Cidadania fortalezense para Zelma Madeira


A Câmara Municipal de Fortaleza concedeu na tarde desta terça-feira, 22, no plenário Fausto Arruda, o Título de Cidadã de Fortaleza a senhora Maria Zelma de Araújo Madeira. A proposição da homenagem é de autoria da vereadora Adriana do Nossa Cara (Psol), realizada por meio de Decreto Legislativo nº 49/2021. Atualmente, Zelma é assessora Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Governo do Estado.

O momento foi evidenciado pela vereadora Adriana como de grande emoção nessa tarefa de homenagear uma figura bastante representativa na luta pelas causas raciais.

“Esse é um dia de muita emoção porque nesse processo de entrada da mandata coletiva na Câmara Municipal de Fortaleza não entramos sozinhas. Representamos a ancestralidade dessas mulheres que entraram na política há muito tempo por acreditar na sociedade do bem-viver e a Zelma faz parte disso. Quero agradecer a presença de todos que estão aqui e assim como a mandata Nossa Cara, reconhecemos a importante contribuição da Zelma Madeira para Fortaleza e para o Estado do Ceará. Apesar de nascida no Piauí, foi em Fortaleza que se firmou enquanto mulher negra educadora e militante pelos direitos da população negra, relacionando-se de forma profunda com o território no qual se aprofundou seus estudos. É importante que cada vez mais tenhamos pessoas com a nossa cor sendo homenageadas nesse espaço”, disse a vereadora.

A homenageada Zelma Madeira, ressaltou que o momento despertou vários sentimentos e a fez voltar em sua história de vida. Agradeceu principalmente a mandata do Nossa Cara pelas lutas que enfrentam democraticamente no legislativo. “Essa homenagem trouxe muita coisa dentro de mim. Quero agradecer a mandata Nossa Cara, pois sei que a tarefa delas não são das mais fáceis. Elas atuam de forma democrática na busca de uma transformação social. Tive uma criação dura e minha mãe me ensinou a entrar e sair dos lugares, então quando cheguei aqui lembrei dessa lição. Temos que cumprir o que prometemos, chegar adiantado por sermos negros. Isso explica minha alegria de estar aqui e me leva a questionar se tenha influenciado as pessoas como professora”, declarou Zelma.

Zelma que é natural do Piauí é graduada em Serviço Social, doutora em Sociologia, professora do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará e professora do mestrado em Serviço Social. Desde 2015, ela coordena a Política de Igualdade Racial no Estado.


Composição da mesa: Vereadora Adriana Gerônimo; Subdefensora Pública-Geral do Estado do Ceará, doutora Sâmia Costa Farias Maia; Pró-Reitora de Políticas Estudantis da Universidade Estadual do Ceará-Uece, professora Mônica Duarte; representando o Reitor da Uece, professor Hidelbrando dos Santos Soares; coordenadora do Centro Estadual de Referência LGBT, Thina Rodrigues Senhora Silvia Cavaliere; Lila M. Salú – co-vereadora; Louise Santana – co-vereadora; secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno; e deputada estadual, Érika Amorim.

Com informações do cmfor.ce.gov.br e foto: Evilázio Bezerra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto