diante de uma história; objetos a utilizar; e o corpo como ponte de comunicação. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mailoficina@etcetal.art.br. Basta enviar os seguintes dados: nome completo, RG, data de nascimento e instituição onde leciona ou desenvolve trabalho de arte-educação. A confirmação da inscrição é enviada por e-mail pela produção.

O GRUPO

Centro Teatral e Etc e Tal é uma das únicas companhias brasileiras com representatividade internacional, que tem na mímica e na comicidade suas características latentes. Sempre com núcleo fixo e os mesmos colaboradores na ficha técnica, nestes muitos anos de formação, o Etc e Tal vem imprimindo uma linguagem própria e aprofundada sobre a mímica e a comicidade, sem perder o que mais se preza no fazer teatral: a relação empática com o público. É um dos poucos grupos brasileiros de trabalhos continuados que investe nas inúmeras possibilidades da mímica e tem conseguido aliar pesquisa artística e autogestão no cenário teatral nacional.

Por utilizar uma técnica pouco difundida e de alto rigor estilístico, o Etc e Tal tem conquistado o respeito e a admiração de público e crítica por todo o país como um núcleo artístico que alia virtuosismo técnico, presença cênica e um humor próprio no seu fazer teatral.

Além das atividades desenvolvidas pelos espetáculos de repertório que aliam teatro e mímica, o Etc e Tal resolveu resgatar uma centenária arte teatral que por muitos séculos permeou praças e ruas, quando os domadores/parlapatões apresentavam truques com seres quase invisíveis, para uma plateia que conhecia bem os efeitos das pequenas pulgas na higiene cotidiana. Revalorizar esta encantadora arte, colocando elementos do circo brasileiro foi uma grande contribuição do grupo para a ampliação do conhecimento sobre esta singular arte teatral nas plateias contemporâneas.

FICHA TÉCNICA

Criação e  Produção: Centro Teatral e Etc e Tal. Atuação: Alvaro Assad, Marcio Moura e Melissa Teles-Lôbo. Texto e Direção: Alvaro Assad e Melissa Teles-Lôbo. Cenário e Assessoria Circense: Domingos Montagner (Cia LaMínima). Figurino: Fernanda Sabino (Artesanal Companhia de Teatro). Iluminação: Aurélio Oliosi. Música Original: Marcelo Pellegrini. Operação de Luz e som: Fernanda Sabino. Montagem Cênica: Levi Leonardo. Produção Executiva: Lu Altman. Produção Local em Fortaleza: Daniele Rodrigues. Fotografias: Ricardo Gabriel. Site: www.etcetal.art.br.

SERVIÇO:

“O Maior Menor Espetáculo da Terra”
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 17 a 20 de julho, quinta a sábado às 20h e domingo às 19h
Duração do espetáculo: 50min
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Vendas a partir das 10h do dia de 16/07
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais

Oficina "Histórias e seus Caminhos"
Data: 17 de julho
Hora: Início às 15h (carga horária: 3 horas)
Público alvo: professores e arte educadores
Inscrições gratuitas pelo e-mail: oficina@etcetal.art.br
Informações: (85) 3453-2770


SUGESTÕES DE ENTREVISTAS:
Melissa Teles-Lôbo - autora/diretora/atriz
Alvaro Assad - autor/diretor/ator


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim