Pular para o conteúdo principal

Aquasis lamenta morte de pesquisadores



Três técnicos da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) morreram intoxicados, no final da tarde de hoje, no Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos, localizado no Serviço Social do Comércio (Sesc), em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Um primeiro técnico entrou na casa de filtros para fazer manutenção e respirou um gás tóxico. Outros dois pesquisadores foram ajudá-lo e também morreram asfixiados com o gás ainda não identificado pelos Bombeiros. Um quatro técnico que tentou socorrer as três vítimas desmaiou e foi levado para o hospital, onde está em observação.
Os nomes das vítimas não foram revelados. Em nota a Aquasis reconhece que as vítimas sofreram "um acidente de trabalho". Na nota, a Aquasis que trata principalmente de recuperação de animais aquáticos em perigo destaca que "neste momento estamos dando toda atenção e suporte às famílias das vítimas, bem como adotando todas as providências necessárias para minimizar a dor desse momento de perda". O Sesc também através de nota lamentou o ocorrido, "mas não tem nenhuma participação no acontecido".
A capitã do Corpo de Bombeiros, Juliana Freire, que esteve na Aquasis, revelou que encontrou as vítimas já mortas. "Fizemos as massagens cardíacas, mas eles não reagiram, pois ao inalar gás tóxico desmaiaram e acabaram por falecer", informou.
A Aquasis é uma Organização Não Governamental fundada há mais de 20 anos com a finalidade de proteger espécies ameaçadas e habitats importantes para a conservação da biodiversidade no Ceará. É a primeira vez que sua equipe multidisciplinar sofre um acidente fatal.
Eis a nota na integra da Aquasis:
"A AQUASIS - Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas ​Aquáticos, organização da sociedade civil atuante na área ambiental, especialmente na proteção de animais em extinção, lamenta e enfrenta neste momento grande pesar após o incidente ocorrido na tarde desta quinta-feira (19), em suas dependências do Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos em Iparana-Caucaia, espaço cedido pelo Sesc. Durante um procedimento de manutenção na casa de filtros, infelizmente 3 de nossos profissionais se envolveram em um acidente de trabalho, vindo à óbito. Neste momento, estamos dando toda a atenção e suporte às famílias das vítimas, bem como adotando todas as providências legais e necessárias para minimizar a dor desse momento de perda, assim como as autoridades competentes."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...