Unifor lança Ciclo de Encontros Virtuais com Jovens Cineastas


Com o intuito de aproximar os estudantes da Produção Brasileira Contemporânea de Curtas-Metragens, o Cine Experiência LAB do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza (Unifor) lança um Ciclo quinzenal de Encontros Virtuais com Jovens Cineastas.
A primeira conversa acontece nesta quinta-feira (10), às 16 horas, recebendo as cineastas Nathália Tereza (foto acima) e Ana Paula Málaga (foto abaixo), formadas pela Universidade Estadual do Paraná (UEPR). Elas realizaram juntas os premiados curtas:
  • 'A Outra Margem' (2015).
  • 'De Tanto Olhar o Céu Gastei Meus Olhos' (2017).
  • 'A Mulher Que Sou' (2019).


O CineExperiência LAB integra o Programa Cine Experiência de realização do Curso de Cinema da Unifor e tem como objetivo o desenvolvimento de curtas-metragens de ficção, partindo de uma visão integradora e colaborativa dos processos de roteiro, produção, direção e pós-produção. Os encontros virtuais são gratuitos e abertos ao público. Para se inscrever, os interessados devem preencher a ficha de inscrição aqui. Os inscritos vão receber por e-mail, previamente a cada encontro, os links para as sessões e para os filmes dos realizadores com os quais terão a oportunidade de dialogar. 
A coordenadora do Curso de Cinema e Audiovisual da Unifor, professora Bete Jaguaribe, acentua a importância do Programa Cine Experiência: “é um programa inédito, que articula todas as etapas do processo de realização, num ambiente de reflexão e criação. O processo amadurece os alunos, que são provocados a partir das tensões próprias dos ambientes profissionais”, observa.
Programa Cine Experiência - O itinerário formativo percorre toda a trajetória da formação em Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, no âmbito de sete disciplinas sequenciais orientadas por dispositivos temáticos, priorizando as questões relacionadas à experiência social contemporânea e aos processos artísticos dos estudantes:
  • Cine Experiência I (Olhar o Mundo).
  • Cine Experiência II (Narrar o Mundo).
  • Cine Experiência III (Inventar o Real).
  • Cine Experiência IV (Expandir o Real).
No Programa há o Cine Experiência LAB, sendo um circuito imersivo de quatro semestres, que se inicia com a disciplina de Roteiro II, quando os estudantes começam a construção de histórias. O percurso se estende em Cine Experiência V (Desenvolvimento de projetos), Cine Experiência VI (Realização), e Cine Experiência VII (Montagem e Edição).


Formação em Roteiro - O Programa de Formação em Roteiro do Curso de Cinema da Unifor inscreve até esta sexta-feira (11) para o Núcleo Primeira Versão. Agora, com uma novidade: gratuito e aberto ao público, o Programa receberá projetos oriundos de outros Estados da Região Nordeste, com uma vaga exclusiva para o Ceará. A experiência é inédita no Brasil, sendo destinada a estudantes e roteiristas de primeira viagem, que buscam desenvolver suas primeiras obras no terreno da ficção.
Serão selecionadas cinco propostas de roteiros de longa-metragem ou séries de ficção para acompanhamento, desde a ideia até as primeiras versões do argumento do roteiro. As vagas serão ocupadas da seguinte maneira: três vagas serão exclusivas de estudantes do Curso de Cinema da Unifor, enquanto para as duas vagas externas à Universidade, ficando uma vaga reservada para o Ceará e a segunda para os demais Estados Nordestinos (Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia).
A dinâmica do Núcleo Primeira Versão, projeto tutorado pelo professor Daniel Tavares, é construída com análises e discussões coletivas, sempre pontuada por etapas de escritura dos projetos. 
"A abertura de inscrições do Núcleo Primeira Versão aos estudantes e roteiristas externos à Universidade de Fortaleza está em sintonia com o compromisso do Curso de Cinema e Audiovisual em colaborar ainda mais com os processos de formação e desenvolvimento do audiovisual cearense e da região Nordeste", destaca Daniel Tavares (foto), que é roteirista e consultor de roteiro de produções dos mais distintos lugares da América Latina.
Inscrições - Para se inscrever, os interessados devem preencher a ficha de inscrição neste link até esta sexta (11). As inscrições são por projeto e a seleção será feita a partir do potencial das propostas apresentadas. Podem ser submetidos projetos em estágio de desenvolvimento a partir da sinopse ou do próprio argumento. Após duas faltas ou não participação ativa nos encontros e nas devolutivas, o projeto dará lugar ao próximo na lista de espera enquanto retorna à fila do rodízio. O acompanhamento é válido pelo semestre 2020.2.
O Programa de Formação em Roteiro da Universidade de Fortaleza, coordenado pelos professores e roteiristas Daniel Tavares, Glauber Filho e Marcelo Müller, percorre toda a graduação, com práticas de disciplinas e pesquisas de desenvolvimento de projetos por meio de núcleos criativos. As áreas de atuação de um roteirista hoje em dia são vastas, com o avanço das ferramentas virtuais, o mercado observa toda uma expansão, por isso a grande relevância do Programa, que contribui para a pensamento e a reflexão da escrita de narrativas.

Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da Unifor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses