Bandeirão

Do lado de fora da Arena Castelão, um símbolo do Brasil chama atenção. Uma bandeira do Brasil medindo 630 metros quadrados (21 por 30 metros) foi estendida na grua da obra do Centro do Formação Olímpica do Nordeste (CFONE), localizada na frente do estádio. É a maior bandeira do Brasil para a Copa do Mundo. A ideia, do governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), tem sido destaque para os torcedores que se dirigem ao Castelão, para conferir a estreia da Seleção Brasileira em Fortaleza, agora contra o México.
A bandeira do Brasil que está no CFONE foi encomendada pela empresa responsável pela obra, Galvão Engenharia, e chegou em Fortaleza na madrugada de hoje. Ela pesa 110 quilos e está içada a 35 metros de altura. Para abri-la, foram necessários 15 homens. A bandeira é semelhante a que está instalada no Morro dos Barbosas, em São Vicente, em São Paulo. 
O Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFONE) tem área total de 85.922 metros quadrados e está localizado em frente à Arena Castelão, que possui 227 mil metros quadrados. Estes equipamentos serão unidos por meio de passarela e, juntos, passarão a ser o maior complexo esportivo do Brasil, com 313 mil metros quadrados. A construção é realizada pelo Consórcio Complexo Olímpico do Ceará: com as Construtoras Galvão Engenharia SA e Recoma Construções Comércio e Indústria Ltda. 
O Centro vai atuar em três eixos desportivos: desporto educacional, que despertará e estimulará os estudantes à prática esportiva; o desporto participativo, para que a comunidade faça do equipamento uma área de lazer de qualidade e saudável; e o desporto de alto rendimento, voltado para a prática de esporte competitivo, em especial para atletas nordestinos. O novo equipamento também será usado como base para receber delegações estrangeiras que venham se aclimatar no nosso país antes das Olimpíadas do Rio de 2016.
Na estrutura do CFONE serão abrigadas 26 modalidades olímpicas, além de outras que ainda não integram o programa das Olimpíadas do Rio de Janeiro, como o Futsal. O espaço vai contar com quadras, salas para lutas, piscinas olímpicas, piscina de saltos, pistas de atletismo, campo de futebol e ginásio poliesportivo de padrão internacional. Haverá também pistas de skate e BMX; quadras de vôlei de praia, de tênis (saibro), entre outras modalidades.
Além disso, o CFONE abrigará o maior ginásio esportivo do Brasil – o único com cadeiras retráteis. Ele será multiuso e terá capacidade para 17,1 mil pessoas sentadas (evento esportivo) e 21 mil pessoas (evento cultural). O novo equipamento também vai ter camarotes, bares, salão e sala para transmissões, praça de alimentação e alojamento para até 248 atletas. 
Modalidades olímpicas: Atletismo, Natação, Badminton, Nado Sincronizado, Basquete, Pentatlo, Boxe, Rúgbi, Ciclismo, Tênis, Handebol, Taekwondo, Esgrima, Tênis de Mesa, Futebol, Tiro com Arco, Ginástica, Triatlo, Halterofilismo, Voleibol, Judô, Hóquei, Vôlei de Praia, Polo Aquático, Luta e Saltos Ornamentais.
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado com informações da Galvão Engenharia .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto