Urina escura

Sobe para cinco. no Ceará, os casos notificados de mialgia aguda não esclarecida, conhecida como doença da urina escura.
Através de nota técnica a Secretaria de Saúde do Estado revela que são casos de origem em Fortaleza(três), um residente em Salvador e outro de São Paulo. São três mulheres e dois homens com a doença no Estado. Até semana passada eram três casos no Ceará.
As autoridades de Saúde do Ceará orientam profissionais sobre a importância da notificação e coleta de amostras para o tratamento dos casos de “mialgia aguda a esclarecer”.
Segundo a nota técnica da Secretaria de Saúde do Ceará, "a mialgia aguda a esclarecer não é doença de notificação compulsória, mas pode se tratar de um evento de saúde pública inusitado. Por isso, precisa ser notificado e monitorado para identificação do agente causador da doença. As pessoas que apresentaram urina escura também tiveram dores musculares intensas e de início súbito nos membros inferiores e superiores, como também na região cervical, principalmente".
As secretarias de Saúde do Ceará e de Fortaleza monitoram a ocorrência e investigam os casos com objetivo de esclarecer a causa desses sintomas, considerando o cenário epidemiológico e a similaridade com os casos notificados na Bahia.
Os acometidos apresentaram dores musculares intensas de início súbito, acometendo principalmente a região cervical, membros inferiores e superiores, mudança na tonalidade da urina (variando entre vermelho escuro e castanho), elevações significativas nas dosagens da cretinofosfoquinase (CPK) e os níveis hepáticos (TGO e TGP).
De acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará não houve relato de febre, cefaleia, artralgia ou exantema. Foi realizada coleta de amostras dos pacientes para diagnóstico laboratorial e diferencial (leptospirose, dengue e hepatite).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto