Pular para o conteúdo principal

Dia do Queijo-II


No Dia Internacional do Queijo, celebrado nesta terça-feira (20), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) destaca a importância da cadeia produtiva do leite e de seus derivados para o desenvolvimento regional, com foco na Rota do Leite, uma das Rotas de Integração Nacional coordenadas pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Territorial (SDR).

A iniciativa tem como foco a estruturação produtiva, o fortalecimento da governança e a ampliação do acesso a mercados, especialmente para pequenos produtores rurais. Atualmente, a Rota do Leite está presente em 122 municípios, distribuídos em polos produtivos nas regiões Centro-Oeste, Sul e Nordeste, sendo o Sertão Central e o Vale do Jaguaribe, no Ceará, área reconhecida pela tradição na produção de queijo coalho.

Para o produtora cearense Daniela Melo, que atua há mais de uma década na produção artesanal de queijo coalho e integra a Rota do Leite no estado, a política pública tem sido fundamental para agregar valor ao produto e garantir sustentabilidade ao negócio. “A Rota do Leite abriu portas para quem vive da produção artesanal. Hoje a gente tem mais orientação técnica, melhoria no manejo e condições de pensar em novos mercados, sem perder a identidade do nosso queijo coalho, que é tradição do Ceará”, destaca a produtora.

Investimento em capacitação e tecnologia

Além de valorizar produtos regionais, a Rota do Leite promove ações integradas voltadas à capacitação de produtores, implementação de unidades agroindustriais, diversificação de derivados e desenvolvimento de tecnologias adaptadas às realidades locais. Os investimentos somam mais de R$ 19 milhões, envolvendo parcerias com instituições como Embrapa, institutos federais, universidades e governos estaduais.

Segundo o secretário nacional de Desenvolvimento Regional e Territorial do MIDR, Daniel Fortunato, a estratégia dialoga diretamente com o potencial econômico e social da cadeia láctea brasileira. “O leite e seus derivados, como o queijo, têm papel estratégico no desenvolvimento regional porque geram renda, emprego e fixam o produtor no território. A Rota do Leite é uma política estruturante que integra inovação, sustentabilidade e inclusão produtiva, fortalecendo economias locais e reduzindo desigualdades regionais”, afirmou.

Produção brasileira

O Brasil está entre os maiores produtores mundiais de leite, com uma produção anual superior a 34 bilhões de litros, sendo grande parte proveniente da agricultura familiar. Produtos como o queijo coalho, amplamente consumido no Nordeste, representam não apenas um patrimônio cultural, mas também uma oportunidade concreta de geração de valor e inserção em novos mercados.

Ao celebrar o Dia Internacional do Queijo, o MIDR reafirma seu compromisso com políticas públicas que impulsionam cadeias produtivas estratégicas, promovem o desenvolvimento territorial e valorizam saberes tradicionais, conectando produção local, inovação e crescimento sustentável.
Leia também:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...