Dnocs completa 111 anos

Eis o 21 de outubro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

  • 1848 - Muda o Chefe de Polícia, assumindo o juiz Miguel Fernandes Vieira, vindo da Comarca de Granja.
  • 1909 - Aprovado o regulamento para organização da Inspetoria de Obras Contra as Secas-IOCS, que em 1919 passa a ser Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas-IFOCS em 28 de dezembro de 1945, pelo Decreto 8.486, passa a denominar-se Departamento Nacional de Obras contra as Secas-Dnocs (foto). Seu primeiro inspetor foi o engenheiro Miguel Arrojado Ribeiro Lisboa (Arrojado Lisboa), que assumiu em primeiro de novembro de 1909. A seca que castiga o Nordeste fez com que o Governo Imperial enviasse, no período de 1877/1879, uma comissão de engenheiros que determinaram a perfuração de poços, a construção de estradas de ferro e de rodagem e o armazenamento d’água. Outras comissões aqui vieram e foram extintas, até esta aprovação.
  • 1925 - Cesário Franklin e José Felício de Holanda formam a firma Franklin & Holanda, abrindo a Padaria Pedro II, no bairro do Otávio Bonfim, antigo Matadouro.
  • 1927 - Morre, em Fortaleza, Isidor Brown, antigo proprietário do Hotel de France, na Rua João Moreira,207, sendo sepultado no dia seguinte. O Hotel de France ficava no local exato onde hoje está a Associação Comercial do Ceará.
  • 1930 - O prefeito César Cals de Oliveira decreta que a Avenida Washington Luís passe a ter o nome de Avenida João Pessoa - oficializando a vontade popular - e dá o nome de Rua Paraíba à via que liga o Matadouro Modelo (atualmente Colégio Paulo VI) à Avenida João Pessoa. Depois se chamou Rua América, Rua Moacir Weyne e hoje se chama Rua Major Weyne e seu início, que era na atual Jorge Dummar, hoje é continuação da Avenida Borges de Melo, que vai até a Rua Damasceno Girão.
  • 1931 - Morre, em Fortaleza, o médico do Exército, Henrique Leite Barbosa, fortalezense de sete de julho de 1861.
  • 1939 - Encontram-se em Fortaleza as artistas pernambucanas Silene Brandão Nery e Amélia Brandão Nery. Esta segunda, quando idosa, passou a ser conhecida como Tia Amélia.
  • 1940 - Inaugura-se, na Rua Guilherme Rocha, 167, baixos do Edifício Granito, a Farmácia Santa Helena, de Silvino Cabral.
  • 1942 - Fundado o Sindicato da Construção Civil de Fortaleza que teve como primeiro presidente o engenheiro Waldir Diogo de Siqueira.
  • 1946 - Criado o Departamento Autônomo de Estradas do Rodagem-DAER, com sede na Rua Jaime Benévolo, 212, esquina com Rua Clarindo de Queirós. Depois mudar-se-ia para a Rua Assunção, 1100. Foi depois Departamento de Edificações, Rodovias e Transportes-DERT e funciona hoje em prédio vizinho ao Detran, na Avenida Godofredo Maciel, na Maraponga, com o nome de Departamento de Edificações e Rodovia-DER.
  • 1948 - Publicado o Diário Oficial do Município 4390 trazendo a Lei 83, do dia 19, que denomina de Travessa Coronel Alves Távora no São João do Tauape, transversal à Rua São Jorge. Iniciativa do vereador José Denizard Macedo de Alcântara.
  • 1948 - O prefeito Acrísio Moreira da Rocha sanciona a Lei 84, que foi publicada no dia seguinte no Diário Oficial do Município 4.391, mudando o nome do Parque da Independência, para Parque da Liberdade, restaurando assim o primeiro nome, de 13 de maio de 1890. Erroneamente, o povo chama o logradouro de “Parque das Crianças”, uma mistura de Parque da Liberdade com Cidade da Criança, esta, uma escola que ali funcionou de 1938 à atual década. A Lagoa do Garrote foi urbanizada em 1890 pelo engenheiro Romualdo de Barros, na administração do coronel Luís Antônio Ferraz, que foi o primeiro presidente do Estado. Recebia águas de alguns riachos, inclusive do que vinha da lagoinha, Praça da Lagoinha, atual Praça Capistrano de Abreu e sangrava para o Riacho Pajeú. Foi chamada de Parque da Liberdade em homenagem à abolição da escravatura e depois Parque da Independência, em 1922, no Centenário da Independência do Brasil, quando recebeu em sua entrada principal a grande estátua do índio - representando o Brasil - quebrando os grilhões que o prendiam a Portugal; foi na administração de Ildefonso Albano. Depois, em 1937 ali se instalou a Cidade da Criança dirigida pela professora Zilda Martins Rodrigues e, recentemente, a escola mudou-se para a praça que fica no riacho Pajeú na Rua 25 de Março. Memoráveis festas ali já aconteceram, como a Festa da Imprensa, promovida pela Associação Cearense de Imprensa-ACI, feiras industriais e comerciais, parques de diversões, etc. Infelizmente a Prefeitura colocou uma placa na entrada que dá para a Rua Pinto Madeira, denominando erradamente o nome de “Parque da Criança”.
  • 1950 - Toma posse, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), como membro efetivo, o médico, antropólogo e folclorista Florival Alves Seraine (Florival Seraine), saudado pelo padre Misael Gomes da Silva.
  • 1951 - Fundada em Fortaleza, a Associação Beneficente dos Servidores Municipais de Fortaleza, sendo seus estatutos publicados no Diário Oficial do Município de 27 de dezembro de 1951. A primeira diretoria foi: Presidente - Manuel de Lima Valente; Vice-presidente - Antenor Rocha Alexandre; 1º secretário - José Lopes Carneiro; 2º secretário - Umberto Rodrigues; 1º tesoureiro - Lidia de Castro Vieira; 2º tesoureiro - Gabriela Cavalcante Franco; Orador oficial - Ubirajara Coelho de Negreiros (Ubirajara Negreiros).
  • 1952 - Falece, às 6h30., em Fortaleza, o industrial salineiro Adriano Adeodato de Castro Martins (Adriano Martins). Vitimou-o um infarto no miocárdio. Era fortalezense nascido em 21 de junho de 1890. Seu sepultamento verifica-se às 17h30., no Cemitério de São João Batista, saindo o féretro de sua residência, na Avenida Francisco Sá, 2041.
  • 1961 - Morre, em Fortaleza, aos 76 anos de idade, o professor aposentado Torquato Porto, ex-diretor da Faculdade de Farmácia e Odontologia e do Liceu do Ceará. Era maranhense de São João dos Patos.
  • 1962 - Lançada a pedra fundamental da Casa do Rádio Amador do Ceará, na Avenida Visconde do Rio Branco.
  • 1963 - Morre, no Rio de Janeiro, o médico e escritor cearense Augusto Linhares. Nascera em Baturité a 24 de novembro de 1879. Existe uma avenida na Vila Velha (Barra do Ceará) com seu nome.
  • 1973 - Com a presença do ministro do Interior, Costa Cavalcante, são inauguradas várias obras, entre elas, a primeira etapa da Avenida Marechal Castelo Branco (Avenida Leste-Oeste), o Kartódromo Governador César Cals e o Edifício Arrojado Lisboa, sede do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-Dnocs, comemorando o 64º aniversário daquela repartição, responsável pela infraestrutura do Nordeste Brasileiro. O arquiteto da obra foi Marcílio Dias de Luna. Durante as comemorações aviões faziam evoluções, quando um deles se desgoverna e se projeta sobre três casas na Rua Gomes Parente, no Pirambu, matando mais de uma dezena de pessoas e deixando dezenas de feridos. O Xavante era pilotado pelo tenente aviador Pedro Rangel Molinos, que era gaúcho.
  • 1976 - Toma posse, às 8 horas, o novo comandante do Batalhão de Trânsito - Batran, tenente coronel PM Maurício de Castro, em substituição ao coronel Paulo Maria.
  • 1976 - Recebe, na Assembleia Legislativa, o título de Cidadão Cearense, o Ministro do Interior Rangel Reis, na presença do governador José Adauto Bezerra de Menezes, do engenheiro José Lins Albuquerque e do diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas engenheiro José Osvaldo Pontes.
  • 1977 - Falece, em sua casa, Joaquim Nogueira Dantas (Quincas Dantas), figura popular no bairro Mata Galinha e que promovia festas como pastoris, serestas, além de compor modinhas e em sua casa reunir grupos de músicos e cantores. Em sua casa os pais do autor destas linhas conheceram-se, namoraram e casaram-se. Quincas nascera em Fortaleza no dia 26 de julho de 1898. Hoje é nome da principal rua do Dias Macedo.
  • 1981 - O publicitário José Maria Dantas é indiciado no inquérito que apura a morte de Adélia Maria Pinheiro Firmignani, encontrada morta na Praia da Embusca, no Trairi.
  • 1981 - Inaugura-se, na Praia de Iracema, o Edifício Guimarães Duque, na Rua Tabajaras, sede da 2ª Diretoria Regional do Dnocs, projeto do arquiteto pernambucano Marcílio Dias de Luna. O prédio já foi demolido e em seu lugar está sendo construído o Aquário.
  • 1985 - Aberto o I Festival de Fortaleza do Cinema Brasileiro, em sessão solene no Cine São Luiz, com apresentação do filme “Tudo é verdade”, filmado em Fortaleza.
  • 1986 - Morre, aos 85 anos de idade, o médico Aderbal de Paula Sales, ex-deputado estadual membro da Academia Cearense de Letras-ACL. Nascera em Arraial, hoje Uruburetama, a 13 de maio de 1901.
  • 1987 - Morre, em Fortaleza, aos 69 anos de idade, o engenheiro agrônomo e ex-deputado estadual, constituinte de 1947, Antônio Danúsio Barroso, filho de Itapipoca, nascido a 10 de julho de 1918.
  • 1990 - Incêndio de grandes proporções destrói a loja Magen Roupas, na Rua Senador Pompeu, 1140, no Centro de Cidade.
  • 1991 - Morre, em Fortaleza, o odontólogo e artista plástico José Eduardo Ribeiro Pamplona (Eduardo Pamplona), cearense de Fortaleza nascido em 06/12/1922. Fez parte da formação do conjunto Vocalistas Tropicais.
  • 1991 - No Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), toma posse, na cadeira antes ocupada por Manuel Albano Amora, o novo membro, jornalista e pesquisador Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), que é saudado pelo consócio João Hipólito Campos de Oliveira.
  • 1993 - Morre, em Fortaleza, o advogado Antônio Barros dos Santos, ex-delegado de polícia, ex-deputado, participou de sete legislaturas. Constituinte de 1947. Nascera em Castro, atual Itapiúna, município de Baturité, no dia 13 de junho de 1909.
  • 1996 - Após ser reformado, o Palácio João Brígido, antigo Palácio do Bispo, na Rua São José, recebe novamente o Gabinete do Prefeito, voltando à condição de Paço Municipal.
  • 2001 - Ás 16 horas, o professor universitário cearense Carlos Humberto Souza Andrade (Professor Pepe), aposentado, morre, aos 59 anos de idade, durante um acidente de trânsito em São Luís, no Maranhão. Pepe era o coordenador da unidade do Centro de Ensino Tecnológico-Centec, em Sobral. O corpo do Professor Pepe chegou a Fortaleza no início da noite de domingo sendo aqui sepultado.
  • 2003 - Recebe a Medalha João Otávio Lobo, em sessão solene realizada no Plenário 13 de Maio, na Assembleia Legislativa, às 11 horas, o professor Marcondes Rosa de Sousa.
  • 2006 - Morre o repórter policial Jorge Ribeiro “Jorginho”, faltando menos de uma semana para completar 50 anos de idade. Estava fazendo um pagamento no Centro da Cidade, à tarde, quando começou a passar mal. Pediu ajuda a populares que o socorreram levando para o Hospital César Cals. Na emergência, pedia socorro e arrancava sua camisa. Teve convulsões durante 40 minutos, os médicos tentaram reanimá-lo, sem êxito. O corpo foi levado ao Sistema de Verificação de Óbito-SVO, onde foi constatada a morte por um ataque fulminante de coração. Sofria de diabetes e pressão alta, e tomava medicamentos diariamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses