Há 19 anos morria Carvalho Nogueira

Confira o primeiro de dezembro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

1695 - Pedro Lelou assume o governo da Província, substituindo Fernão Carrilho.

1829 - Instalado o primeiro Conselho da Província, na Praça da Sé, 34.

1879 - Instalado, no alto da fachada principal da Estação Central da Estrada de Ferro de Baturité-EFB, o relógio de fabricação norte-americana Seth Thomas Clock Company, ainda existente, embora com outro mostrador. Hoje a estação tem o nome de Estação Professor João Felipe.

1882 - Chega em Fortaleza o abolicionista José Carlos do Patrocínio (José do Patrocínio) e sua esposa Maria do Patrocínio, que se hospedam no Grande Hotel do Norte (onde hoje fica o Museu da Indústria).

1889 - Toma posse, oficialmente, no exercício de Governador Provisório do Estado do Ceará, o tenente-coronel Luís Antônio Ferraz, nomeado pelo governo Federal.

1892 - Assume a Capitania do Porto do Ceará, interinamente, o 1º tenente Manuel da Silva Lopes, substituindo o 1º tenente José Thomaz Lobato de Castro.

1898 - Armado na Praça Castro Carreira, lado da Rua Castro e Silva, estreia, às 20h30min o Circo Americano, companhia dirigida por Maximiliano Rukstukl, trazendo macacos, cavalos e cachorros amestrados.

1903 - Morre, no Rio de Janeiro, o contra-almirante Antônio Pompeu de Albuquerque Cavalcante, que participou da campanha do Paraguai. Era natural de Fortaleza onde nascera a 22 de dezembro de 1840.

1904 - Ocorrem eleições para a Assembleia Legislativa de 30 deputados.

1912 - Irrompe, violento incêndio no prédio sede em Fortaleza da Inspetoria de Obras Contra as Secas-IOCS (hoje Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS), Palacete do coronel Carvalho Mota, na esquina da Rua General Sampaio com Rua Pedro Pereira, destruindo dezenas de importantes documentos e projetos. O incêndio foi considerado criminoso havendo várias prisões de funcionários e engenheiros.

1913 - Chega em Fortaleza, procedente do Recife, o 49º Batalhão de Caçadores composto de 60 praças sob o comando do major Cândido Borges Castelo Branco. O batalhão já estivera em Fortaleza.

1924 - Registrada na Junta Comercial do Ceará, a firma R. Liberato & Companhia, de Raimundo Liberato de Carvalho e Amadeu de Carvalho Rocha, com a Casa Amadeu, na Rua Major Facundo, 192 (antigo, hoje 510), na Praça do Ferreira, local hoje ocupado pelo Cine São Luiz.

1927 - Criado em Fortaleza mais um time de futebol, o Atlântico Clube.

1929 - Encerra-se o Campeonato Cearense de Futebol, sagrando-se Campeão o Esporte Clube Maguari. Entre os jogadores campeões, estava Alísio Borges Mamede, o futuro médico pediatra.

1932 - Toma posse, como intendente de Fortaleza, em caráter interino, Raimundo Girão, que substitui o coronel Manoel Tibúrcio Cavalcante.

1942 - Morre, em Bariri, São Paulo, aos 76 anos de idade, o desembargador Cláudio Ideburque Carneiro Leal Neto, membro aposentado do Tribunal de Apelação do Ceará. Era cearense de Quixeramobim nascido em 30 de junho de 1913.

1943 - As atribuições do Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia-SEMTA, dirigido por Paulo de Assis Ribeiro, passam a ser exercidas pela Comissão Administrativa do Encaminhamento de Trabalhadores para a Amazônia-CAETA, que tem na superintendência Olympio Florez.

1943 - Todas as residências de Fortaleza voltam a ser iluminadas normalmente, até as da orla marítima.

1945 - Toma posse na direção da Rede de Viação Cearense-RVC em substituição ao engenheiro Hugo Rocha, o também engenheiro Francisco Carlos de Oliveira.

1950 - Inaugura-se, às 10 horas, a sede própria da Singer Sewing Machine Company, na Rua Barão do Rio Branco, 1080/84, no chamado “quarteirão sucesso da cidade”.

1951 - Inaugura-se, embora já venha funcionando desde junho, o Banco de Sangue de Fortaleza, em uma das dependências da Santa Casa de Misericórdia, com as presenças dos médicos Haroldo Gondim Juaçaba (Haroldo Juaçaba), Banvar Bezerra e José Carlos Ribeiro.

1957 - Levado ao ar, pela primeira vez, o programa Momo Chega Cedo, comandado pelo radialista José Wilson Machado Borges, através do Ceará Rádio Clube.

1958 - O triângulo que fica na entrada do Estádio Municipal Presidente Vargas, recebe o nome oficial de Praça Ceará Sporting Clube. Hoje é Praça Presidente Vargas.

1961 - Muda a direção da Rede de Viação Cearense-RVC quando assume o engenheiro Auri Sampaio, que substitui os engenheiro José de Sousa Batista e o bacharel Miguel Tedde Neto.

1962 - Inaugura-se a Casa do Ancião, na Rua Padre João Piamarta, 465, no Jardim América, administrada pelas Irmãs de Caridade da Casa de Nazaré.

1963 - Encerra-se o Campeonato Cearense de Futebol com a vitória do Ceará Sporting Clube que conquista o Tri-Campeonato ao derrotar no Estádio Presidente Vargas o Ferroviário Atlético Cearense por 3x2.

1966 - Assume o comando do Décimo Grupo de Obuzes-10 GO 105, o tenente-coronel Manuel Teófilo Gaspar de Oliveira, substituindo o também tenente-coronel Luciano Salgado Campos.

1967 - Recebe o título de Cidadão de Fortaleza o jornalista, escritor e professor padre Azarias Sobreira, na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor)

1971 - A Praça Presidente Artur da Costa e Silva é inaugurada, na gestão do prefeito Vicente Cavalcante Fialho, no bairro São Cristóvão, entre a Rua Belo Horizonte, Rua Mato Grosso, Rua Bento Louzada e Rua Mário da Silveira. É a praça onde se realizava a “Feira dos Passarinhos”, agora no polo de lazer da Parangaba.

1971 - O Diário Oficial do Município publica a Lei 3.959 de 29 de novembro de 1971 que dá o nome de Praça Engenheiro Waldir Diogo de Siqueira a triângulo entre a Rua Major Facundo, Rua Floriano Peixoto e Rua Deputado João Pontes. É o local onde estranhamente cruzam-se a Rua Major Facundo com Rua Floriano Peixoto.

1972 - Inauguradas as novas instalações da firma Ferragens e Aparelhos Elétricos S. A. (Afae), sucessores de Gerardo Matos Bezerra Lima (Gerardo Lima), no final da Avenida Frei Cirilo, em Messejana.

1974 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 90 anos de idade, vítima de parada cardíaca, o cearense de Baturité, onde nascera a três de junho de 1885, Luiz Severiano Ribeiro, proprietário de quase todos os cinemas do Brasil,. Começou a se dedicar ao comércio, nos primeiros anos do Século XX, em Fortaleza. Suas primeiras intervenções no ramo foram realizadas com a instalação da Livraria e Papelaria Ribeiro, realizada em 1916, e a compra do cinema Politheama, que funcionou no prédio que foi demolido para a edificação do edifício São Luiz, marco inicial para o dono da maior cadeia de cinemas do Brasil.

1975 - Chega em Fortaleza, para responder processo sobre furto de automóveis, o puxador de carros Sílvio Soares, procedente de São Paulo.

1976 - Funda-se a Academia Cearense de Língua Portuguesa, por iniciativa do filólogo e professor Hélio de Sousa Melo (Hélio Melo) que se instalaria no ano seguinte.

1977 - Inaugurada a agência do Banco Mercantil do Ceará S. A., na Avenida Santos Dumont nº 2828, Aldeota, com a presença do governador José Adauto Bezerra de Menezes do vice-governador Waldemar de Alcântara, além de grande número de empresários. A benção das novas instalações é oficiada pelo padre Tito Guedes. O Governador, em seu pronunciamento, recorda, "com saudade a figura de Francisco Jaime Nogueira Pinheiro, que deu em vida o impulso dinamizador que colocaria o Banco Mercantil entre os mais conceituados estabelecimentos de nossa terra".

1978 - Morre, às 10h30, aos 64 anos de idade, vítima de crise cardíaca, em seu consultório, o médico Antônio Turbay Barreira, sendo sepultado no dia seguinte, no Cemitério de São João Batista. Nascera a primeiro de março de 1914 em Fortaleza. Em sua homenagem existe seu nome eu uma rua na Praia do Futuro e Papicu.

1980 - Instala-se em Fortaleza o III Seminário Estadual de Orientadores Educacionais do Ceará.

1980 - Morre, no Rio de Janeiro, o marechal Fernando Távora, último dos irmãos Távora.

1981 - Publicada no Diário Oficial do Município a Lei 5.478, de 17 de novembro de 1981, que dá o nome de Praça Patrão-mor Aguiar, a terreno localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, rodeado pela Avenida Presidente Castelo Branco, Rua Largo dos Santos e Rua São Serafim e a orla marítima, na gestão do prefeito José Barros de Alencar. É a praça ao lado do Cartódromo Governador César Cals.

1981 - São homologados os concursos da área de Comunicação da Universidade Federal do Ceaá (UFC). Os aprovados foram: Francisco Souto Paulino (Comunicação Áudio-visual), José Raimundo de Albuquerque Costa (Comunicação Impressa), Maria Amélia Almeida (Linguagem classificatória) e Francisco das Chagas (Biblioteconomia Comparada).

1981 - O professor Rui Benevides Alencar Araripe, é eleito novo presidente da Associação dos Professores da Universidade Estadual do Ceará - Uece.

1983 - O Centro Industrial do Ceará-CIC tem novo presidente, quando assume o industrial José Sérgio de Oliveira Machado.

1984 - O governador Luís Gonzaga da Fonseca Mota manda que o prefeito César Cals Neto exonere o secretário de Finanças do Município, Antônio Idalmir Carvalho Feitosa (Idalmir Feitosa). Em seguida é nomeado para o cargo Antônio Luís Abreu Dantas, que assume no dia três.

1987 - Inicia-se contenda entre a Câmara dos Vereadores e a prefeita Maria Luísa Fontenele de Almeida, quando aquela Casa Legislativa desaprova por 24 votos contra apenas sete o orçamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza-PMF, que passa a dispor de menos de um quarto do previsto.

1987 - Criação da Faculdade de Veterinária, com o desmembramento do Curso de Medicina Veterinária do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará.

1991 - Morre, pela manhã, em Brasília-DF, o jornalista Dário Brito Macedo (Dário Macedo), sendo seu corpo trazido para Fortaleza onde foi sepultado no Cemitério Parque da Paz. Era nascido em Ubajara em setembro de 1940.

2000 - Lançado às 19 horas, no Espaço Alternativo/Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Rua Dragão do Mar nº 81, o livro Vida e Morte no Sertão - História das secas no Nordeste nos Séculos XIX e XX”, de autoria de Marco Antônio Villa, Edição do Instituto Teotônio Vilela e Editora Ática.

2000 - Morre, em Fortaleza, aos 56 anos de idade, vítima de câncer no estômago, o compositor e cantor Eustáquio Gomes de Farias, o Dom, da dupla Dom & Ravel, com seu irmão Eduardo Gomes de Farias, que fez tanto sucesso na década de 1970 a partir da música “Eu te amo, meu Brasil!”. Seu corpo foi velado na Funerária Ternura, Rua Padre Valdivino, 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante e foi sepultado no Cemitério de São João Batista no dia 3. Era cearense de Itaiçaba nascido em 21 de agosto de 1944.

2001 - Morre na madrugada, vítima de cirrose hepática, o jornalista, radialista, poeta, compositor e escritor Jader de Carvalho Nogueira (foto com Vinícius de Morais), que manteve muitos anos o programa “Alô, Saudade!”, em várias emissoras de Rádio de Fortaleza, entre elas a Uirapuru, Dragão do Mar e Assunção Cearense. Iniciou como jornalista no Diário do Povo, de seu tio Jader de Carvalho, militando em vários jornais de Fortaleza, entre eles Gazeta de Notícias, Tribuna do Ceará, O Povo e Diário do Nordeste. Era cearense de Fortaleza onde nascera a dez de julho de 1935. Fundador da Academia dos Novos. Seu corpo foi velado e sepultado no Cemitério Jardim Metropolitano no dia seguinte. Hoje é nome de Rua no bairro Siqueira, em Fortaleza.

2002 - Falece, vítima de insuficiência respiratória, às 19h30 no Rio de Janeiro, onde estava radicada há 74 anos, aos 96 anos, a artista plástica cearense Fideralina Corrêa de Amora Maciel, (Sinhá D’Amora). Ela estava internada desde 26 de novembro no Hospital Quarto Centenário, em Santa Tereza. Seu sepultamento ocorre no dia seguinte às 15 horas (Horário de Verão), no cemitério Jardim da Saudade, na Taguara, no Rio, onde o corpo é velado. Nascera em Lavras da Mangabeira em primeiro de setembro de 1906. Era integrante da Academia Brasileira de Belas Artes. Era viúva do escritor e poeta Amora Maciel.

2006 - É concedida a Medalha Amílcar Barca Pellon, instituída pelo artigo 6º da Lei 10.963 de seis de dezembro de 1983, ao médico Washington Carneiro Barata Monteiro (Washington Barata).

2010 - Toma posse, na cadeira 12 da Academia Cearense de Letras-ACL, que tem como patrono Heráclito Graça, o historiador e bibliófilo José Augusto Bezerra, na vaga deixada por J. C. Alencar Araripe. A saudação é feita pela acadêmica Angela Maria Rossas Mota Gutiérrez (Angela Gutierrez).

2015 - Morre, vítima de embolia pulmonar, no Hospital Gastroclínica, o advogado, professor e jornalista Paulo Maria Aragão (Paulo Aragão), ex-servidor da Companhia Docas do Ceará. Seu corpo é velado na Funerária Ethernus, na Rua Padre Vadivino, 1688 e o enterro no dia seguinte no Cemitério Parque da Paz. Era membro da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo-ACLJ.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto