UFC, 59 anos

Instalada a 25 de junho de 1955, a Universidade Federal do Ceará completa hoje 59 anos. São quase seis décadas de presença na sociedade, formando profissionais para os escalões mais qualificados do Estado e da Região, desenvolvendo atividades de pesquisa, preservando e difundindo nossas manifestações culturais e prestando serviços à comunidade.

Com essa contribuição, a UFC amealhou um invejável patrimônio de credibilidade e de respeito junto aos cearenses. Ao mesmo tempo, constituiu-se em uma das maiores e melhores instituições acadêmicas do País.

O surgimento da Universidade veio coroar um histórico movimento liderado pelo Prof. Antonio Martins Filho e que mobilizou a sociedade inteira. Já então, era claro o entendimento de que somente com base em uma instituição de Ensino Superior seria possível estabelecer condições para nosso Estado se lançar em um processo seguro de desenvolvimento socioeconômico.

O que se seguiu foi a construção paciente e tenaz da Instituição acadêmica, com as sucessivas gestões oferecendo seu contributo, suplantando os desafios próprios de cada ciclo histórico e moldando aquilo que somos hoje – uma universidade em constante expansão, que já marca presença em todo o Ceará e não descuida de investir na qualidade, sem dúvida sua marca mais forte.

Imagem: Faculdade de Medicina do Campus de Sobral, um dos municípios do Interior onde a UFC está presente (Foto: Jr. Panela)Durante meio século, a UFC foi a única instituição federal de Ensino Superior no Estado, atuando unicamente na cidade de Fortaleza. Nos últimos anos, o Ceará conquistou três novas universidades mantidas pela União, enquanto a UFC disseminou seus campi pelas regiões interioranas, implantando cursos em Sobral, Quixadá, Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte.

Mais recentemente, no Município de Redenção, ajudamos a criar a Unilab. Pouco depois, nosso campus na Região Sul se transformou na Universidade Federal do Cariri, que já nasceu grande, com uma variada oferta de cursos e que agregará dois novos campi, em Icó e Brejo Santo. Enquanto o Campus do Cariri se emancipava, a UFC obteve do MEC autorização para se instalar em mais duas cidades, Crateús e Russas, onde as atividades se iniciam no segundo semestre do corrente ano.

No momento em que recebemos da sociedade o reconhecimento a este esforço, apraz-nos transferir o crédito para o corpo docente e o técnico-administrativo da UFC, bem assim para os nossos alunos, que têm, constantemente, assumido novas responsabilidades, sempre respondendo com entusiasmo, com muito talento e compromisso institucional.

Jesualdo Pereira Farias
Reitor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto