Os profissionais que estão na rua para salvar vidas, ou mesmo nos hospitais recebendo, diariamente, dezenas de indivíduos acidentados, em situações de risco de morte, encaram desafios técnicos, científicos e até psicológicos, pois precisam tomar decisões e atitudes que valerão a vida de alguém. Pensando na capacitação profissional e emocional desses profissionais, a Cooperativa de Atendimento Pré-Hospitalar (COAPH) promoverá, nos dias 11,12 e 13 de dezembro, a IV Jornada Cearense de Atendimento Pré e Hospitalar, na Universidade de Fortaleza (Unifor).
O evento, que tem como objetivo central promover debates técnicos e científicos, oficinas e palestras, proporcionando aprendizado contínuo a serem aplicados na rotina diária dos atendimentos de emergência, é voltado para os estudantes de medicina, enfermeiros, socorristas e profissionais da área de atendimento pré-hospitalar ou militar.
Com uma programação intensa e diversificada, a IV Jornada tratará de assuntos como as verdades e os mitos no resgate em altura; as novas tecnologias utilizadas nos salvamentos em geral; as práticas, desafios e novas perspectivas na urgência pré-hospitalar; as condições psicológicas dos socorristas e muito mais. O evento contará com a presença de renomados palestrantes, entre eles profissionais do Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências (Grau) de São Paulo e da urgência e emergência do Estado do Ceará.
“Nossa cooperativa está em atuação desde 2009. Nascemos com o intuito de apoiar os profissionais de uma nova classe: os de atendimento pré-hospitalar. As nossas jornadas são voltadas para que esses profissionais contribuam cada vez mais com o crescimento e melhoria dos serviços de pré-hospitalar em nosso estado e em nosso país”, afirma o presidente da COAPH, Newton Lacerda. Ainda de acordo com o presidente, é necessário investir sempre nos profissionais que fazem diferença na vida dos cidadãos. “Investir nos profissionais que salvam vidas é um investimento para toda uma sociedade. A COAPH prepara e qualifica seus cooperados para o melhor desempenho de suas funções e os deixa aptos a enfrentar da forma mais competente e técnica qualquer desafio que a profissão os impõe”, completa.
Sobre a COAPH - A Cooperativa de Atendimento Pré-Hospitalar (COAPH) surgiu em 20 de Agosto de 2009 com o objetivo maior de apoiar os profissionais de uma nova classe: o Atendimento Pré-hospitalar, proporcionando a estes, as vantagens do sistema de cooperativismo, dando uma legalidade jurídica para suas atividades.
Entre as suas atribuições, destaca-se a valorização do profissional, com programas de incentivo, trazendo aos cooperados garantias estabelecidas por lei, acerca de seus benefícios.
Sua Missão: Priorizar o capital humano. Comprometer-se com a saúde e o bem estar, através de profissionais preparados e qualificados da área de pré-hospitalar, primando pela excelência no atendimento e serviços realizados.
Sua Visão: Atender as demandas necessárias por meio de soluções eficientes, buscando uma contínua e progressiva gestão competente e humanizada, contribuindo com o crescimento e melhoria dos serviços de pré-hospitalar em nosso estado e em nosso país.
Programação
SEGUNDA 11/12 - OFICINAS de 08h às 17h
OFICINA 1 - Reanimação Cardiopulmonar Adulto
- Turma 1 Manhã (08 as 12h)
- Turma 2 Tarde (13 as 17h)
OFICINA 2 - Reanimação Cardiopulmonar Pediátrico
- Turma 1 manhã (08 as 12h)
- Turma 2 tarde (13 as 17h)
OFICINA 3 - Manejo de Equipamentos na Urgência e Emergência.
- Turma 1 manhã (8 as 12h)
- Turma 2 tarde (13 as 17h)
OFICINA 4 - Terapia Transfusional
Turma 1 (8 as 17h)
COQUETEL 11/12
“Melhores da Saúde do ano de 2017”
- Apresentação Cultural
- Homenagem aos “Destaques Saúde 2017”
- LOCAL: Auditório Biblioteca/Unifor
*Aberto aos participantes do evento.
TERÇA 12/12
8h Credenciamento;
8h15 Mesa de Abertura;
8h30 Aeromédico: Experiência do Águia de São Paulo (Jorge Michael Ribera Grau/SP);
9h30 Intervalo;
10h às 11h Segurança do Paciente na Assistência Pré-hospitalar (Daniel Lima Samu Fortaleza);
11h às 12h Compreensão do Esmagamento (Jorge Michel Ribera Grau/SP);
12h Almoço;
13h Assistência a Múltiplas Vítimas (Dr. Ricardo Vanzetto);
14h Assistência de Urgência ao Grande Queimado Eliane Maciel Centro de Queimados do IJF;
15h Mesa Redonda: Condições de Trabalho e Saúde do Trabalhador da Urgência (Juliana Cavalcante (Unifor); Mateus Estevam (UFRN);
16h Resposta Avançada ao Desastre (Ricardo Vanzetto Grau/SP);
QUARTA 13/12
8h às 9h Desafios e Novas Perspectivas na Urgência Pré-hospitalar ( Kitt Rola/Unimed Urgente);
9h às 9h15 Intervalo;
9h15 às 10h30 Cuidados Pós PCR na Assistência Pré- Hospitalar (Dr. Edilson Ferreira/SAMU 192 CE);
10h30 às 12h Uso Racional do Sangue (Luciana de Barros Carlos/IJF);
12h Almoço;
13h Resgate em Altura: Mitos, Verdades e Novas Tecnologias (Dr. Elvis Lima Pereira;
14h Tomada de Decisão no APH: quando fazer, mandar fazer ou correr? (Caesar Fontes/ SAMU 192 Fortaleza);
15h Desafios na Classificação de Risco em Serviço de Pronto Atendimento (Karine Girão/UPA);
16h Práticas Docentes com Simulação Realística e suas Interfaces com a Aprendizagem Significativa (Juliana Freitas/Unifor).
Encerramento e entrega dos Certificados
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.