Há 13 anos morria Paulo Lélis


  • Confira o Arquivo Nirez para História de Fortaleza em 23 de janeiro:
  • 1823 - Instala-se em Fortaleza o primeiro Governo Provisório no Ceará após a Independência, organizado em Icó, tendo como presidente o sergipano, comandante das armas José Pereira Filgueiras.
  • 1923 - Inaugura-se em Fortaleza a Fábrica Santelmo, de velas e artefatos de cera, na Rua Barão do Rio Branco nº 210 (antigo), da firma Fernandes & Franco Ltda., formada por Manuel Fernandes Júnior e Paulo Franco de Oliveira.
  • 1930 - Morre, aos 88 anos de idade, em Aracaju, Sergipe, Tomás Gomes da Silva, antigo magistrado em Fortaleza.
  • 1937 - Morre, em Fortaleza, aos 33 anos de idade, o jornalista e poeta Napoleão de Menezes (Napoleão Menezes), cearense de Uruburetama nascido em 10de março de 1903, autor de Minha Viola (1932).
  • 1938 - Sai o primeiro número do jornal Catolicismo e Protestantismo, “com aprovação do Exmo. Senhor Arcebispo Metropolitano de Fortaleza”. Na verdade era muito mais um jornal antiprotestante que um jornal católico.
  • 1941 - O Campeonato Cearense de Futebol de 1940 encerra-se com o jogo entre o Tramways e o América Futebol Clube, no Campo do Prado, ocasião em que o Tramways sagrou-se Campeão, ao vencer a partida por 3x0.
  • 1943 - Inaugura-se, às 15 horas, a nova sede do Banco de Crédito Comercial S. A. - BCC, antigo Banco de Crédito Caixeiral, em prédio na esquina da Rua Floriano Peixoto nº 440 com Rua São Paulo, construído no local onde funcionara o Banco do Brasil em outro prédio.
  • 1944 - Encontra-se em Fortaleza o jornalista Carlos Lacerda, diretor da Agência Meridional.
  • 1952 - A Inspetoria Estadual do Trânsito tem novo superintendente técnico, o tenente do Exército Stephenson Santos Bezerra, designado por ato do Secretário de Polícia e Segurança Pública, que assume as suas novas funções.
  • 1957 - Morre o professor Jorge Raupp, diretor da Escola Industrial, depois Escola Técnica Federal e hoje Instituto de Educação do Ceará, que fora agredido a punhaladas por um funcionário daquele estabelecimento.
  • 1972 - Grava depoimento para o Museu Fonográfico do Ceará (hoje Arquivo Nirez), o compositor e violonista Aleardo Freitas Guimarães, em sua residência na Rua José Lourenço nº 1551, na Aldeota, com a presença do cantor José Furtado de Vasconcelos (Murici).
  • 1972 - O advogado Ubirajara Índio do Ceará passa, a presidência do Tribunal Regional do Trabalho - TRT ao juiz Francisco Osmundo Pontes.
  • 1973 - Inaugura-se, em Maranguape, a Praça Francisco Colares Filho, sendo lembrado que o nome do homenageado consta dos anais contábeis da agência do Banco do Brasil, naquela cidade, como o seu primeiro depositante, quando o sr. Evandro Ayres de Moura gerenciava aquele estabelecimento.
  • 1975 - Morre, aos 63 anos de idade, o padre Francisco Hélio Campos (Padre Hélio Campos), assim conhecido apesar de ser bispo de Viana, MA. Era cearense de Quixeramobim nascido em 24 de julho de 1912. Iniciando no Pirambu e terminando no Carlito Pamplona há hoje a Rua Dom Hélio Campos.
  • 1975 - Inaugurada, pelo governador César Cals de Oliveira Filho, numa área de 7.200 metros quadrados, a loja nº 12 do Mercantil São José, do Grupo Ximenes, super mercado no início da Avenida Bezerra de Menezes, no local de antiga lagoa e depois, do antigo Jardim Japonês. O padre Gerardo Aguiar, da Paróquia de Santa Luzia, procede à bênção das instalações. Hoje no local existe um super mercado do Grupo Assaí.
  • 1977 - Morre, aos 49 anos de idade, vítima de suicídio, o professor Onélio José Porto (Onélio Porto), veterinário prático, zoólogo, filósofo que manteve um zoológico no Parque da Liberdade. Era licenciado em Geografia e História pela Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Ceará - UFC e ensinou em vários colégios da cidade. Seu corpo é velado e sepultado no Cemitério Parque da Paz. Era cearense de Aracati nascido em 18 de novembro de 1927, onde infelizmente não existe nada em sua homenagem.
  • 1978 - Agraciado com a Medalha da Abolição o empresário José Afonso Sancho, que recebe a honraria das mãos do governador José Adauto Bezerra de Menezes em solenidade no Palácio da Abolição.
  • 1979 - O escritor Aurélio Buarque de Holanda, famoso por seu dicionário, recebe em Fortaleza o título de Cidadão Cearense.
  • 1985 - Sebastião Célio de Carvalho, ex-superintendente da Cobal e Célio Capistrano são demitidos, acusados de envolvimento no escândalo do órgão.
  • 2002 - Morre, às 13 horas, aos 43 anos de idade, na Santa Casa de Misericórdia, vítima de câncer generalizado, o jornalista diagramador e paginador Francisco Antônio Lélis Feliciano, que há mais de seis meses fazia tratamento no Hospital do Câncer.
  • 2008 - O radialista Paulo Lélis (foto) morre, na madrugada, aos 56 anos de idade, vítima de infarto fulminante. O radialista era cardíaco e usava marca-passo, mas também há um ano lutava contra um câncer. Seu corpo é velado na Funerária Ternura, Rua Padre Valdivino nº 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante no dia seguinte e cremado dois dias após pela manhã, no Jardim Metropolitano, no Eusébio. Há 18 anos, Paulo Lélis era coordenador de programação da AM 810 Verdinha e narrador do Programa Garras na Patrulha, apresentado na própria rádio e na TV Diário.
  • 2009 - Morre, pela manhã, no Hospital São Matheus, em Fortaleza, vítima de falência múltipla dos órgãos, o jornalista e radialista Francisco Afrânio de Lima Peixoto (Afrânio Peixoto), aos 82 anos de idade. Estava internado há 20 dias. Durante anos, dirigiu a Rádio Uirapuru, da qual foi fundador, superintendeu o Grupo Cidade de Comunicação e foi presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão-Acert. É sepultado no dia seguinte às 9h no Cemitério Parque da Paz após ser velado na Funerária Paz Eterna, na Rua Júlio Siqueira, 854, Bairro Joaquim Távora. Nascera em Fortaleza, no dia cinco de setembro de 1926

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Hidrogênio Verde