Grafiteiras na CMfor

Mulheres grafiteiras homenageadas na CMFor (foto André Lima)
A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene, em homenagem as mulheres grafiteiras de Fortaleza, por alusão ao Dia do Grafiteiro, comemorado em 31 de março. O evento foi proposto pela vereadora Larissa Gaspar (PPL), através do requerimento 0555/2017, aprovado pela Casa Legislativa. Na justificativa, a parlamentar observa que o evento consiste em uma oportunidade ímpar de dar visibilidade e congratular as mulheres que, em Fortaleza, dedicam-se ao grafite, como relevante arte urbana, utilizada, em ampla maioria, como forma de chamar a atenção da sociedade para as questões sociais e culturais.
A sessão foi presidida pela proponente vereadora Larissa Gaspar, representando, no ato, o presidente da CMFor, vereador Salmito Filho (PDT). A mesa contou com as seguintes personalidades: Davi Barros, coordenador de Políticas de Juventude do Governo do Estado do Ceará; Cristiano Pereira, coordenador Executivo de Igualdade Social; Preto Zezé, presidente da CUFA; Tubarão, membro da VTS Crew; Júnior Animal, curador da Caleidoscópio Galeria de Arte
Em sua fala de boas vindas aos presentes, a vereadora Larissa Gaspar, afirmou ser, “esse momento simbólico, singelo, mas recheado de significado. Foi a partir da periferia, dos guetos de Nova Iorque, onde as pessoas começaram a utilizar o grafite com sua visão de mundo. Hoje essa arte ganha uma nova dimensão. Temos muitos muros, prédios que trazem muitas formas de arte urbana e verificamos quanto isso influencia a autoestima e contribui para ao ordenamento urbano. Espaços antes marginalizados, recebem intervenções e a população abraça e assim esses locais passam a ter uma nova vida”, observou.
Para Larissa, a homenagem é uma forma de reconhecer o grafite como uma manifestação artística e que esse reconhecimento seja estendido para que a Prefeitura de Fortaleza possa ver essa arte de forma diferenciada. “Que editais possam ser abertos para valorizar estas manifestações. Estamos com um projeto de lei reconhecendo o grafite como manifestação artística, e estabelecendo a semana e o dia municipal do Grafite. Queremos discuti-lo em uma audiência”, revelou.
Com relação a homenagem às mulheres grafiteiras, ela esclareceu que por estarmos no mês de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher e como seu mandato tem um trabalho forte nessa área, pensou na solenidade para dar visibilidade a arte que as mulheres estão fazendo no grafite. “Apesar dos preconceitos que sofrem, elas continuam com suas contribuições. Acreditamos que isso tem que ser reconhecido, valorizado e sobretudo comentado. Essa é uma noite de reconhecimento a essas mulheres que não temem mostrar seus sentimentos, pensamentos. Só tenho a agradecer a cada uma que aceitou essa nossa homenagem”, concluiu.
Em seguida foi apresentado um vídeo produzido pelo mandato da parlamentar, mostrando um pouco da história e a realidade atual dessa arte urbana. Ato contínuo, foi feita a entrega de certificados em homenagem às mulheres grafiteiras. A primeira homenagem foi para Heteia Braga Ramos (in memoriam) representada por sua mãe Margarida Paulo Braga Ramos. Em seguida: Teresa Cristina Pereira Braga; Suzan Pagani Maranhão,. Bianca Celina Migino Lomônaco; Érika Maria Gomes Miranda; Maria Rosiane Alexandre da Silva; Francisca Viviane Lima Dias; Ana Rachel Mendes Lopes, Cecilia de Queiroz Shiki, Alexsandra de Assis Santana Ribeiro e o Coletivo Mulheres no Graffiti, representado por Raquel Santos da Silva.
Algumas homenageadas falaram em nome de todas as homenageadas. Teresa Dequinta agradeceu a vereadora e as “meninas que estão fortalecendo essa luta. Sabemos a dificuldade que é a mulher atuar nesse tipo e arte. Queremos que nossa voz seja ouvida e sejamos requisitados também para os projetos, e pensar numa curadoria coletiva e não somente masculina”, destacou. Já Francisca Viviane Dias fez um agradecimento a vereadora pelo reconhecimento a cultura e observou que o grafite tem 20 anos de história em Fortaleza e pela primeira vez está sendo reconhecida nna Câmara da cidade. “Precisamos de mais momentos como esse. Se vamos construir uma semana de grafite que homenageemos a Heteia que foi quem deu visibilidade nacional a esse nosso trabalho”, pontuou. Falou, ainda, Raquel França. “Estamos aqui não só por nós, mas por todas as mulheres que fazem da sua rua um campo de batalha. Que esse passo mostre que fomos ouvidas. Vamos continuar essa luta na cidade, estado e no país. É nós, por nós!” concluiu. O presidente da CUFA, Preto Zezé também falou sobre o preconceito e a necessidade de reconhecimento da arte urbana pela população e poderes públicos.
http://wp.cmfor.ce.gov.br/cmfor/camara-presta-homenagem-as-mulheres-grafiteiras-de-fortaleza/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses