Futricas Fortalezenses

 Confira o Arquivo Nirez para 23 de novembro na História de Fortaleza.

  • 1878 - O município de Vila Nova de Messejana é restaurado mais uma vez pela Lei 1773, que eleva a povoação à categoria de Vila.
  • 1891 - Assume a Presidência da República o marechal Floriano Viana Peixoto, vice-presidente, substituindo o marechal Manoel Deodoro da Fonseca, chefe do Governo Provisório e proclamador da República e presidente eleito pelo Congresso. Demite todos os presidentes de Estados fiéis a Deodoro da Fonseca. Foi o segundo golpe.
  • 1903 - Falece, em Fortaleza, o bacharel em direito e em Ciências Físicas e Matemáticas e poeta, Joaquim Maia Conde. Fez o curso primário em Maranguape e o secundário no Liceu do Ceará; matriculou-se no Colégio Militar do Ceará, foi transferido para a Escola do Rio de Janeiro e para a do Rio Grande do Sul. Foi colaborador do “Almanaque Luso-Brasileiro” e do “Almanaque de Pelotas”, no Rio Grande do Sul. Deixou inédito um livro de poesias, intitulado “Matizes” e estava compondo um “Dicionário Charadístico”. Nascera em Maranguape, em quatro de janeiro de 1871.
  • 1916 - Morre em Fortaleza o coronel Agapito Jorge dos Santos (Agapito dos Santos), professor aposentado do Liceu do Ceará e ex-deputado federal. Pernambucano de Santo Antão, mais tarde Vitória, nascera em 24 de março de 1853. É hoje nome de Rua no Centro de Fortaleza e foi nome de Colégio.
  • 1918 - Assume interinamente, o cargo de Capitão dos Portos do Ceará o 1º tenente Leonel de Magalhães Bastos, substituindo o capitão de corveta Tomás Aquino de Freitas.
  • 1924 - Funda-se, pelo Centro dos Importadores de Fortaleza, o Banco dos Importadores de Fortaleza, como Cooperativa de Responsabilidade Limitada, que se instalaria no ano seguinte, tendo como diretor-gerente Francisco Floriano Delgado Perdigão.
  • 1924 - Começa a circular a revista "O Estímulo", órgão do Recreio Literário 12 de Outubro, mantido pelos alunos do Instituto Menezes Pimentel ou Instituto São Luís de Fortaleza.
  • 1926 - Toma posse a 2ª diretoria da Associação Cearense de Imprensa-ACI, tendo à frente o jornalista Gilberto Pessoa Torres Câmara (Gilberto Câmara), eleita no dia 19.
  • 1931 - Exposto à venda o Álbum de Fortaleza, organizado por Paulo Bezerra com a colaboração de Jorge Raupp, desenhista autor da capa em cores, do álbum; Meton de Alencar Gadelha (Meton Gadelha), em cuja tipografia se realizaram os trabalhos de impressão; Manuel Guilherme, conhecido por Emme Guilherme, desenhista que ilustrou as paginas do álbum; e João Ribeiro Pessoa (J. Ribeiro), fotógrafo e autor dos retratos constantes na obra.
  • 1939 - Lançado o livro O Ceará, elaborado por Raimundo Girão e Antônio Martins Filho, com 470 páginas que reúnem colaborações, monografias, estudos, dados, informações históricas, dados sobre todos os municípios cearenses, assinadas por A. Coelho Albuquerque, Abner Carneiro Leão de Vasconcelos (Abner Vasconcelos), Antônio Martins Filho, Antônio Sales, Carlos Studart Filho, José da Cruz Filho, Demócrito Rocha, Francisco Dias da Rocha, Djacir Menezes, Esmerino Parente, George Cavalcante, Humberto R. Andrade, José Alves de Figueiredo Filho (J. Figueiredo Filho), João Nogueira, Joaquim Alves de Oliveira, José Valdivino Nogueira, Monsenhor José Alves Ribeiro Quinderé (Monsenhor Quinderé), Pedro Augusto de Araújo Sampaio (Pedro Sampaio), Thomaz Pompeu de Souza Brasil Sobrinho (Tomás Pompeu Sobrinho), Raimundo Girão, Raimundo Renato de Almeida Braga (Renato Braga) e Romeu Coelho Martins (Romeu Martins). Teria duas reedições, em 1945 e 1966.
  • 1940 - Inaugura-se, na Rua Barão do Rio Branco, nos baixos do Edifício Diogo, a Casa Flórida, de José de Ribamar Jereissati e Jamil Jereissati. A bênção das instalações foi feita pelo padre Perdigão Sampaio.
  • 1941 - Às 16 horas inaugura-se o busto do coronel Juvenal de Carvalho num dos pátios do Colégio Juvenal de Carvalho, das Irmãs Salesianas, na Avenida João Pessoa, na presença do arcebispo metropolitano de Fortaleza, d. Antônio de Almeida Lustosa e outras autoridades, do homenageado, coronel Juvenal de Carvalho e do autor do busto, o artista Agostino Balmes Odísio.
  • 1944 - O 23º Batalhão de Caçadores- 23BC, muda-se, do quartel na Avenida Alberto Nepomuceno (onde hoje fica a 10ª RM) para o novo quartel, na Avenida 13 de Maio, 1589, esquina com a Rua Senador Pompeu (hoje Avenida dos Expedicionários), permanecendo no velho quartel a Banda de Música e a 3ª Companhia. O novo quartel foi construído pelo engenheiro do Exército capitão Francisco Rodrigues de Castro.
  • 1946 - Instala-se o Partido Republicano- PR - seção do Ceará, sob orientação dos irmãos Moreira da Rocha (Péricles Moreira da Rocha, Crisanto Moreira da Rocha e Acrísio Moreira da Rocha).
  • 1951 - Morre, aos 61 anos de idade, o industrial José Diogo Vital de Siqueira (Zezé Diogo), na então Capital Federal, a cidade do Rio de Janeiro, onde foi sepultado. Nascera a 12 de junho de 1890 em Fortaleza.
  • 1965 - Assume o coronel Murilo Rodrigues de Sousa, no cargo de comandante do 23º Batalhão de Caçadores-23BC. 
  • 1967 - Inaugurada, pelo prefeito José Walter Barbosa Cavalcante, a Praça Ari de Sá Cavalcante, na Parquelândia, entre a Rua General Bernardo Figueiredo, Rua Cruz Saldanha e a Avenida Jovita Feitosa. No lado sul tem um colégio.
  • 1969 - Morre, nesta Capital, aos 73 anos de idade, o padre Francisco de Assis Pita (Padre Pita), ex-professor do Colégio Militar do Ceará, ex-capelão do Colégio das Dorotéias, ex-vigário da Igreja de Santa Luzia. Era cearense de Missão Velha nascido a 29/05/1895. Hoje é nome de rua no Tancredo Neves.
  • 1979 - Chega em Fortaleza o presidente da República, general João Batista Figueiredo, que demora seis horas.
  • 1980 - O PMDB realiza a eleição de seu diretório, na Assembleia Legislativa, com a presença de 67 dos 74 convencionais.
  • 1981 - Abertura do Seminário Sobre o Romance de 30 no Nordeste, no Auditório Castelo Branco, da Universidade Federal do Ceará-UFC, com a conferência do ex-ministro da Educação e Cultura, Eduardo Portela.
  • 1981 - Aprovado em primeira discussão, após receber 15 emendas dos vereadores, o novo Código de Obras e Posturas de Fortaleza, que depois foi sancionado pelo prefeito Lúcio Gonçalo de Alcântara. É a Lei 5.530.
  • 1981 - Na Maternidade Escola Assis Chateaubriand, da UFC, Francisca da Silva Guimarães dá a luz a três meninos.
  • 1988 - Morre, em Belo Horizonte-MG, o político, economista e professor Rômulo Barreto de Almeida, primeiro presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Nascera em Salvador-BA, em 18 de agosto de 1914.
  • 1989 - Abre-se, no Cine São Luiz, o VI Festival Internacional de Cinema, Televisão e Vídeo do Rio de Janeiro, FestRio-Fortaleza, versão 89, com a exibição do filme “A sociedade dos poetas mortos”.
  • 1997 - Inaugurada, no bairro Siqueira, a Rua Jornalista Serpa Neto (Serpinha), com a presença de seu pai, também jornalista Egídio Serpa. Serpinha faleceu em desastre automobilístico no Carnaval de Aracati.
  • 1997- Morre o jornalista e político Antônio de Pádua Campos, sindicalista que ocupou vários cargos importantes no cenário político e jornalístico do Ceará.  Ao falecer era suplente de deputado estadual. Era nascido em Pacatuba, em seis de junho de 1921.
  • 2009 - Morre, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Antônio Prudente (HAP), onde estava internado há um mês por conta de complicações decorrentes de diabetes, vítima de ataque cardíaco, aos 83 anos de idade, o ex-jogador do Gentilândia e um dos principais pesquisadores do futebol no Estado, Ayrton Teixeira Monte, pai do cronista homônimo. Foi cronista esportivo e narrador da Rádio Dragão do Mar. Trabalhou como balconista na Livraria Comercial, na Praça do Ferreira. É enterrado no Cemitério São João Batista, no Centro.
  • 2017 - Morre, o engenheiro civil e professor Erasmo da Silva Pitombeira (Erasmo Pitombeira), ex-diretor geral do Porto do Pecém e professor da Universidade Federal do Ceará-UFC Atuou nas áreas de Hidrologia Aplicada, Hidráulica Marítima, Oceanografia, Estatística Pesqueira e Hidráulica Fluvial. Graduado em Engenharia Civil pela UFC em 1971  e mestre em Hidráulica Marítima pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1973, Erasmo atuava na universidade cearense desde 1974. Também foi consultor técnico da Secretaria dos Transportes Energia Comunicação e Obras, da Superintendência de Meio Ambiente do Estado do Ceará, da Superintendência do Desenvolvimento Urbano do Estado do Ceará e membro das Associações Brasileiras de Irrigação e Drenagem e de Recursos Hídricos. Seu corpo é velado na funerária Ternura e sepultado no cemitério Parque da Paz. Nascera a primeiro de janeiro de 1949 em Russas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses