Drogarias

A resolução 96 da Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária –, publicada em 2008, proibiu farmácias e drogarias de incluir  medicamentos em seus programas de fidelidade. “Somente os itens de perfumaria – que correspondem a apenas 30% do total das vendas – podem fazer parte dos programas de fidelidade”, explica o especialista no tema, Marcelo Cristiano Gonçalves, sócio-diretor da Marka Fidelização e Relacionamento.

A determinação fez com que muitas drogarias e farmácias parassem seus programas de fidelização e também seus projetos de gestão de relacionamento com os clientes. “Isso é muito grave, pois a gestão de relacionamento é o que ajuda a entender o comportamento de consumo. Ela não pode parar”, alerta.

Segundo Gonçalves, foram corretas as farmácias que repensaram sua estratégia. Serve de modelo a Drogaria Onofre. Alguns produtos do setor de perfumaria são vendidos com um selo de “Dinheiro Extra”. Os créditos recebidos na compra de produtos podem ser usados em compras posteriores, de uma maneira simples, prática e direta. “Funciona como um crédito. É desconto em dinheiro mesmo”, destaca. Outras drogarias, como Multidrogas e Drogarias Big Ben também possuem programas semelhantes.

Uma outra medida indicada pelo consultor é utilizar ferramentas como a Nota Legal e a Nota Fiscal Paulista. Elas estimulam o consumidor a se identificar na hora de realizar o pagamento “Esses dados podem ajudar a entender os hábitos de consumo, identificando cada cliente e auxiliando as drogarias a oferecer ofertas relevantes a cada cliente e a estimulá-lo a voltar para uma nova compra”, diz.

O mais importante, reforça Gonçalves, é que os gestores e proprietários de drogarias e farmácias busquem ajuda especializada e comecem, já, seus programas de fidelização e relacionamento. A concorrência do setor é grande e é preciso se diferenciar. “Os programas ajudam a transformar clientes esporádicos em frequentes e clientes frequentes em fiéis, garantindo crescimento e melhores resultados para a empresa”, conclui.

Marka oferecerá sessões gratuitas e individuais de aconselhamento a gestores e proprietários de drogarias

Em setembro, entre os dias 24 e 26, acontecerá em São Paulo a FarmaShow, evento que integra os principais players com foco e presença no varejo Farma do Brasil.  A Marka Fidelização e Relacionamento, além de ser patrocinadora institucional do evento, participará de um momento bastante especial, o Flash Consulting.

Os especialistas da Marka participarão de sessões gratuitas e individuais de aconselhamento e orientações sobre programas de fidelidade. As vagas são limitadas. Quem tiver interesse em participar dessa sessão de aconselhamento, deve entrar em contato com a organização do evento pelo email farmashow@informa.com .




Sobre a Marka Fidelização e Relacionamento

A Marka Fidelização e Relacionamento iniciou suas atividades em 1997 para atender às demandas de empresas cujo objetivo é aumentar os resultados de suas vendas e de sua lucratividade, por meio de técnicas e ferramentas que estabelecem e fortalecem os vínculos de relacionamento com seus clientes, fidelizando-os.

Seguindo esta premissa, desenvolve programas de fidelização e relacionamento que fazem com que clientes, das mais diferentes empresas, sintam-se mais valorizadas. Com isso, eles voltam mais vezes a estes estabelecimentos e gastam mais a cada compra.

A Marka Fidelização e Relacionamento já atendeu clientes dos mais diferentes segmentos do mercado, como Multicoisas, Sumirê, Código Girls, Editora Paulinas, Soho, Fotoptica, Laboratório Aché e Quality Lavanderia, entre outras empresas.


Informações para a imprensa
 
Em Pauta Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto