Pular para o conteúdo principal

26 anos da Constituição de 1988

A 15ª edição da Revista Latino-Americana de Estudos Constitucionais, que foi lançada ontem, no Espaço O Povo de Cultura & Arte, convida juristas e pesquisadores de direito constitucional a refletirem sobre os 26 anos da Carta Constitucional brasileira, promulgada em 1988.
Em nota editorial, que abre o conjunto de 24 artigos da revista, o diretor da publicação, jurista Paulo Bonavides, afirma que a Constituição “encerrou o ciclo de uma ditadura de duas décadas”, no entanto, não teria concluído a tarefa estabilizadora da democracia brasileira: “Tanto que se defronta com problemas duma crise constitucional latente, derivada das flutuações do sistema, por obra sobretudo de expectativas políticas malogradas”, afirma.
O resultado desse malogro seria, de acordo com o jurista Paulo Bonavides, a explosão dos protestos de junho de 2013 quando “o povo foi às ruas contra a corrupção e a inércia governamental tanto da parte do Executivo, como do Congresso”. O jurista ressalta, porém, o caráter cidadão da Constituição do País e destaca o debate que festeja a Carta Magna que, segundo atesta, está em consonância com as doutrinas do constitucionalismo contemporâneo.
Editada pelas Edições Demócrito Rocha (EDR), em parceria com a Fundação Paulo Bonavides, a 15ª edição da Revista Latino-Americana traz à tona uma mesa de diálogos entre professores constitucionalistas de várias universidades brasileiras, latino-americanas e europeias que discutem aspectos constitucionais vigentes em seus países. O professor de Direito Constitucional da Universidade de Buenos Aires, Raúl Gustavo Ferreyra, escreve sobre o conceito da Constituição Federal; o professor da USP, Fábio Konder Comparato, aborda o processo de democratização dos meios de comunicação de massa. O professor de Direito Constitucional da Faculdade de Ciências Jurídicas e Diplomáticas da Universidade de Assunção, Jorge Silvero Salgueiro reflete sobre o estatuto jurídico do juiz constitucional paraguaio; a professora da PUC-SP, Flávia Piovesan, aborda em seu artigo os novos paradigmas que norteiam a temática dos direitos humanos no contexto latino-americano. Da UFC, o professor e desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha apresenta um trabalho sobre Noberto Bobbio e os Direitos Humanos.O Procurador do Estado do Ceará, Dimas Macedo, também professor da UFC, escreve sobre Os Valores da Democracia.
Composta por 24 artigos, a obra reúne juristas constitucionalistas, professores e pesquisadores de Direito Constitucional que abordam diversos temas que envolvem as principais discussões do mundo jurídico constitucional. Deverão participar do lançamento da Revista Latino-Americana de Estudos Constitucionais integrantes da OAB, da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará, Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, os dirigentes das principais instituições de ensino das ciências jurídicas do Estado, entre outras instituições.
No lançamento da obra, o diretor-presidente da Revista, professor Paulo Bonavides, o desembargador Fernando Ximenes e o procurador Dimas Macedo apresentaram a Revista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...