Escreve Egídio Serpa

COLUNA

Egídio Serpa

egidio@diariodonordeste.com.br
24.06.2014

 
 
 
 
As armas dos palanques
 
Já são conhecidas as armas que, nos palanques da copa eleitoral brasileira deste ano, usarão os dois principais candidatos à Presidência da República – segundo a última pesquisa Ibope. Dilma Roussef, do PT, que tentará a reeleição, proclamará: “Se em 2002 a esperança venceu o medo, desta vez a verdade vai vencer a mentira e a desinformação”. Por sua vez, Aécio Neves, do PSDB, repetirá o mantra: “Vamos reconciliar o Brasil com a decência e a honestidade que abandonaram o governo federal”. Como Aécio fará isso, ele ainda não disse. Como Dilma reanimará a economia, que patina no crescimento franciscano, ela também não disse – nem Guido Mantega, seu ministro da Fazenda. No Ceará, além de candidato, falta plano, sobram promessas.
 
Perdeu

Relatório da British Petroleum revela: neste ano de 2014, o Brasil perdeu uma posição no ranking de maiores geradores de hidreletricidade. Saiu do segundo para o terceiro lugar. O primeiro é a China e o segundo agora é o Canadá.
 
Unifor
 
No dia 2 de julho, a Unifor e o grupo M. Dias Branco celebrarão parceria. Por meio dela, a Unifor dará apoio tecnológico à cadeia produtiva do trigo, fará pesquisas para melhorar produtos e fará cursos de qualificação de mão de obra.
Metrofor
 
Uma sugestão à Seinfra – Secretaria de Infraestrutura do Governo do Ceará: como Fortaleza cresce na direção Sudeste – rumo ao Eusébio – que tal projetar logo a extensão da Linha Leste do Metrofor? Prevenir é bem melhor do que remediar.
 
Holandeses
 
Fortaleza tirou a sorte grande na loteria da Copa do Mundo: receberá, agora, torcedores da Holanda e do México. Os primeiros, com euro no bolso, lotarão hoteis e bares; os mexicanos e seu navio retornarão aqui para repetir o que fizeram antes.
 
 
Parque eólico: mais prazo
 
Ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) expuseram as vísceras da burocracia e da má gestão pública na área da energia eólica. Por falta de linhas de transmissão, parques eólicos do Rio Grande do Norte e da Bahia deixaram de gerar, no ano passado, o equivalente a R$ 1 bilhão. A Chesf, que deveria ter construído essas LTs no tempo contratado, não o fez; e os órgãos emissores das licenças ambientais gastaram muito tempo para fazê-lo. Para o TCU, os prazos estabelecidos pelos leilões de energia devem ser alargados para que os pecados da gestão pública sejam expiados. Solução: novos parques eólicos só em áreas com linhas de transmissão existentes.
 
Na Europa
 
Depois de lançar seu novo CD “Natal Feliz com Nonato Luiz”, o violonista cearense arruma as malas: fará uma série de concertos, no segundo semestre deste ano, em cidades europeias que adoram a boa música. No roteiro, estão incluídas Viena, Barcelona e Paris – que ninguém é de ferro.
 
 
 
Bom
Diferença
 
Pontualidade Fifa: os jogos da Copa do Mundo começam exatamente na hora marcada no ingresso. Assim, respeita-se o público. No Brasil, o show das 21 horas só começa à meia-noite.
 
 
 
Ruim
Recall
 
Honda, Mazda e Nissan, todas japonesas, fazem “recall” de mais de 3 milhões de seus carros nos EUA e no Japão. Um defeito no airbag – que pode até causar incêndio - é o grande problema. 
 
 
Livre Mercado
 
Para quem imagina ser só de “glamour” a vida de quem governa o Estado, os últimos eventos de desmaios do governador Cid Gomes revela o contrário. Pressionado pelos prazos da política e, também, pelos da gestão administrativa, o governador – fumante inveterado, notívago e sedentário – ainda não se advertiu de que o corpo humano tem limites. Reduzir a carga de trabalho é uma boa opção; delegar tarefas é outra. 
 
Aposta das 100 instituições financeiras que semanalmente o Banco Central consulta para elaborar o Boletim Focus: o dólar fechará este ano cotado a R$ 2,40. É uma especulação. E, como toda especulação financeira, esconde um objetivo: lucro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses