Medalha Paulo Marcelo Martins Rodrigues para Luiz Gonzaga Porto Pinheiro


O médico Luiz Gonzaga Porto Pinheiro recebe a Medalha Paulo Marcelo Martins Rodrigues na próxima quinta-feira (7), às 18 horas, no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE).
Luiz Gonzaga Porto Pinheiro nasceu em Iracema, filho de Francisco Miranda Pinheiro e Ceci Porto Miranda, cidadãos sertanejos que migraram para Fortaleza, coroados por uma vontade familiar devocional de propiciarem melhores condições formacionais para seus filhos, sonho conseguido de maneira diamantina, dando à sociedade cearense, figuras que engrandecem pela decência, educação e comportamentabilidade para o Ceará.

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1975), Mestrado em Cirurgia pela Universidade Federal Fluminense (1985) e Doutorado em Cirurgia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Atualmente é Professor Titular/PROPAP da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED-UFC) regime de 40 horas. Coordenador da Disciplina Opcional de Mastologia, FAMED-UFC. Coordenador do Laboratório de Cirurgia Experimental Saul Goldemberg da Pós-graduação do Departamento de cirurgia da FAMED-UFC. Líder do Grupo de Pesquisa GEEON – Grupo de Educação e Estudos Oncológicos da UFC cadastrado no Diretório de Pesquisa do CNPq atuando na linha de pesquisa Identificação Bioquímica do Marcador do Linfonodo Sentinela Autólogo do Sangue. Presidente da Sociedade Cearense de Cancerologia. Presidente da ONG-Grupo de Educação e Estudos Oncológicos, extensão do Departamento de Cirurgia da FAMED-UFC. Foi Chefe do Departamento de Cirurgia FAMED-UFC, Coordenador do 7º semestre do Curso de Medicina FAMED-UFC e Coordenador do Módulo de Oncologia. Chefe do Serviço de Mastologia da Maternidade Escola Assis Chateaubriand-MEAC/Hospital das Clínicas-UFC. Consultório Particular na área de Oncologia/Mastologia.
A Medalha Paulo Marcelo Martins Rodrigues, maior honraria outorgada pelo Legislativo Cearenses, criação legislativa/parlamentar do deputado Fernando Hugo, objetiva reconhecer destaques de pessoas ligadas a Medicina.
“Ontem, neste exercício hipocrático, Paulo Marcelo curava ensinando. Hoje, Luiz Porto ensina curando. Ambos, sem dúvida alguma, frutas raríssimas no diarismo de suas ações médicas serão eternos na história sempre viva da medicina cearense, brasileira e mundial”, ressaltou o deputado Fernando Hugo.
A MEDALHA - A medalha foi instituída no âmbito do Poder Legislativo em junho de 1995 e modificada em dezembro de 2016. A concessão será feita em anos ímpares, por deliberação da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará, e destinada a agraciar personalidades eminentes que hajam direta ou indiretamente prestado relevantes serviços à saúde no Estado do Ceará.
A seleção é feita mediante lista tríplice da Comissão de Saúde do Poder Legislativo, organizada de acordo com informações solicitadas ao Conselho Estadual de Saúde, Secretaria de Saúde do Estado, Conselho Regional de Medicina e Universidade Estadual do Ceará.
PAULO MARCELO MARTINS RODRIGUES - Nascido em 29 de dezembro de 1933, em família de bacharéis do Direito, graduou-se na Faculdade de Ciências Médicas (UFRJ) em 1960. Retornou a Fortaleza em 1961 para integrar a orientação do regime de internato da FM-UFC. Iniciou sua carreira universitária em 1962, como instrutor de ensino da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, tendo sido também professor colaborador da Universidade de Brasília (UnB). Além de suas atividades acadêmicas, o professor Paulo Marcelo foi membro das Sociedades Brasileiras de Gastroenterologia, de Nefrologia e de Cardiologia e teve trabalhos publicados nas áreas do ensino e do pensamento médico. Foi também presidente do Centro Médico Cearense, diretor no sindicato dos Médicos e no Cremec-CE.
Considerado por expoentes da sociedade médica como “divisor de águas da medicina cearense”, foi exemplo de mestre e profissional de nobres qualidades. Lançou as bases científicas do exercício clínico, introduzindo uma nova maneira de fazer medicina no Ceará. “A saúde é um processo de maximização possível do bem-estar em todas as suas vertentes, na biológica, na psicológica, na social e na ecológica”. Estas palavras, que aparecem na primeira página do livro Paulo Marcelo Martins Rodrigues, O divisor de águas na medicina do Ceará, de autoria de Marcelo Gurgel Carlos da Silva, dão mostras da importância que o homenageado dava a todas as acepções do termo.
Escolhido para dar nome à Liga de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará e à Comenda cedida pelo Poder Legislativo, o Paulo Marcelo Martins Rodrigues será sempre lembrado por ter sido um profissional abnegado e amante da medicina e também por suas qualidades de professor dedicado e exemplar, considerado por muitos como tendo sido um reformador do ensino médico no Ceará. Faleceu em 8 de janeiro de 1989, vítima de enfarte fulminante, deixando mulher e três filhos. Muitos médicos formados seguiram os caminhos iniciados por ele, por isso, sua memória permanece viva como exemplo para as sucessivas gerações de médicos daquele que fez história arte hipocrática entre os cearenses.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ciclo Carnavalesco 2024

Promoção Skyler Lifewear

Futricas Fortalezenses