Na terça

A Caixa Cultural Fortaleza apresenta, na terça (três), o recital Solo Música – Eudóxia de Barros. Nesta apresentação, a pianista, uma das grandes responsáveis pela divulgação da música clássica brasileira, presta homenagem a Ernesto Nazareth e Osvaldo Lacerda, presenteando o público com grandes sucessos dos pianistas. Um dia antes do recital, amanhã, Eudóxia realiza uma palestra sobre a obra de Nazareth, às 20 horas, também na Caixa Cultural.

Eudóxia comemorou em 2013, 60 anos da primeira vez em que subiu ao palco como solista da Orquestra Sinfônica Brasileira. Regida pelo maestro Eleazar de Carvalho, ela tocou o Concerto nº 1, de Villa-Lobos. Para este recital no Solo Música, a pianista separou obras dos dois compositores de maior significância em sua vida: Osvaldo Lacerda, de quem foi esposa e conviveu até a morte do compositor, em 2011, e Ernesto Nazareth, cuja obra foi gravada no disco Ouro sobre azul, de 1963, o primeiro disco totalmente dedicado à música do compositor.
De Lacerda, Eudóxia interpretará duas valsas homenageando os amigos, o Estudo nº 7, Cronos e Sonata para cravo ou piano, e o Estudo nº 12, obra dedicada a Eudóxia. De Nazareth, o público assistirá aos clássicos Odeon, Brejeiro, Apanhei-te cavaquinho, Espalhafatoso, Ouro sobre azul, Confidências, Escorregando e Coração que sente.
“É uma honra contar com Eudóxia de Barros no projeto Solo Música. Ela tem uma contribuição significativa para a música brasileira, seja na divulgação e entendimento da obra de Nazareth, como executando de compositores como Heitor Villa-Lobos, Almeida Prado, Camargo Guarnieri, Zequinha de Abreu, Chquinha Gonzaga, Francisco Mignone, e, claro, Osvaldo Lacerda”, destaca Alvaro Collaço, curador e produtor da Série Solo Música.
Eudóxia de Barros: A pianista nasceu em São Paulo e estudou com músicos importantes, como Mathilde Frediani, Karl Heim, Magda Tagliaferro, Nellie Braga, Lina Pires de Campos, entre outros. Eudóxia gravou 45 discos (entre LPs e CDs) e o DVD Convite à música (2007). Para divulgar a obra de Nazareth, em 1976 participou do programa 8 ou 800, da TV Globo. Em 1977, publicou o livro Técnica Pianística- Apontamentos Sugeridos pela Prática do Magistério e Concertos, obra reeditada em 2006. Em 3 de setembro de 1982, casou-se com Osvaldo Lacerda (1927-2011), que lhe dedicou uma enorme quantidade de obras. Integra a Academia Brasileira de Música, ocupando a cadeira nº 14. Eudóxia já se apresentou em vários países e, em 2009, recebeu a Comenda do Mérito Anhanguera, a mais alta condecoração do Governo de Goiás.
Serviço: “Solo Música – Eudóxia de Barros”
Local: Caixa Cultural Fortaleza
Endereço: Avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 3 de junho de 2014
Horário: 20 horas
Valor do ingresso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Vendas no dia do espetáculo
Classificação indicativa: Livre
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Realização da palestra: 2/6, às 20 horas.
Informações: (85) 3453-2770
(Assessoria de imprensa Projeto Solo Música)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto