Circuito Caixa Fortaleza

Ajudar jovens carentes a seguir os passos de atletas como o cearense Joilson Bernardo da Silva, medalha de bronze no Pan-Americano de Guadalajara, é o objetivo da campanha de doação de tênis que o Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA leva a Fortaleza no dia 3 de agosto. Ex-treinadora de Joilson e descobridora de talentos, Conceição Nery está à frente de uma das entidades beneficiadas pela campanha, a Agência de Desenvolvimento Social (ADES).

O desafio é proporcional à tradição da etapa cearense do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA: conseguir uma doação recorde de tênis para as 22 entidades sociais filiadas à Federação Cearense de Atletismo, no maior polo do esporte no Nordeste, durante a 11ª edição da corrida recordista de público na competição. Para a ADES de Conceição Nery, a campanha vem de encontro a uma série de necessidades dos atletas atendidos pela instituição. "Nós precisamos de tudo, material de treino, passagem para ir até as competições. Para os nossos alunos, os tênis serão muito bem-vindos", destaca Conceição.

Em parceria com o governo do Estado do Ceará, a ADES desenvolve trabalhos em duas frentes: arte e atletismo. Responsável pela área de esportes, Conceição Nery trabalha com 25 atletas, com idades que variam de 12 até 50 anos. "Antes atendíamos alunos de até 17 anos, mas a procura foi tanta pelos atletas mais velhos, que fizemos essa abertura. Os mais jovens têm aulas de iniciação ao atletismo, enquanto os de 16, 17, 18 anos são preparados para as principais competições do Ceará. Muitos já têm resultados em nível estadual e interestadual", conta a educadora física. "Já aqueles da chamada melhor idade chegam querendo melhorar suas marcas, se superar".

Fundista ainda em atividade, Conceição tem no currículo títulos como o de campeã cearense, além da 25ª colocação geral na São Silvestre. Mas sua maior satisfação é ajudar atletas de talento como Joilson Bernardo da Silva a encontrar seu caminho. "O Joilson treinou comigo num outro projeto em que eu trabalhava, no Espaço Viva Gente/Sobef no Centro Nacional de Treinamento de Fortaleza, entre os 14 e 15 anos. Na época, foi campeão dos Jogos Escolares e logo foi convidado a treinar no Paraná, depois em São Paulo, na BM&F/BOVESPA, a maior equipe do Brasil. E uma vez ele me disse que eu mudei o rumo da vida dele. Isso é o mais gratificante de tudo, é o meu orgulho", conta.

"A Nery foi uma das pessoas que mais me ajudou. Foi minha segunda treinadora, e me ensinou muito sobre atletismo", lembra Joilson. "Eu usava o tênis da escola, que não era de atletismo, não tinha uniforme, nem nada. Sinto que, ainda hoje, há pouco incentivo ao esporte no Ceará. Se eu tivesse lá o tamanho da estrutura que tenho em São Paulo, não teria saído de perto da minha família e dos meus amigos no Ceará." Hoje treinando em Campinas, Joilson volta à cidade natal sempre que pode e visita os jovens do projeto de Nery. Presença frequente na etapa de Fortaleza do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, que venceu em 2013, o atleta não estará na prova deste ano devido à participação no Ibero-Americano de Atletismo, em São Paulo, entre 1 e 3 de agosto.

As doações de tênis usados, e em bom estado, podem ser feitas no dia da etapa de Fortaleza do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, em 3 de agosto. Os calçados, entregues na tenda de retirada de chips, serão dados à Federação Cearense de Atletismo no mesmo dia, durante a cerimônia de premiação. A própria FCAT fará a distribuição às entidades filiadas.

Inscrições em Fortaleza - Para garantir uma vaga na etapa de Fortaleza do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, os atletas devem acessar o site www.circuitocaixa.com.br e pagar a taxa de R$80,00. Competidores maiores de 60 anos têm direito a 50% de desconto sobre esse valor.

Realizado desde 2004, o Circuito CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. Depois das provas em Salvador (13/4), Uberlândia (3/5), Campo Grande (11/5), Belo Horizonte (25/5) e Goiânia (8/6), a competição ainda terá etapas em Fortaleza (3/8), Recife (10/8), Porto Alegre (31/8), Ribeirão Preto (11/10), Curitiba (19/10), Brasília (23/11) e São Paulo (30/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2015.

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro e apoio da Nutry. Em Fortaleza, conta ainda com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, além da supervisão técnica da Federação de Atletismo do Ceará e CBAt.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses