Pular para o conteúdo principal

Da família aos amigos, tradição da quinta do caranguejo atravessa gerações

O costume de comer caranguejo para a atendente Cristina Marinho, de 46 anos, veio desde sua bisavó e passou de geração para geração. A família, que morava próximo ao Cocó, pescava o crustáceo no mangue e realizava o preparo em casa mesmo. Mas a vontade de comer caranguejo toda semana ultrapassou o ambiente familiar. 

Desde a década de 1990 ela se reúne com amigos para aproveitar a quinta do caranguejo, seja em bares na cidade ou na praia. Uma tradição que agora tem uma companheira do lado: uma Bohemia bem gelada. “Uma quinta sem caranguejo não é quinta, não existe para mim. Não pode faltar uma boa cerveja gelada. E, se tiver em um local com show de humor, perfeito”, resume. 

Mesmo durante a pandemia, a advogada Melyssa Diniz, de 24 anos, pedia em casa a caranguejada. Era um modo de, de alguma forma, manter a rotina sem sair de casa. “Era tudo no dente, na mão, voava caranguejo na casa todinha. Mas eu dava meu jeito”, brinca. Agora, ela junta pontos da campanha Boteco Bohemia: Quinta do Caranguejo para ter em casa a coleção essencial para comer a caranguejada do jeito certo. 

Apesar de considerar como essencial apenas uma cerveja bem gelada e molho e farofa bem temperados para comer caranguejo, a companhia ajuda. É por isso que, desde o início da reabertura dos bares, ela todas as quintas-feiras visita um lugar novo com sua sogra, a assistente financeira Meire Abdalah, de 50 anos. O objetivo é encontrar o melhor caranguejo de Fortaleza. 

“Você tá a semana toda sobrecarregada e na quinta-feira dá uma aliviada, o caranguejo é uma verdadeira terapia. Para mim a sexta-feira é muito mais produtiva, essa reunião da quinta recarrega minhas energias para terminar a semana”, conta Meire. 

Sobre a campanha - Há 166 anos no Brasil, a Bohemia abraça a tradição com a campanha Boteco Bohemia: Quinta do Caranguejo. A cada compra da cerveja nos bares parceiros, o cliente ganha pontos que podem ser trocados por itens essenciais no ritual da caranguejada: tábua, martelo, molheira, bowl, taça e abridor de garrafa.

Toda a linha é exclusiva e assinada com poesias do poeta cearense Bráulio Bessa. Todas as informações estão disponíveis no https://quintadocaranguejo.bohemiapuromalte.com.br/.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...