Jornada Cearense de Atendimento Pré e Hospitalar na Unifor

Os profissionais que estão na rua para salvar vidas, ou mesmo nos hospitais recebendo, diariamente, dezenas de indivíduos acidentados, em situações de risco de morte, encaram desafios técnicos, científicos e até psicológicos, pois precisam tomar decisões e atitudes que valerão a vida de alguém. Pensando na capacitação profissional e emocional desses profissionais, a Cooperativa de Atendimento Pré-Hospitalar (COAPH) promoverá, nos dias 11,12 e 13 de dezembro, a IV Jornada Cearense de Atendimento Pré e Hospitalar, na Universidade de Fortaleza (Unifor).
O evento, que tem como objetivo central promover debates técnicos e científicos, oficinas e palestras, proporcionando aprendizado contínuo a serem aplicados na rotina diária dos atendimentos de emergência, é voltado para os estudantes de medicina, enfermeiros, socorristas e profissionais da área de atendimento pré-hospitalar ou militar.
Com uma programação intensa e diversificada, a IV Jornada tratará de assuntos como as verdades e os mitos no resgate em altura; as novas tecnologias utilizadas nos salvamentos em geral; as práticas, desafios e novas perspectivas na urgência pré-hospitalar; as condições psicológicas dos socorristas e muito mais. O evento contará com a presença de renomados palestrantes, entre eles profissionais do Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências (Grau) de São Paulo e da urgência e emergência do Estado do Ceará.
“Nossa cooperativa está em atuação desde 2009. Nascemos com o intuito de apoiar os profissionais de uma nova classe: os de atendimento pré-hospitalar. As nossas jornadas são voltadas para que esses profissionais contribuam cada vez mais com o crescimento e melhoria dos serviços de pré-hospitalar em nosso estado e em nosso país”, afirma o presidente da COAPH, Newton Lacerda. Ainda de acordo com o presidente, é necessário investir sempre nos profissionais que fazem diferença na vida dos cidadãos. “Investir nos profissionais que salvam vidas é um investimento para toda uma sociedade. A COAPH prepara e qualifica seus cooperados para o melhor desempenho de suas funções e os deixa aptos a enfrentar da forma mais competente e técnica qualquer desafio que a profissão os impõe”, completa.
Sobre a COAPH - A Cooperativa de Atendimento Pré-Hospitalar (COAPH) surgiu em 20 de Agosto de 2009 com o objetivo maior de apoiar os profissionais de uma nova classe: o Atendimento Pré-hospitalar, proporcionando a estes, as vantagens do sistema de cooperativismo, dando uma legalidade jurídica para suas atividades.
Entre as suas atribuições, destaca-se a valorização do profissional, com programas de incentivo, trazendo aos cooperados garantias estabelecidas por lei, acerca de seus benefícios.
Sua Missão: Priorizar o capital humano. Comprometer-se com a saúde e o bem estar, através de profissionais preparados e qualificados da área de pré-hospitalar, primando pela excelência no atendimento e serviços realizados.
Sua Visão: Atender as demandas necessárias por meio de soluções eficientes, buscando uma contínua e progressiva gestão competente e humanizada, contribuindo com o crescimento e melhoria dos serviços de pré-hospitalar em nosso estado e em nosso país. 
Programação
SEGUNDA 11/12 - OFICINAS de 08h às 17h
OFICINA 1 - Reanimação Cardiopulmonar Adulto
- Turma 1 Manhã (08 as 12h)
- Turma 2 Tarde (13 as 17h)
OFICINA 2 - Reanimação Cardiopulmonar Pediátrico
- Turma 1 manhã (08 as 12h)
- Turma 2 tarde (13 as 17h)
OFICINA 3 - Manejo de Equipamentos na Urgência e Emergência.
- Turma 1 manhã (8 as 12h)
- Turma 2 tarde (13 as 17h)
OFICINA 4 - Terapia Transfusional
Turma 1 (8 as 17h)
COQUETEL 11/12
“Melhores da Saúde do ano de 2017”
- Apresentação Cultural
- Homenagem aos “Destaques Saúde 2017”
- LOCAL: Auditório Biblioteca/Unifor
*Aberto aos participantes do evento.
TERÇA 12/12
8h Credenciamento;
8h15 Mesa de Abertura;
8h30 Aeromédico: Experiência do Águia de São Paulo (Jorge Michael Ribera Grau/SP);
9h30 Intervalo;
10h às 11h Segurança do Paciente na Assistência Pré-hospitalar (Daniel Lima Samu Fortaleza);
11h às 12h Compreensão do Esmagamento (Jorge Michel Ribera Grau/SP);
12h Almoço;
13h Assistência a Múltiplas Vítimas (Dr. Ricardo Vanzetto);
14h Assistência de Urgência ao Grande Queimado Eliane Maciel Centro de Queimados do IJF;
15h Mesa Redonda: Condições de Trabalho e Saúde do Trabalhador da Urgência (Juliana Cavalcante (Unifor); Mateus Estevam (UFRN);
16h Resposta Avançada ao Desastre (Ricardo Vanzetto Grau/SP);
QUARTA 13/12
8h às 9h Desafios e Novas Perspectivas na Urgência Pré-hospitalar ( Kitt Rola/Unimed Urgente);
9h às 9h15 Intervalo;
9h15 às 10h30 Cuidados Pós PCR na Assistência Pré- Hospitalar (Dr. Edilson Ferreira/SAMU 192 CE);
10h30 às 12h Uso Racional do Sangue (Luciana de Barros Carlos/IJF);
12h Almoço;
13h Resgate em Altura: Mitos, Verdades e Novas Tecnologias (Dr. Elvis Lima Pereira;
14h Tomada de Decisão no APH: quando fazer, mandar fazer ou correr? (Caesar Fontes/ SAMU 192 Fortaleza);
15h Desafios na Classificação de Risco em Serviço de Pronto Atendimento (Karine Girão/UPA);
16h Práticas Docentes com Simulação Realística e suas Interfaces com a Aprendizagem Significativa (Juliana Freitas/Unifor).
Encerramento e entrega dos Certificados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto