Vai Ter Copa


Operação terá início com a remoção dos veículos estacionados em locais proibidos e implantação dos postos de triagem e bloqueios
O controle veicular será intensificado nas avenidas principais que dão acesso ao Castelão (Foto: Marcos Moura)
A Prefeitura de Fortaleza preparou uma operação especial de trânsito e transporte para garantir o acesso dos torcedores à Arena Castelão durante o primeiro jogo da Copa do Mundo FIFA 2014 na cidade. A estreia acontecerá neste sábado (14/06), às 16 horas, com a partida entre as seleções do Uruguai e Costa Rica.
A operação de trânsito terá início à meia-noite com a remoção dos veículos estacionados em locais proibidos e implantação dos postos de triagem e bloqueios. Um efetivo de 170 agentes de trânsito, distribuídos em 45 viaturas e 20 motos, farão o monitoramento da região contando com o auxílio de cinco reboques para desobstrução das ruas e avenidas, caso seja necessário.
O controle veicular será intensificado nas avenidas principais que dão acesso ao Castelão. Os primeiros postos de triagem serão montados nos cruzamentos das avenidas Alberto Craveiro x Senador Carlos Jereissati, Juscelino Kubitschek x Presidente Costa e Silva (Perimetral), Dep. Paulino Rocha x BR-116 e Dr. Silas Munguba x R. Des. Otacílio Peixoto, por onde apenas veículos credenciados e coletivos poderão passar. O acesso local estará garantido.
Além desse controle inicial, Postos de Verificação Veicular (PVVs) montados na Av. Alberto Craveiro x R. Paula Frassinetti e Av. Paulino Rocha x R. Cel. Zacarias José de França restringirão ainda mais o acesso, permitindo somente a entrada dos veículos credenciados pela FIFA.
Como a circulação será restrita, a opção para chegar mais próximo ao estádio é utilizar transporte coletivo. Linhas especiais farão o deslocamento da população partindo dos bolsões de estacionamento situados no Shopping Iguatemi, Universidade de Fortaleza (Unifor), Shopping Via Sul, Cambeba, Shopping Parangaba, North Shopping Jóquei e Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC). Desses locais, partirão 300 ônibus que irão operar exclusivamente nas linhas expressas até a Arena Castelão, sem paradas no meio do caminho.
Além dos ônibus que sairão dos bolsões de estacionamento, também sairão linhas especiais do Aeroporto Internacional de Fortaleza e dos pontos de paradas da Av. Abolição (entre a Av. Barão de Studart e a Via Expressa), no sentido Praia de Iracema/Mucuripe. Todos os pontos de embarque e desembarque estarão identificados e contarão com a presença de fiscais da Etufor para ajudar com informações. Para atender a zona hoteleira da Praia do Futuro, serão disponibilizadas duas linhas especiais que farão a ligação até o bolsão do Shopping Iguatemi. Serão atendidas as paradas da Avenida Dioguinho nos trechos entre a Rua Renato Braga e Avenida Santos Dumont e entre a Germiniano Jurema e Avenida Santos Dumont.
Na chegada ao estádio, os coletivos farão o desembarque dos passageiros pelas avenidas Paulino Rocha, Dr. Silas Munguba e Alberto Craveiro, por onde seguirão a pé, passando por um corredor exclusivo para pedestres até a entrada da Arena. Após as partidas, os torcedores deverão realizar o embarque de volta nos mesmos locais onde desembarcaram. Operadores de transporte estarão espalhados pelo entorno do estádio repassando informações aos torcedores.
Os veículos coletivos fretados e de turismo também podem ser utilizados como opções de deslocamento. A Av. Juscelino Kubitschek será exclusiva para esses veículos, que poderão estacionar ao longo da avenida, no trecho compreendido entre a Av. Pres. Costa e Silva (Perimetral) e R. Eldorado.
Acesso das pessoas com mobilidade reduzida
Pessoas com deficiência também poderão utilizar os ônibus urbanos que sairão dos bolsões de estacionamento, pois todos os ônibus disponíveis serão acessíveis. Ao chegarem nos pontos de desembarque, seguirão em microônibus adaptados até a entrada do estádio. Quem utilizar esse serviço terá direito a um acompanhante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses