Conta Verde

Incentivar empresas a compensar suas emissões através da reciclagem de seus resíduos. É o que propõe o Programa Conta Verde Coelce, iniciativa que se apoia em outro programa da companhia, o Ecoelce, e que ajuda o cliente a compensar suas emissões de CO2 por meio da troca de resíduos sólidos por descontos na conta de luz.

O novo programa da distribuidora de energia cearense, lançado em abril é resultado do projeto de P&D “Desenvolvimento do Programa Conta Verde baseado no Programa de Reciclagem Ecoelce e na Revisão da Metodologia AMS-III.AJ para Emissão de Créditos de Carbono”, desenvolvido pelo Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação (CGTI), a B&G Pesquisa e a área de Meio Ambiente da Coelce.

Atualmente os cerca de 400 mil clientes cadastrados no Ecoelce estariam automaticamente habilitados a participar Conta Verde e a expectativa é que uma parcela ainda maior das empresas e da população cearense se motive a separar e entregar seus resíduos recicláveis ao Programa, especialmente aqueles clientes que não se interessam unicamente pelo desconto na fatura de energia oferecido pela distribuidora.
Vantagens
Para participar do Conta Verde é preciso separar resíduos recicláveis por tipo de material (papel, vidro, metal e plástico), levar a um posto de coleta Ecoelce junto com a conta de luz e realizar a troca pelo bônus. Automaticamente é mensurada também a quantidade de CO2 que deixou de ser emitida na atmosfera pela reciclagem do material entregue.

Com essas informações, a Coelce pode comparar as emissões evitadas pela reciclagem com as emissões geradas pelo consumo de energia do cliente, identificando aqueles clientes Conta Verde Coelce, ou seja, aqueles que conseguiram compensar suas emissões através da reciclagem de seus resíduos.

A iniciativa da concessionária de energia cearense gera expressivos resultados em termos de eficiência energética, visto que a prática da reciclagem de um material permite sua reintrodução na cadeia produtiva, eliminando etapas em da produção. Essa reintrodução do material no processo produtivo proporciona significativa economia de energia elétrica, combustíveis fósseis e preservação de recursos naturais.

Não obstante, a promoção de iniciativas de incentivo a reciclagem gera efeitos positivos na imagem institucional da empresa e reforça suas políticas socioambientais. Além disso, contribui para um dos maiores problemas enfrentados pelos grandes centros urbanos: a disposição final do lixo.


Ao incentivar a entrega de resíduos recicláveis, a concessionária estimula na população o hábito da coleta seletiva, exercendo um papel educacional e pedagógico. A iniciativa auxilia também aos municípios no cumprimento das diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), particularmente na determinação de extinção dos “lixões”, uma vez que a coleta seletiva e a reciclagem reduzem o volume de resíduos que seriam encaminhados aos lixões.

Projeto Inédito

O programa tem previsão para ser implantado em outras distribuidoras do Brasil em breve e não há nenhuma empresa distribuidora de energia elétrica que disponibilize aos seus clientes esta ferramenta, que pode ser usada tanto para iniciar o processo de inventário das emissões dos Gases de Efeito Estufa - GEE, como para participar de ações sociais, através do repasse dos bônus para instituições filantrópicas ou para os colaboradores que se destaquem por ações ambientais. 

Inicialmente, o projeto Conta Verde COELCE vai atender aos grandes clientes industriais e comerciais e, brevemente, estas mesmas informações estarão disponíveis aos demais clientes da Companhia.

Tags: CGTI, Ceará, assessoria de imprensa, Eldevik Comunicação, pesquisas, projetos, reciclagem, sustentabilidade
Sobre CGTI

Em 2003, profissionais e empresas ligadas ao desenvolvimento de inovação uniram esforços para criar um Centro de Excelência em Pesquisa e desenvolvimento – surgindo assim o CGTI (Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação). Sem fins lucrativos, o Centro é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) reconhecido pelo Ministério da Justiça do Governo Federal com atuação em vários setores, promovendo e viabilizando o desenvolvimento nacional, tornando em realidade ideias e projetos que solucionam problemas e dão força ao conhecimento através da realização de pesquisas, estudos, projetos, testes, desenvolvimento de processos, cursos, treinamento e gestão.

A organização faz da gestão de projetos seu grande diferencial, abrange cerca de 200 profissionais especialistas reconhecidos internacionalmente em sua área de atuação e 25 entidades de pesquisa, prestadores de serviço, entre elas universidades, laboratórios e fabricantes, seguindo a cadeia completa da inovação desde a ideia até a inserção de mercado do produto industrializado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto