OAB na Copa

Orientar turistas durante a Copa do Mundo é um dos principais objetivos traçados pela Comissão de Direito Internacional da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará (OAB-CE). Um contêiner, localizado na Avenida Beira Mar, promove um diálogo mais próximo entre a instituição e os turistas que visitam a cidade e possam precisar de orientações judiciais sobre qualquer problema que surja durante a estadia. A inauguração do Centro de Apoio será realizada hoje às duas e meia da tarde, com a presença do presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, e do secretário especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa. 
De acordo com o presidente da Comissão, Edson Portela, a ideia surgiu de forma muito rápida. “Logo se pensou e tivemos o apoio da Secretaria Especial da Copa (Secopa) para viabilizar o espaço tanto físico quanto no guia do turista”. Edson Portela afirma que a Comissão de Direito Internacional da OAB-CE produziu um informativo em três idiomas (português, inglês e espanhol). 
A orientação consiste basicamente em conceder informações aos turistas sobre procedimentos quanto à perda ou extravio de documentos, endereços de consulados, orientações sobre prolongamento da estadia e visto de autorização.  
Para Valdetário Andrade Monteiro, o primeiro momento realizado na Copa das Confederações foi um sucesso e repetir o trabalho é uma forma de garantir o acesso ao direito a todos os turistas e advogados que precisarem de atendimento.
Neste ano, os advogados da Comissão de Direito Internacional terão o reforço da Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas, que distribuirá material informativo sobre prevenção e combate ao uso de entorpecentes. A parceria foi firmada com os presidentes das comissões, respectivamente Edson Portela e Rossana Brasil Kopff.
Projeto Golear
Paralelamente, a Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente seguirá com o projeto Golear – sem cuidar das crianças não tem jogo, de prevenção à exploração sexual infanto-juvenil durante a Copa. Os advogados entregarão folhetos que informam sobre o crime e como denunciá-lo. Parte das ações está programada para a orla de Fortaleza. Outra ação será desenvolvida pela Comissão de Defesa das Prerrogativas, que formará com o Centro de Apoio e a diretoria da OAB-CE, uma força tarefa para proteger os advogados que vão trabalhar em defesa dos Direitos Humanos.
O secretário Ferruccio Feitosa enaltece a parceria: “A OAB Ceará sempre trabalhou de mãos dadas com a Secopa na realização da Copa do Mundo no Ceará. A disponibilização de um espaço para auxílio jurídico ao torcedor é uma iniciativa que se soma a toda uma estratégia de prover os cearenses e os visitantes de toda uma estrutura e tranquilidade”, aponta.
Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto