terça-feira, janeiro 31

Haddad defende importância da arte urbana

Foto: Estadão Conteúdo
O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) defendeu nesta terça-feira (31), a importância do grafite para o espaços urbanos. A declaração do petista foi dada no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, local onde ele participou de um debate com o tema "Reinvenção das Fronteiras", mesa de discussão que integra a programação da 10ª bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE).

domingo, janeiro 29

José Guimarães diz que PT deve ter mesma posição do PDT e PCdoB na Câmara Federal

O líder da minoria na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT) defendeu que o PT debata com o PCdoB e PDT para construir uma posição unitária na disputa pelo comando da Casa Legislativa.
A declaração do deputado petista aconteceu neste domingo (29), na Praça Verde do Dragão do Mar, onde ele assistiu a um debate sobre economia com participantes como o presidenciável Ciro Gomes (PDT), a ex-deputada federal Luciana Genro (PSOL), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) e o governador do Piauí Wellington Dias (PT). O debate faz parte da programação da 10ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE).

PCdoB vai se reunir com bancada da oposição para decidir posição no Senado

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) afirmou neste domingo (29) que o PCdoB no Senado Federal, partido o qual ela é a única representante, vai se reunir com os senadores dos outros partidos de oposição ao governo federal, para decidir uma posição sobre as eleições para a presidência do Casa Legislativa. 
Eunício Oliveira (PMDB) é o único candidato oficial na disputa até o momento de fechamento dessa matéria.
A declaração foi dada pela senadora depois de participar de um debate na Bienal da UNE, que acontece no Dragão do Mar.

PSOL pode ter candidato ao comando da Câmara Federal

A ex-deputada federal e candidata nas eleições presidenciais de 2014, Luciana Genro (PSOL) afirmou neste domingo (29), que é possível que o PSOL lance um candidato para participar da disputa pelo comando da Câmara dos Deputados, que vai ser decidida no próximo dia dois de fevereiro.


A declaração foi dada após debate ocorrido durante a Bienal da UNE, que acontece no Dragão do Mar.

sexta-feira, janeiro 27

Beto Barbosa

O cantor Beto Barbosa preso, hoje, na loja Meireles do supermercado Pão de Açúcar, mantém show marcado para amanhã, às 20 horas, no Kukukaya, em Fortaleza. A assessoria do cantor informou nesta tarde que ele se apresenta amanhã juntamente com Demir Neves, Yara Pâmela e Forró Paratodos, na festa de encerramento das férias de janeiro, na casa de shows Kukukaya.
Beto Barbosa foi levado para o 2º Distrito Policial, na Aldeota, algemado, após ter discutido com policiais e ter agredido vigilantes do Pão de Açúcar. O cantor disse que discutiu com os vigilantes, "porque comprei a briga de crianças e mendigos que são impedidos de receber esmolas naquele supermercado".
Beto Barbosa relatou na Delegacia que ia dar uma lata de leite em pó a uma crianças, quando foi impedido pelos vigilantes do supermercado. "Dei a lata de leite a crianças e os seguranças não gostaram. Em sempre ajudo as criantes carentes ali", afirmou ao delegado Dionísio Amaral.
O cantor fez exame de corpo delito e aguarda habeas corpus impetrado por seu advogado, Gregory Barbosa, que é filho de Beto Barbosa.

Coletiva do Futebol

A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude do Gabinete do Governador apresenta, durante coletiva de imprensa, às 14h30 da próxima segunda-feira (30), o planejamento para a setorização de torcidas organizadas na Arena Castelão e outras medidas que buscam a pacificação entre as agremiações. O encontro está marcado para o Auditório Blanchard Girão, da Secretaria do Esporte (Sesporte), na Arena Castelão, e contará com a participação de representantes da Federação Cearense de Futebol (FCF), de Ceará e Fortaleza, da concessionária Luarenas, Ministério Público, Polícia Militar e associação das torcidas organizadas.
Serviço
Coletiva - Setorização de torcidas organizadas na Arena Castelão
Local: Auditório Blanchard Girão, na Arena Castelão (Av. Alberto Craveiro, 2901)
Data: 30/01/2017
Hora: 14h30.

Coletiva da Saúde

A Secretaria da Saúde do Estado realizará, na próxima segunda-feira, às 9h30, coletiva de imprensa com o secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi, sobre índices do setor alcançados pela rede hospitalar estadual e por outros serviços da Saúde em 2016. A rede pública realizou 55.903 cirurgias no ano passado, 7,4% a mais em relação a 2015.
Serviço
Balanço da Saúde em 2016
Data: 30 de janeiro de 2017
Horário: 9h30
Local: Secretaria da Saúde do Ceará – Avevida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema.

HapVida contra violência

Até 2014, o Brasil registou 59.624 mil homicídios, um crescimento de mais de 20% em relação ao ano de 2003, de acordo com o Atlas da Violência 2016, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FPSP). O estudo também destacou que a região Nordeste, seguida pela região Norte, possui as cidades com a maior escalada de violência no País.
Outro dado revelado pelo mesmo estudo é que, somente em 2014, a violência contra a mulher resultou na morte de, pelo menos, treze mulheres por dia, em todo o Brasil. Números que, de acordo com a pesquisa, infelizmente tendem a crescer e se agravar com os anos.
Para conscientizar toda a sociedade sobre a importância e urgência do empenho de todos no combate pacifico às mais diversas formas de violência, o projeto de assessoria esportiva gratuita Hapvida + 1k realiza, amanhã de manhã, a partir das seis horas, no Aterro da Praia de Iracema (próximo ao Ideal Clube), um circuito de atividades ao ar livre que contará com aulas ritmos, treinos de corridas, um profissional de psicologia, nutricionista e muitas outras atividades.
Ações como esta lembram que é possível combater a violência, que hoje está impregnada na sociedade de diversas formas, seja ela psicológica, social ou física. De acordo com Simone Varella, diretora de Comunicação e Marketing do Hapvida, lutar por uma cultura de paz é dever de todos e a mudança de comportamento deve ser diária. “A proposta desta ação é fomentar essa cultura de paz e combater as diversas formas de violência na sociedade, tendo consciência que o esporte também é um meio de socialização e harmonia entre as pessoas e contribui para um mundo mais pacífico”.
BENEFÍCIOS DA CORRIDA
Fortaleza foi a primeira cidade do país a receber a iniciativa do Hapvida +1k, atendendo cerca de 1.800 pessoas, com turmas pela manhã e noite, sempre com o acompanhamento de profissionais. O projeto também possui vagas para cadeirantes. Todos os praticantes têm o acompanhamento gratuito de profissionais de educação física para garantir melhor resultado e segurança na prática dos exercícios.
Correr fortalece o sistema imunológico e eleva a produção de células que atacam bactérias e vírus. O trabalho dessas células também é mais eficaz no momento em que o corpo está em atividade, quando elas circulam mais depressa pelo organismo. Há mais ligações de receptores de endorfina, um analgésico natural, em quem corre do que em praticantes de outras atividades físicas. Sem contar que o fato de conseguir evoluir um pouquinho a cada dia faz muito bem para a autoconfiança.
Em Fortaleza são seis pontos de encontro, distribuídos pela cidade: Avenida Beira-Mar, Aeroporto, Avenida Bezerra de Menezes, Cambeba, Lago Jacarey e Parque do Cocó. A ideia é que cada pessoa comece do zero e chegue aos cinco quilômetros de corrida, conquistando mais saúde e qualidade de vida. Mais informações: www.hapvida.com.br/mais1k.
SOBRE O HAPVIDA
Com 3,3 milhões de beneficiários, o Hapvida hoje se posiciona como a maior operadora de saúde do Norte e Nordeste. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente, são mais de 15 mil colaboradores diretos envolvidos na operação de 21 hospitais, 69 clínicas médicas, 18 unidades de prontos atendimentos, 66 unidades de diagnóstico por imagem e 58 postos de coleta laboratorial distribuídos em 11 estados onde a operadora atua com rede própria.

quinta-feira, janeiro 26

Políticas Inovadoras II



A Prefeitura de Fortaleza promove, de hoje a sábado, no Marina Park, o Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades. Especialistas brasileiros e internacionais dividem com gestores municipais de Fortaleza experiências aplicadas em áreas como mobilidade urbana, gestão pública e saúde.
Além do prefeito Roberto Cláudio e do governador Camilo Santana, também estão presentes ao Seminário o ex-prefeito de Medellín Aníbal Gaviria; a Presidente Mundial do World Wide Fund for Nature WWF), Yolanda Kakabadse; o ex-vice-ministro de Infraestrutura da Colômbia, Javier Hernández; e a Diretora Executiva do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde, Carina Vance.
Segundo o Prefeito Roberto Cláudio, “o seminário é uma oportunidade para que o gestores locais possam ouvir especialistas com vasta experiência na aplicação de políticas públicas de sucesso, além de discutir os desafios da administração das cidades por meio de relatos transformadores”.
É o caso da cidade de Medellín, que vai ser apresentado pelo ex-Prefeito Aníbal Gaviria. Medellín foi destaque no cenário mundial como referência em planejamento urbano após longo período de degradação e violência urbana. Em 2013, a cidade colombiana recebeu o título de “Cidade Mais Inovadora do Planeta”, segundo o Wall Street Journal e o Urban Land Institute. Uma cidade que, nos anos 90, tinha índice de criminalidade atingindo o número de 429 mortes por 100 mil habitantes. Hoje, o número de assassinatos foi reduzido para 14.
A programação do evento inclui, ainda, nomes relevantes no cenário brasileiro, como o ex-ministro Ciro Gomes; o Presidente do Conselho de Administração do Porto Digital do Recife, Silvio Meira; o Presidente Executivo do Movimento Brasil Competitivo, , Cláudio Gastal; o Presidente do Instituto de Pesquisa – Locomotiva, Renato Meirelles; o Diretor Executivo da Fundação Estudar / Fundação Lemann, Tiago Mitraud. No sábado (28), Ciro Gomes encerra o evento com o painel que trata da perspectiva para vida nas cidades brasileiras nos próximos 4 anos.
Como parte da programação do seminário, o vice-presidente do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Hely Olivares, e o prefeito Roberto Cláudio lançam o livro “Políticas Pro-Inclusión: Herramientas prácticas para el desarrollo integral de las cuidades en América Latina”, de autoria dos consultores da CAF Pablo Vaggione e Elisa Silva. Na publicação, Fortaleza é destaque como um exemplo próspero em suas Políticas de Desenvolvimento de Baixo Carbono e as iniciativas em mobilidade urbana.

Responsabilidade ambiental
O Seminário Internacional segue uma política de responsabilidade ambiental com ações de neutralização de carbono, assim como uso do papel reciclável, convite virtual, parte do mobiliário foi produzido com material natural. No credenciamento, os convidados serão incentivados a adotar seu copo. O carro elétrico vai ser o meio de transporte dos palestrantes para chegar no evento, uma ação em parceria com o projeto VAMO (Veículos alternativos para mobilidade), da Prefeitura de Fortaleza.
Ao final do evento, vai ser gerado um relatório de emissões de GEE (gases de efeito estufa) que irá identificar o quantitativo exato das emissões. A proposta verde é neutralizar as emissões produzidas no seminário, por meio do plantio de árvores nos projetos de arborização urbana desenvolvidos pelo município, através da URBFor, Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza.

Serviço 
Seminário de Políticas Públicas Inovadoras para cidades 
Período: 26, 27 e 28 de janeiro de 2017. 
Local: Marina Park Hotel – Atlântico Hall (entrada pela Rua Adolfo Caminha s/n), 
*Evento somente para convidados. 

Outras informações com a Assessoria de Comunicação da CERIF por meio do telefone: 98682-4017.

Veja mais informações sobre os palestrantes
FAUSTO NILO
Arquiteto/Urbanista formado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Ceará. Coordenador do Plano Mestre Urbanístico Fortaleza 2040. Desenvolve projetos de edificações, complexos de uso público, equipamentos turísticos, planos diretores e projetos de urbanismo em diversificadas escalas. Entre as obras de edificação se destacam aquelas de uso público em que foi coautor, como a Reforma e Adaptação da Ponte dos Ingleses, o Mercado São Sebastião, a Nova Praça do Ferreira, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a reforma e adaptação do Hotel Oásis Atlântico, vários centros educacionais e edifícios residenciais multifamiliares, todos em Fortaleza.
ANÍBAL GAVIRIA CORREA
Aníbal Gaviria Correa foi prefeito de Medellín de 2012 a 2015. Durante sua administração, Medellín foi considerada a cidade mais inovadora do mundo (The Wall Street Journal Group e Citigroup) por seu moderno sistema de transporte, sua política ambiental e pelos museus, centros culturais, bibliotecas e escolas públicas. A taxa de homicídios da cidade, que era de 429 pessoas para cada 100.000 habitantes, é hoje 14. A pobreza foi reduzida ao nível mais baixo na história de Medellín. Gaviria criou um novo modelo de desenvolvimento e ocupação sustentável. Estudou Administración de Negocios na Universidad EAFIT, de Medellín. Desenvolveu estudos sobre diferentes temas na Escuela de Extensión de la Universidad de Harvard, e participou de cursos da John F. Kennedy School Government da mesma instituição. Foi governador de Antioquia (2004 a 2007).
SILVIO MEIRA
Silvio Meira é PhD em computação pela University of Kent at Canterbury (Inglaterra) e professor associado da escola de Direito da FGV do Rio de Janeiro na cadeira de Inovação e Empreendedorismo. Foi, por 12 anos, cientista-chefe do C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife). Criou e coordenou o programa de doutoramento em ciência da computação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É um dos fundadores do Porto Digital, que transformou o centro histórico do Recife num parque tecnológico em que empresas locais são vizinhas de multinacionais como IBM, Microsoft, Motorola e Samsung. Atualmente, Sílvio Meira dedica-se à ARIES (Agência Recife para Inovação e Estratégia), desenvolvida por ele com incentivo da Prefeitura de Recife, que tem como objetivo pensar a cidade a longo prazo. Em 2007 foi eleito pela revista Época como um dos 100 brasileiros mais influentes do país e em 2011 foi escolhido pelo O Globo como a personalidade do ano na economia brasileira. Ele é autor do livro “Novos Negócios Inovadores de Crescimento Empreendedor no Brasil”, publicado pela Casa da Palavra.
CARINA VANCE
Ministra da Saúde do Equador (2012-2015) e Diretora do Instituto Sul-americano de Gobierno em Salud (ISAGS/UNASUL). É formada em Ciências Sociais pelo Liceu Internacional (Quito, Equador) e em Historia e Ciências Políticas pela Williams College (Massachusetts, EUA). Possui mestrado em Saúde Pública pela Universidade de Berkeley, Califórnia.
CLÁUDIO GASTAL
Cláudio Leite Gastal é graduado na área de Análise de Sistemas com mestrado em Sistemas de Informações. Atuou como professor Adjunto da Universidade Católica de Pelotas, onde foi coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional. Foi diretor das áreas Técnica e Administrativa, do Movimento Brasil Competitivo, entre 2002 e 2009 e, posteriormente, diretor presidente, entre 2009 e 2010. Secretário executivo da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade da Presidência da República no período de 2011 a 2015. Entre as ações se destacam projetos nas áreas de Gestão, Inovação e Benchmarking, desenvolvidos junto ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação; Fórum Econômico Mundial; Agência de Desenvolvimento dos Estados Unidos, Fórum de Mercados Emergentes; Banco Interamericano de Desenvolvimento; Conselho de Competitividade Americano; Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.
YOLANDA KAKABADSE
É presidente Internacional do WWF (World Wide Fund for Nature ou World Wildlife Fund) desde 2010. Foi Ministra do Meio Ambiente do Equador (1998 a 2000). Foi Diretora Executiva da Fundação Natura em Quito. Criou a Fundação Futuro Latinoamericano, uma organização dedicada à promoção do desenvolvimento sustentável na América Latina. Coordenou a participação da sociedade civil na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Earth Summit) em Genebra, de 1990 a 1992. Presidiu a União Internacional para a Conservação da Natureza de 1996 a 2004. Foi professora-visitante da Yale’s School of Forestry and Environment Studies. Graduou-se em Psicologia Educacional pela Universidade Católica de Quito.
RENATO MEIRELLES
Comunicólogo e escritor, Renato Meirelles é Presidente do Instituto de Pesquisa Locomotiva. Foi fundador e presidente do Data Favela e do Data Popular, onde conduziu centenas de estudos sobre o comportamento do consumidor brasileiro. Em 2012, Renato fez parte da comissão que estudou a nova Classe Média Brasileira, na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República – SAE. Considerado um dos maiores especialistas em consumo e opinião pública do país, foi colaborador do livro “Varejo para Baixa Renda”, publicado pela Fundação Getúlio Vargas e autor dos livros “Guia para enfrentar situações novas sem medo” e “Um País Chamado Favela”. Renato é colunista da revista Brasileiros e da Exame.com.
HELY OLIVARES
Vice-presidente de Desenvolvimento Social, Executivo da célula de Desenvolvimento Institucional e Assuntos Especiais da CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. Coordenou o programa “Cities with a Future”, uma abordagem multissetorial para o desenvolvimento de soluções urbanas sustentáveis. Fundou o Latin American Journal, primeiro jornal latinoamericano da Harvard University. É mestre em Public Policy in Business and Government (Harvard Kennedy School of Government). Graduação em Economics em Latin American Studies (University of Texas, EUA).
JAVIER HERNANDEZ
Javier Alberto Hernández López é advogado e especialista em Gestão Pública e Instituições Administrativas pela Universidade de los Andes (Bogotá, Colômbia). Foi Diretor da equipe de estruturação e gerente do projeto de Sistema Integrado de Transporte Público em Bogotá. Foi Secretário de Trânsito e Transporte e membro das Juntas Diretivas do Instituto de Desenvolvimento Urbano (IDU) e Transmilênio de Bogotá, Vice-Ministro de Infraestrutura da Colômbia e Vice-Presidente da Agência Nacional de Infraestrutura (ANI). 
TIAGO MITRAUD
Diretor Executivo da Fundação Estudar/ Fundação Lemann, onde é responsável por programas de desenvolvimento de lideranças destinados a jovens. Graduado em Administração pela Universidade Federal do Paraná. Foi Presidente do Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores).
CIRO GOMES
Em 1982, com 25 anos, Ciro elegeu-se deputado estadual, pelo Ceará. Reeleito em 1986, assumiu a liderança do governo de Tasso Jereissati na Assembléia Legislativa do Ceará. Em 1988, foi eleito Prefeito de Fortaleza. Em outubro de 1990, é eleito Governador do Ceará, tornando-se o mais jovem governador da história do País. Também foi reconhecido como o Governador mais bem avaliado do Brasil. Ministro da Fazenda (1994). Candidato à Presidência da República nas eleições de 1998 e 2002. Ministro da Integração Nacional (2003-2006). Em outubro de 2006, Ciro Gomes foi o deputado federal mais votado proporcionalmente de todo o país: com 667.830 votos. Ciro Gomes é formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará e estudou na Harvard Law School. É também autor dos livros: No País dos Conflitos (1994); O Próximo Passo – Uma Alternativa Prática ao Neoliberalismo (1995), em parceria com o professor Mangabeira Unger; Um Desafio Chamado Brasil (2002).
PABLO VAGGIONE
Coordenador da ONU-Habitat México, Cuba e República Dominicana. Em 20 anos de experiência em mercados em desenvolvimento, trabalhou em projetos apoiados por agências governamentais, empresas de desenvolvimento e na maioria das principais instituições financeiras internacionais, como o Banco de Desenvolvimento Asiático, CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina, Banco Interamericano de Desenvolvimento e Banco Mundial. É mestre em Planejamento Urbano e Desenvolvimento pela Universidade de Harvard e pós-graduado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade das Nações Unidas.

Políticas Inovadoras I

O secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira participou hoje (26), da cerimônia de abertura do Seminário Internacional de Políticas Inovadores para Cidades, promovido pela Prefeitura de Fortaleza. O evento acontece até sábado (28), no Marina Park Hotel.

Também estiveram presentes, o prefeito Roberto Cláudio e governador do Estado, Camilo Santana, além de outras autoridades e gestores municipais.
A programação do evento inclui especialistas brasileiros e internacionais, que estarão dividindo nesses três dias, suas experiências aplicadas em áreas como mobilidade urbana, gestão pública e saúde.
Para o secretário Municipal de Turismo, Alexandre Pereira, “é de grande valia essa oportunidade oferecida pela Prefeitura, a nós gestores. Teremos acesso a grandes experiências de sucesso, que com certeza algumas serão replicadas, e ainda outras novas ideias devem surgir após essa troca. Grandes especialistas e muito conhecimento nesses três dias de seminário”.

terça-feira, janeiro 24

Guia de Palestrantes

No mercado cada vez mais competitivo, o número de empresas e profissionais liberais que buscam treinamentos, consultorias e palestras também cresce e se torna ainda mais competitivo. Com o intuito de congregar os profissionais especializados aqui no Ceará, foi criado o Guia de Palestrantes e Consultores, em 2013. A quinta edição do guia será lançado amanhã (25), às 18h30, no Seara Praia Hotel.
Durante o evento, será realizada ainda a entrega do Prêmio GPC-CE Profissional do Ano de 2016, promovido pela publicação, e o lançamento da Escola de Palestrantes e Facilitadores, curso promovido em parceria com a Mrh Gestão de Pessoas e Serviços e com uma carga horária de 68 horas/aula.
Direcionado ao setor de palestras, treinamentos e consultorias, o Guia é uma publicação anual, sendo o primeiro e único veículo do Nordeste especialmente voltado para a divulgação do trabalho dos profissionais desses setores. Na publicação estão reunidas as principais informações sobre palestrantes, consultores e facilitadores no estado, além de uma breve apresentação dos trabalhos realizados e formas de contato. “Criado para atender a demanda crescente das empresas, o Guia tem a função de encurtar a distância entre gestores de Recursos Humanos e profissionais para a apresentação de qualidades e o desenvolvimento de novos caminhos”, explica a diretora do Guia, Madalena Mattos.
A publicação estará disponível nas versões física, online (www.guiadepalestrantesce.com.br) e o aplicativo GuiaCE, somente para sistemas Android, por enquanto. “O Guia apresenta profissionais que mostram a motivação para melhorar desempenhos e para exercer a profissão e a gestão com menos peso. É nosso objetivo sermos referência no Brasil em 2019, representando os profissionais do Nordeste”, destaca Madalena.
Escola de Palestrantes e Facilitadores - A Escola de Palestrantes e Facilitadores tem como objetivo trabalhar as principais ferramentas de apresentação em público e facilitação de palestras e treinamentos que permitam ao participante do curso ter habilidades e atitudes necessárias para prender a atenção, gerar aprendizado e encantamento da sua platéia. O público-alvo da Escola é formado por profissionais liberais, facilitadores, palestrantes, multiplicadores de conhecimento, moderadores, empresários, estudantes e profissionais que queiram se aprimorar.
Realizado em parceria com a empresa Mrh Gestão de Pessoas e Serviços, o curso terá oito módulos aos sábados, totalizando uma carga horária de 68 horas/aula. Os participantes terão contato com dicas, orientações e ferramentas a serem utilizadas em suas palestras, apresentações e treinamentos técnicos e comportamentais. A aula inaugural está prevista para o dia 4 de março de 2017. Entres os módulos previstos estão “Comunicação e Oratória”; “Storytelling”; “Criando uma marca através da sua imagem”; “Gestão de Redes Sociais” e “Como falar bem sobre o que você faz”.
Prêmio GPC-CE Profissional do Ano de 2016 - Este ano, o Guia de Palestrantes e Consultores do Ceará dará início à entrega do prêmio “Profissional do Ano” como forma de incentivar os talentos e reconhecer de forma pública aquele profissional que mais tenha se destacado ao longo do ano. A edição deste ano é referente a 2016. A organização do prêmio criou uma pesquisa online para ser divulgada entre clientes e amigos por todos os profissionais participantes da edição 2016 do Guia. A avaliação levou em conta cinco critérios: credibilidade, relacionamento, comunicação, gestão de imagem e domínio de conteúdo. Após mais de 4,6 mil votos, os vencedores serão conhecidos no dia 25 de janeiro.
· Lançamento do Guia de Palestrantes e Consultores do Ceará 2017, da Escola de Palestrantes e Facilitadores e entrega do Prêmio Profissionais do Ano 2016
Local: Seara Praia Hotel (Av. Beira Mar, 3080)
Data: 25 de janeiro (quarta-feira)
Hora: 18h30

Bloco Matou a Pau..ta 2017


Fidelix aqui

O pré-candidato à presidência do Brasil em 2018, Levy Fidelix, pelo PRTB, visita Fortaleza nesta semana.
De hoje (24) a 27 de janeiro, ele cumprirá agenda com reuniões com expectativa de encontro com gestores do Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza.
Além disso, ele deverá se reunir com a bancada de vereadores do partido, para conversas sobre diretrizes do PRTB.

Eleição na Câmara dos Deputados

Estive reunido em minha residência em BH com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e lideranças políticas do PSDB, PP e DEM.

Hoje


Na Caixa Cultural Fortaleza

Jards Macalé (foto Dulce Helfer)
A Caixa Cultural Fortaleza apresenta, de 3 a 5 de fevereiro, o show JM & JM - Jards Macalé por Jards Macalé. Em curta temporada, o músico faz cinco apresentações: sexta, às 20h, sábado, às 18h e às 20h e, no domingo, uma sessão às 17 e outra às 19 horas.
O espetáculo faz um passeio pela trajetória deste grande artista, relembrando seus grandes sucessos, como Vapor Barato, Movimento dos barcos e Acertei no milhar. Além disso, ele faz uma homenagem aos 50 anos da Tropicália e aos grandes compositores do movimento: Jorge Mautner e Moreira Da Silva.
O tropicalismo foi um movimento cultural que balançou as estruturas do cenário musical brasileiro na década de 1960. Àquela época, cantores como Caetano Veloso, Gal Costa, Tom Zé, entre outros, se juntaram num grande coletivo, iniciando um período pós bossa nova no País. Assim, eles popularizaram a MPB, incrementando outras vieses musicais, como o rock e o estilo psicodélico.
Sobre Jards Macalé: O músico é um dos grandes nomes por trás do movimento tropicalista. Ele é cantor, compositor e autor de clássicos do movimento, como Mal Secreto e Hotel das Estrelas, músicas presentes no espetáculo. Macalé sempre esteve ligado aos principais nomes da vanguarda cultural. Artista múltiplo, ele transita com total liberdade em diversas esferas da arte e foi parceiro musical de magníficos poetas, cineastas e artistas plásticos.
Violonista primoroso, formado na melhor tradição da música popular e erudita, ele reafirma sua importância como músico, compositor e intérprete, comemorando merecida fase de visibilidade e reconhecimento. Sua obra se mantém atual e é cada vez mais valorizada. Com discos reeditados e remasterizados, Macalé vem conquistando as novas gerações interessadas no melhor da cultura musical brasileira das últimas décadas.
Sites oficiais:


Serviço:
Música: JM & JM JARDS MACALÉ por JARDS MACALÉ
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 3 a 5 de fevereiro de 2017
Horários: Sexta às 20h, sábado, às 18h e 20h | domingo, às 17h e 19h
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Vendas a partir do dia 2/2, das 10h às 20h, na bilheteria do local
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local 
Informações gerais | Bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza: 
(85) 3453-2770

Fala Célio Studart

O vereador Célio Studart (SD) reuniu representantes de cinco ONGs: União Protetora dos Animais Carentes- UPAC, Novelo de Lã, Arca de Noé, Lar da Estela e Amigos e Benfeitores Reabilitando Animais no Ceará- ABRACE, ontem (23), na Câmara Municipal de Fortaleza. No encontro, Célio apresentou seus primeiros projetos de mandato, já protocolados, a favor da causa animal.
Foram onze: a construção de um hospital público veterinário; audiência pública para a construção do hospital; parceria entre o poder público municipal com as ONGs e abrigos que cuidam de animais; “Cavalo de lata”; IPTU Verde; instalação de microchip de identificação nos animais; programa veterinário nos bairros; proibição de vendas de animais em praças, áreas abertas, públicas ou privadas; multa administrativa para maus tratos ou abandono contra animais; audiência pública para discutir as dificuldades dos abrigos de animais, além da criação de uma frente parlamentar em defesa do direito dos animais.
“A reunião foi satisfatória, bem esclarecedora sobre os projetos e um indicativo de como será o mandato do Célio. Os projetos voltados à causa animal abrangem várias lacunas que o Estado tem quanto aos direitos animais, como o hospital, punição ao abandono e auxílio as ONGs. A sensação foi de finalmente estar amparado pelo poder público, tendo um representante dos direitos animais no legislativo”, ressaltou Gustavo Gonçalves, presidente da UPAC.
“Temos certeza dessa união, que será ampliada, pois buscaremos ouvir todos aqueles que quiserem nos trazer boas ideias. Isso significa um novo marco de atenção e proteção para os animais de Fortaleza.”, disse Célio Studart.

AJE-Fortaleza

Fernando Laureano e Thiago Pinho
A Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE) inicia o ano com um novo staff. À frente da coordenação está o engenheiro civil Fernando Laureano, que foi aclamado por unanimidade, durante eleição realizada no último dia 15 de dezembro de 2016.
A posse acontecerá em sete de fevereiro, com um coquetel para cerca de 300 convidados e imprensa, no auditório Waldir Diogo, da FIEC. Na ocasião, será lançada a Revista AJE, que vem com diversas publicações sobre o trabalho e ações da entidade.
De acordo com Laureano, que já era associado, assumir a coordenação geral "significa a realização de um sonho, a vontade de retribuir à Associação toda a atividade complementar que ela realizou na minha vida pessoal e profissional, deixando um grande legado neste ano. Sabendo também da grande responsabilidade depositada em nossa coordenação, em estar representando e norteando nossos associados aos princípios e valores desta entidade tão representativa para o Ceará e para o Brasil, pois foi aqui em Fortaleza que o movimento jovem empresarial começou com nossos grandes idealizadores, Demócrito Dummar e Cleber Aquino".

Eleição na Câmara dos Deputados

Começa às 9 horas do dia 2 de fevereiro a eleição para os 11 cargos que compõem a Mesa Diretora que comandará os trabalhos da Câmara dos Deputados entre 2017 e 2019. Serão eleitos um presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes.
Para ser eleito, o candidato precisa de maioria absoluta dos votos em primeira votação ou ser o mais votado no segundo turno. A votação é secreta e realizada em cabines eletrônicas.
O cronograma da eleição começa no dia 1º de fevereiro. Os partidos têm até as 12 horas dessa data para formar blocos parlamentares. Às 15 horas, será realizada uma reunião de líderes para a definição, pelos blocos, dos cargos a que têm direito.
Isso porque apenas o cargo de presidente da Câmara permite a candidatura sem seguir o princípio da proporcionalidade partidária. Para os demais cargos vale esse princípio, em que os partidos ou blocos, do maior ao menor, escolhem os cargos que pretendem ocupar. Assim, todos os cargos permitem candidaturas avulsas de deputados. Mas apenas para o cargo de presidente o candidato pode ser de qualquer bancada. Para os demais, apenas candidaturas avulsas do mesmo partido ou bloco.
Nesse caso, apenas integrantes do bloco ou partido a que cabe a vaga poderão disputar o voto dos parlamentares. Também é assegurada, pelo Regimento Interno, a participação de um deputado da Minoria na Mesa, mesmo que não lhe caiba uma vaga pelo critério de proporcionalidade.
O prazo de registro de candidaturas vai até as 23 horas do dia 1º de fevereiro, quando haverá o sorteio da ordem dos candidatos na urna eletrônica.
Processo eleitoral
Quem coordena o andamento das eleições são os componentes da Mesa anterior, desde que não sejam candidatos. A votação só será iniciada quando houver pelo menos 257 parlamentares no Plenário.
Iniciado o processo, cada deputado registra seus 11 votos de uma só vez na urna eletrônica, que traz a foto dos candidatos e tem tela sensível ao toque. Cada deputado demora, em média, entre um e dois minutos para votar, segundo a Coordenação do Sistema Eletrônico de Votação da Câmara.
A apuração é realizada por cargo, iniciando-se pelo presidente. Só depois de eleito o novo presidente, serão apurados os votos dos demais integrantes da Mesa, nesta ordem: dois vice-presidentes; quatro secretários; e quatro suplentes.
Para ganhar em primeiro turno, o candidato precisa da maioria absoluta dos votos. Se nenhum deles alcançar esse número, será realizado segundo turno entre os dois mais votados, em que será eleito o que tiver o maior número de votos.
Mesa Diretora
Os integrantes efetivos da Mesa não podem fazer parte de liderança nem de comissão permanente, especial ou de inquérito. A Mesa funciona como uma comissão para decidir sobre assuntos internos e também promulga emendas constitucionais com o a Mesa do Senado. Além das funções do presidente, cada membro da Mesa tem atribuições específicas:
- a 1ª Vice-Presidência tem como principais atribuições a substituição do presidente em ausências ou impedimentos e a elaboração de pareceres sobre requerimentos de informações e projetos de resolução para alterar o Regimento Interno;
- a 2ª Vice-Presidência é responsável por: 
- substituir presidente e vice com ausência ou impedimento simultâneos;
- examinar pedidos de ressarcimento de despesa médica dos deputados;
- fomentar a interação institucional entre a Câmara dos Deputados e os representantes do Legislativo nos estados (assembleias legislativas) e municípios (câmaras de vereadores), além do Distrito Federal (Câmara Legislativa);
- a 1ª Secretaria funciona como a prefeitura da Câmara, por ser responsável por acompanhar os serviços administrativos da Casa. Além disso, também são atribuições:
. encaminhar requerimento de informação a ministros de Estado ou titular de órgão diretamente subordinado à Presidência da República;
. ratificar despesas da Câmara; e 
- credenciar todas as pessoas que frequentam a Câmara, como assessores parlamentares de Ministérios e entidades da administração federal indireta; entidades de classe, de empregados e empregadores, autarquias profissionais; imprensa; e prestadores de serviços à Câmara;
- a 2ª Secretaria é a responsável por providenciar o passaporte diplomático devido aos deputados e seus dependentes;
- a 3ª Secretaria autoriza o reembolso de despesa com passagem aérea de deputados e examina requerimentos de licença e justificativa de faltas;
- a 4ª Secretaria tem a função de supervisionar e gerenciar o uso dos apartamentos funcionais dos deputados, e de cuidar da concessão do auxílio-moradia para parlamentares que não morem nas unidades residenciais da Câmara.
Presidente
O presidente da Câmara dos Deputados é o representante da Casa quando ela se pronuncia coletivamente e quem comanda os trabalhos do Plenário.
A definição da pauta do que será discutido e votado pelo Plenário da Câmara é exclusiva do presidente. Porém, já é uma tradição acontecer no início da semana uma reunião de líderes partidários para definir uma pauta consensual de temas ou procedimentos.
O presidente da Câmara também pode assumir temporariamente a Presidência da República, se titular e vice estiverem ausentes por motivo de viagem internacional, por exemplo. Ele também integra o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional.
Questões de Ordem
Também é o presidente quem decide sobre dúvidas regimentais dos parlamentares, as chamadas questões de ordem. Suas decisões têm efeitos práticos imediatos e só podem ser revistas pela maioria do Plenário, ouvida a Comissão de Constituição e Justiça.
Na ausência do presidente, as sessões do Plenário são presididas, sucessivamente, pelos vice-presidentes, secretários e suplentes ou, finalmente, pelo deputado mais idoso, entre os de maior número de legislaturas.
O presidente também pode decidir pela criação de comissões especiais, ouvido o colégio de líderes, e avaliar se o requerimento para criação de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) apresenta fatos determinados. 
Outra prerrogativa do presidente da Câmara dos Deputados é decidir sobre pedidos de abertura de impeachment contra o presidente da República.
Para o Executivo, é importante o diálogo com o presidente da Câmara para garantir que propostas de interesse sejam pautadas.

Agência Câmara de Notícias
Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Newton Araújo

Seminário Internacional em Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza promove de quinta (26) a sábado (28), no Marina Park Hotel, o Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades. Especialistas brasileiros e internacionais vão dividir com gestores municipais de Fortaleza experiências aplicadas em áreas como mobilidade urbana, gestão pública e saúde. 
Além do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) e do governador do Ceará, Camilo Santana (PT), também estarão presentes ao Seminário o ex-prefeito de Medellín, Aníbal Gaviria; a presidente mundial do World Wide Fund for Nature WWF), Yolanda Kakabadse; o ex-vice-ministro de Infraestrutura da Colômbia, Javier Hernández; e a diretora executiva do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde, Carina Vance. 
Segundo Roberto Cláudio, “o seminário é uma oportunidade para que o gestores locais possam ouvir especialistas com vasta experiência na aplicação de políticas públicas de sucesso, além de discutir os desafios da administração das cidades por meio de relatos transformadores”. 
É o caso da cidade de Medellín, que vai ser apresentado pelo ex-Prefeito Aníbal Gaviria. Medellín foi destaque no cenário mundial como referência em planejamento urbano após longo período de degradação e violência urbana. Em 2013, a cidade colombiana recebeu o título de “Cidade Mais Inovadora do Planeta”, segundo o Wall Street Journal e o Urban Land Institute. Uma cidade que, nos anos 1990, tinha índice de criminalidade atingindo o número de 429 mortes por 100 mil habitantes. Hoje, o número de assassinatos foi reduzido para 14. 
A programação do evento inclui, ainda, nomes relevantes no cenário brasileiro, como o ex-ministro Ciro Gomes; o presidente do Conselho de Administração do Porto Digital do Recife, Silvio Meira; o presidente executivo do Movimento Brasil Competitivo, , Cláudio Gastal; o Presidente do Instituto de Pesquisa – Locomotiva, Renato Meirelles; o diretor executivo da Fundação Estudar/Fundação Lemann, Tiago Mitraud. 
No sábado (28), Ciro Gomes encerra o evento com o painel que trata da perspectiva para vida nas cidades brasileiras nos próximos quatro anos. 
Como parte da programação do seminário, o vice-presidente do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Hely Olivares, e o prefeito Roberto Cláudio lançam o livro “Políticas Pro-Inclusión: Herramientas prácticas para el desarrollo integral de las cuidades en América Latina”, de autoria dos consultores da CAF Pablo Vaggione e Elisa Silva. Na publicação, Fortaleza é destaque como um exemplo próspero em suas Políticas de Desenvolvimento de Baixo Carbono e as iniciativas em mobilidade urbana. 
Responsabilidade ambiental - O Seminário Internacional segue uma política de responsabilidade ambiental com ações de neutralização de carbono, assim como uso do papel reciclável, convite virtual, parte do mobiliário foi produzido com material natural. No credenciamento, os convidados serão incentivados a adotar seu copo. O carro elétrico vai ser o meio de transporte dos palestrantes para chegar no evento, uma ação em parceria com o projeto VAMO (Veículos alternativos para mobilidade), da Prefeitura de Fortaleza. 
Ao final do evento, vai ser gerado um relatório de emissões de GEE (gases de efeito estufa) que irá identificar o quantitativo exato das emissões. A proposta verde é neutralizar as emissões produzidas no seminário, por meio do plantio de árvores nos projetos de arborização urbana desenvolvidos pelo município, através da URBFor, Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza. 

Serviço 
Seminário de Políticas Públicas Inovadoras para cidades 
Período: 26, 27 e 28 de janeiro de 2017. 
Local: Marina Park Hotel – Atlântico Hall (entrada pela Rua Adolfo Caminha).
Evento somente para convidados. 


Rodrigo Maia defende que PT ocupe Mesa Diretora

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) recebeu nesta segunda-feira (23), o apoio oficial do PSB a sua reeleição. A decisão do partido foi declarada pelo líder da legenda na Casa Legislativa, deputado Tadeu Alencar (PSB-PE),  durante visita de Maia ao Ceará. O deputado do PSB oficializou a decisão do partido entregando um documento para Rodrigo Maia. Na ocasião Tadeu Alencar afirmou: "Foi um fruto de um debate que fizemos na segunda-feira passada, toda a nossa bancada se reuniu em sua maioria em Brasília, dia 16 de janeiro, interrompendo o recesso dos parlamentares de todo Brasil para lhe trazer aqui não somente um apoio a sua eleição, mas uma contribuição programática para que esse apoio seja baseado em princípios e valores que sejam caros ao PSB."
O deputado do DEM esteve no Ceará para se reunir com membros da bancada do estado na Câmara, como parte das viagens que tem feito pelo país para promover sua candidatura a um novo mandato no comando da Casa. As eleições para a presidência da Câmara Federal acontecem no próximo dia dois de fevereiro e partidos como PT e PSD procuraram Maia para garantir que ele cumpra a proporcionalidade partidária, que diz que os partidos com os maiores números de representantes na Casa devem ocupar cargos na Mesa Diretora, posição defendida por Maia:  "O PT e o PSD, se fosse pela regra da proporcionalidade partidária eles teriam direito aquilo que deve acontecer nas eleições, que eles participem da Mesa Diretora da Câmara, para que a oposição e a base tenham assento na Câmara para que a gente possa ter uma relação de diálogo permanente com todos os partidos."
Além do PSB, na reunião estavam presentes deputados do PSDB, DEM e PMDB, partidos que, assim como Rodrigo Maia, fazem parte da base aliada do presidente Michel Temer (PDMB).
Rodrigo Maia comentou a decisão do presidente Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador Hilton Queiroz, sobre a liberação da candidatura para presidente da Câmara: "O despacho do desembargador com certeza garante que a questão da presidência da Câmara é uma deliberação dos deputados. Seria uma incoerência se o judiciário interferisse no legislativo." disse.
O deputado espera lançar sua candidatura á presidência da Câmara até o início da próxima semana. Ele já conta com o apoio do PSB, PSDB, PCdoB, parte do PMDB, do DEM e busca apoio no PT e PSD.

segunda-feira, janeiro 23

Selo Azul

O residencial Liberdade, do Complexo For Life Maraponga, construído pela MRV Engenharia em Fortaleza, acaba de receber o Selo Casa Azul Nível Ouro da Caixa Econômica Federal. É o primeiro empreendimento do Ceará a obter a certificação, concedida pela Caixa a projetos habitacionais, que priorizam a economia de recursos naturais. O projeto também é o primeiro da MRV a conquistar a certificação que foi obtida com o trabalho conjunto das áreas de Inovação, Crédito Imobiliário, Engenharia e Saúde, Segurança e Meio Ambiente da construtora. 
Para receber o Selo Casa Azul, o projeto deve obedecer a 19 critérios obrigatórios e, de acordo com o número de critérios opcionais atendidos, o projeto recebe o selo nível bronze, prata ou ouro. No caso do Residencial Liberdade, foram 32 itens atendidos, sendo 13 itens de livre escolha, além dos obrigatórios, o que garantiu a mais alta certificação.
Entre os itens opcionais atendidos pelo empreendimento, estão a execução de melhorias no entorno da obra, a instalação de bicicletário, a utilização de escada pré-moldada e laje içada, com objetivo de reduzir a perda de materiais e a geração de resíduos, o uso de madeira de reflorestamento; a instalação de elevadores que promovam redução no consumo de energia, a utilização de torneiras com arejadores para reduzir o consumo de água, entre outros itens sustentáveis.
Economia
No projeto do residencial Liberdade que conta com 380 unidades, a MRV priorizou itens que visam a economia do consumo materiais, de energia e de água, garantido que o empreendimento seja viável economicamente, socialmente justo e ecologicamente correto, como explicou o gestor executivo de Planejamento, Controle, Assistência Técnica, Qualidade e Inovação, Flávio Vidal. Além dos diversos itens sustentáveis a construtora optou ainda pela instalação de medidores de água individualizados, que permitem a redução de até 50% no consumo mensal para os condôminos, descargas econômicas em sistema dual flush, com opção de fluxos de água de acordo com a necessidade. O sistema conta com bacias com caixa acoplada à descarga, que permitem economia de até 20 litros de água por acionamento, quando comparada ao modelo convencional. Será instalado ainda sensores de presença que controlam o sistema de luz para que quando não houver pessoas trafegando no local, as lâmpadas permaneçam apagadas, economizando energia.
A MRV Engenharia é uma empresa que investe em projetos sociais, ações ambientais, assim pensando em novas perspectivas na qualidade de vida dos brasileiros. Além da certificação do Selo Casa Azul da Caixa Econômica Federal, em janeiro a empresa passou a integrar a carteira do ISE da BM&F Bovespa devido ao compromisso com o desenvolvimento Sustentável.
“Essa certificação reforça ainda mais as características sustentáveis do empreendimento e sua qualidade. Além disso, será possível garantir benefícios econômicos para os nossos clientes, contribuindo para uma maior satisfação com suas moradias”, afirma Flávio Vidal.

No RioMar Fortaleza

A Ação Férias Legal, realizada pelo Procon Fortaleza, estará com sua unidade móvel nos dias 24 e 26 de janeiro no RioMar Fortaleza, das 15 às 20 horas, realizando atendimento aos consumidores, oferecendo os serviços de abertura de reclamações e esclarecimento de dúvidas sobre as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Para registrar uma reclamação na unidade móvel, é preciso estar com cópia de documentos que comprovem a transação comercial, como: nota ou cupom fiscal, recibos, contratos, extratos ou faturas, além da cópia de documentação pessoal do consumidor (RG e CPF). A Ação Férias Legal atenderá qualquer consumidor, independentemente de sua cidade de origem. 
Unidades móveis do Procon Fortaleza estão em pontos turísticos da Capital, como Mercado Central e dos Peixes, Aeroporto e Feirinha de Artesanato da Av. Beira Mar. Na programação da ação Férias Legal, o Procon elaborou a Cartilha Direitos do Consumidor Turista, que foi produzida em dois idiomas (português e inglês). O conteúdo traz definições básicas sobre o CDC, além de orientar o consumidor sobre direitos em transportes aéreo e terrestre, pacotes turísticos, hospedagem e ainda uma relação de telefones úteis. Outras orientações sobre casas de câmbio, bancos e formas de pagamento também constam na Cartilha.
Segundo a diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, todos os consumidores podem abrir a reclamação e acompanhar o andamento do processo ao retornar à cidade residente. "O consumidor turista poderá participar de audiência, mesmo que já tenha retornado à cidade onde mora, por meio da ferramenta audiência virtual no site do Procon".

Serviço 
Ação Férias Legal
Local: Estacionamento da Lagoa do Papicu
Horário: 15 às 20 horas
Data: 24 e 26 de janeiro
Atendimento gratuito

No RioMar Kennedy

O RioMar Kennedy oferece nos dias 26 e 27 de janeiro, uma programação especial voltada para idosos com o Projeto Praça da Melhor Idade. A programação inclui atividades físicas, socioculturais, palestras gratuitas, limpeza de pele, avaliação postural, aferição de pressão arterial e teste glicêmico. Os idosos interessados em participar podem comparecer à Praça de Eventos do RioMar Kennedy, Piso L2, próximo à Área de Conveniência e Serviços. 
As ações são realizadas em parceria com a Faculdade Fateci que traz professores e estudantes dos cursos de Psicologia, Biomedicina, Gastronomia, Gestão Ambiental, Enfermagem e Fonoaudiologia. A programação conta também com aula de ritmos com a youtuber Tatiana Trévia.
O Projeto Praça da Melhor Idade é voltado para o público da terceira idade que mora na região oeste da cidade e oferece atividades de esporte, lazer e cultura que possam contribuir para melhorar a qualidade de vida.
Confira a programação completa:
26/01 (quinta-feira)
14h - Teste de glicemia e aferição de pressão arterial
15h – Palestra "Os Desafios do Envelhecimento com Saúde"
16h – Aferição de Pressão Arterial
16h – Palestra “Pegada Ecológica”
17h30 – Aulão de Ritmos com Tatiana Trévia
27/01 (sexta-feira)
10h - Aulão de Ritmos com Tatiana Trévia
14h - Aferição de Pressão Arterial e Teste de Glicemia
14h – Serviço de Limpeza de Pele
14h – Palestra "Prevenção de Disfagia e Adaptação de Aparelho Auditivo"

Serviço – Praça da Melhor Idade
Quando: 26 e 27 de janeiro
Onde: Praça de Eventos, Piso L2 do Shopping RioMar Kennedy. Avenida Sargento Hermínio Sampaio, 3100 – Presidente Kennedy

Limpeza de Fortaleza



O prefeito Roberto Cláudio anunciou um novo projeto que busca resolver, a partir deste ano, a questão do lixo descartado de forma irregular nas ruas de Fortaleza. A nova ação começa com um projeto piloto para combater o lixo depositado na Avenida Leste Oeste.
A partir de fevereiro, a área vai receber a implantação de dois Ecopontos ao longo da via e dez pares de lixeiras subterrâneas, onde o lixo não fica aparente. Além disso, será feita a requalificação do canteiro central e motociclistas irão fazer a coleta em ruas mais estreitas do entorno e uma nova ação de educação e fiscalização no local.
“A nossa Avenida Leste Oeste vem sendo, historicamente, uma das áreas mais marcantes, em termo de sujeira e descarte irregular de lixo em Fortaleza, e que virou uma rampa de lixo permanente, apesar de, todos os dias, o caminhão que recolhe o lixo passar na via sete vezes. O caminhão coleta e, mesmo assim, a via continua suja. Para conter isto, vamos iniciar em fevereiro uma política inovadora para aquela área da cidade. Será um projeto piloto e, dando certo, iremos expandir para outros locais. A nossa meta é que até o mês de junho a Avenida Leste Oeste venha a servir de exemplo no combate do problema de lixo da cidade. Obviamente, vamos contar com o apoio e a ajuda da comunidade”, explicou Roberto Claudio.
A Prefeitura de Fortaleza já instalou 23 Ecopontos, em pouco mais de um ano, e contabiliza um total de 4.067 toneladas de materiais recebidos nestes equipamentos. Além disso, em pouco mais de oito meses, a entrega do lixo reciclável nos Ecopontos gerou um benefício total de R$ 132.355,26 em créditos que dão desconto na conta de energia e crédito no Bilhete Único para 9.197 usuários cadastrados no Programa Recicla Fortaleza.

Eficiência gestora

A Prefeitura de Fortaleza anuncia hoje, às 15 horas, no auditório do Paço Municipal, as medidas para assegurar maior eficiência e desburocratização da gestão pública. Entre as medidas a serem anunciadas estão saídas para assegurar os investimentos para os próximos quatro anos e reduzir custos.
Serviço
Anúncio de agenda de eficiência da gestão pública
Data: 23/01 (segunda)
Local: Auditório do Paço Municipal
Horário: 15 horas.

sexta-feira, janeiro 20

Eleição na Câmara dos Deputados

O candidato a presidente da Câmara dos Deputados, André Figueiredo (PDT-Ceará) usou sua conta no twitter nesta tarde para divulgar a decisão da Justiça Federal de que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) se abstenha de concorrer a reeleição.
Através de três postagens, André Figueiredo disse: "O magistrado afirma que a tentativa de reconduzir Maia ao posto demonstraria "tratamento privilegiado ao candidato que postula a recondução"; "O juiz determina que Maia se abstenha de se candidatar, sob pena de R$ 200 mil em caso de descumprimento" e "A candidatura à reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi cassada hoje pelo juiz Eduardo Ribeiro de Oliveira, da 15ª Vara Federal, de Brasília".
Também pelas redes sociais, André Figueiredo faz campanha. Uma das promessas caso seja eleito é que "as sessões de votação serão diurnas com dias da semana definidos para não atrapalhar o trabalho das comissões e a população acompanha".

Biblioteca Rachel de Queiroz

A Biblioteca Rachel de Queiroz está de volta ao seu torrão natal. Após 10 longos anos distante do povo e da terra que tanto lhe deram inspiração para obras maravilhosas, a Biblioteca da escritora retorna ao Ceará. Graças à parceria entre a Fundação Edson Queiroz e o Instituto Moreira Salles (IMS), no Rio de Janeiro, a valiosa biblioteca de Rachel de Queiroz, composta de 3.063 itens, sendo 2.800 livros e 263 periódicos, ficará à disposição de pesquisadores e do público em geral em dois espaços da Universidade de Fortaleza (Unifor): a Biblioteca Central e a Biblioteca Acervos Especiais.
A reitora da Unifor, professora Fátima Veras, explica que o acervo foi adquirido pelo IMS em 2006 e desde então ficou abrigado na sede do instituto, na Gávea, Rio de Janeiro. “A ideia da transferência desse acervo, da coordenadora de Literatura do IMS, a escritora Elvia Bezerra, foi prontamente acolhida pela Unifor e rapidamente formalizamos a doação”, acrescenta. O acervo, já devidamente catalogado e despachado do Rio de Janeiro por via terrestre, deverá chegar a Fortaleza nesta segunda-feira, 9. A expectativa da Unifor é que ele já esteja à disposição dos interessados em fevereiro, coincidindo com o reinício das aulas.
Para a reitora Fátima Veras, a iniciativa da Unifor e IMS se reveste da maior importância na medida em que permite o acesso dos cearenses a um acervo de valor histórico inestimável e de grande relevância para a pesquisa e preservação da literatura brasileira. “É com misto de orgulho e satisfação que trazemos a biblioteca de Rachel de Queiroz para os cearenses. Na Unifor, ela se unirá a outros grandes e importantes acervos, mas certamente esta biblioteca receberá carinho especial de alunos, professores e colaborares da universidade e do público em geral por toda a sua relação com a história de todos nós, cearenses”, salienta.
Elvia Bezerra, do IMS, diz-se bastante feliz com a doação da biblioteca, apesar de ter que se desfazer de um acervo tão valioso. O motivo é também de ordem natural e afetiva. Isso porque Elvia é cearense da gema. Natural de Mombaça, “bem pertinho de Quixadá”, terra natal da autora de O Quinze, Elvia acha mais do que justo que Rachel de Queiroz retorne para o seu estado e, claro, para mais perto de sua fazenda, Não Me Deixes. “Rachel de Queiroz dormiu de rede até a sua morte, conservou o sotaque cearense e se manteve fiel às raízes ao longo da vida. Por todos esses motivos, e por considerar que os pesquisadores cearenses se beneficiarão do acesso aos livros, não houve nenhum empecilho para a concretização da doação. A ideia da transferência da biblioteca foi submetida ao Conselho de Acervos do Instituto Moreira Salles, que rapidamente a aprovou”, ressalta.
Elvia relembra com carinho a visita que fez a Rachel em 1993, em seu apartamento no Leblon. “Fui entrevistá-la para a redação de um ensaio sobre Manuel Bandeira, de quem era amiga. Ela me recepcionou com um sorriso acolhedor e me mostrou, emoldurado na parede, o original do ’Louvado para Rachel de Queiroz', que o poeta lhe tinha dedicado. Ao nos sentarmos para dar início à entrevista, me deu um branco terrível, mas, graças a Deus, logo a conversa deslanchou e fluiu, muito gostosamente”, relata, rindo. O ensaio sobre Rachel de Queiroz foi publicado em 1995, com outros dois, sobre o poeta Ribeiro Couto e a psiquiatra Nise da Silveira, no livro A trinca do Curvelo.
Depois, já em 2009, Elvia voltaria a ter novo contato com a obra de Rachel de Queiroz. Ela foi responsável pela organização e pelo prefácio do livro 'Mandacaru', que reuniu 10 poemas escritos por uma Rachel ainda menina, antes mesmo de se aventurar no romance. “Foi uma homenagem linda no centenário de nascimento de Rachel de Queiroz, comemorado em 2010”, informa. Segundo Elvia, os poemas desses livro são fundamentais para se entender a extraordinária prosadora que surgiria em ‘O Quinze’, dois anos depois. “Toda a temática do romance fermenta ali, nos versos de ‘Mandacaru’, avalia.
A edição em facsímile do IMS traz a escrita em letra cursiva elegante da menina, além de fotografias. “No prefácio, ela se dirige aos modernistas de São Paulo e se oferece para participar do movimento”, conta Elvia. Os poemas datam de 1928, quando o modernismo já estava na sua segunda fase. Os três mil quilômetros que separam o Ceará e São Paulo atrasaram a chegada do movimento capitaneado pelos paulistas.
Mais recentemente, Elvia voltou a encontrar-se com a obra de Rachel de Queiroz, desta vez para organizar a 104ª edição de 'O Quinze', que acaba de ser publicada pela editora José Olympio, enriquecida com material inédito encontrado no arquivo da escritora.
Elvia não tem dúvida de que a Unifor tem todas as condições para manter os livros e os periódicos em excelente estado de uso e conservação. “O Instituto Moreira Salles se sente muito tranquilo quanto a isso. Conhecemos a Unifor e sabemos que a universidade é qualificada para manter o alto padrão de cuidados estabelecido pelo IMS. Trata-se de uma bela parceria”, enfatiza.
Antes de homologar a doação, o IMS submeteu a decisão a Maria Luíza de Queiroz Salek, irmã da escritora. “Visitei-a em novembro de 2016, e ela concordou plenamente com o destino do acervo de Rachel”, declara Elvia. Mesma posição teve o bibliófilo José Augusto Bezerra, presidente da Academia Cearense de Letras e dono de vasto acervo sobre Rachel de Queiroz. “Todos reconhecem que a Unifor tem condições não só de preservar mas também de difundir esse rico material de pesquisa”, salienta.
Rachel de Queiroz, motivo de orgulho para os cearenses
Após o falecimento de Rachel de Queiroz, em 2003, a família doou para o bibliófilo José Augusto Bezerra, atual presidente da Academia Cearense de Letras, parte do acervo pessoal de livros e obras autorais. Amigo da escritora, José Augusto ressalta que todas as obras de Rachel de Queiroz se complementam, dialogando entre si. “Eu já era colecionador há 40 anos quando recebi a doação da família de Rachel. O acervo dela foi dividido entre o museu Rachel de Queiroz, em Quixadá, a doação feita a mim e o que foi adquirido pelo Instituto Moreira Salles”, acrescenta.
“Acredito que a volta deste acervo é imprescindível para o Ceará e toda a sua literatura. Ter esse acervo alocado na Universidade de Fortaleza é algo muito bom não apenas para a universidade, mas também para todos que quiserem consultar Rachel. Parabéns à Unifor e ao Instituto Moreira Sales por essa decisão”, salienta.
José Augusto ressalta ainda a beleza, a inteligência e a capacidade de Rachel de Queiroz, afirmando o que a história já provou: Rachel foi a primeira mulher a entrar na Academia Brasileira de Letras, tornando-se também a primeira escritora a se destacar na literatura da década de 30 junto, a outros grandes, como Graciliano Ramos e José Lins do Rego. “Ela era uma mulher de cultura vasta. Quando participou da revista 'O Cruzeiro', produziu centenas de crônicas e matérias sobre os mais diversos assuntos ao longo de trinta anos. Rachel também foi uma das mais fecundas tradutoras do Brasil, traduzindo mais de 100 obras”, conta. Para ele, Rachel sempre será mais que uma inspiração e viverá para além de seu tempo, perpetuada em suas obras e na eterna dedicação que a mesma direcionou para o Brasil.
O secretário de Cultura de Fortaleza, Evaldo Lima, ressalta a importância de Rachel de Queiroz e a figura feminina dentro da literatura brasileira. “A Rachel é patrimônio cultural deste país. Para o nosso mais intenso orgulho, ela é cearense. Ela foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras e suas obras literárias são repletas de sentimentos, afeto, identidade histórica e cultural”, disserta. “A Universidade de Fortaleza reforça essa tradição histórica. Ela possui acervo fabuloso de artes plásticas e obras literárias. Eu acredito que o acervo da Rachel estará muito bem guardado e disponível para toda a população cearense e brasileira”, alega.
Preciosidades do Acervo Rachel de Queiroz
“Mafuá do malungo”: jogos onomásticos e outros versos de circunstância, de Manuel Bandeira. Editora O Livro Inconsútil, 1948.
Nota: esta edição consta de 110 exemplares em papel de linho, e foi impressa para os amigos de Manuel Bandeira, por João Cabral de Melo Neto.
“10 Romancistas falam de seus personagens”. Editora Condé, [1946].
Nota: publicação com tiragem de 220 exemplares, todos em papel imperial Ledger. O exemplar da coleção de RQ é o de número 14.
“O defunto”, de Pedro Nava. Editora Macunaíma, [1967]
Nota: Publicação com tiragem limitada de 50 exemplares assinados pelo autor e pelo ilustrador, José Júlio Calasans Neto.
“O Quinze”. Confraria dos Bibliófilos do Brasil. 1995.
Notas: Publicação com tiragem única de 250 exemplares. Sendo o de Rachel o de número 217. Ilustrada com oito gravuras de Abraão Batista.
Xilogravuras, de Lasar Segall.
Nota: Publicação com tiragem de 200 exemplares, em cartolina "Internacional" de 175 gramas, assinados por Jenny Klabin Segall, viúva do aritsta.
Primeiras edições
“O Rio de Janeiro no século dezessete”, de Vivaldo Coaracy. Primeira edição, 1965.
“Fala, amendoeir’a, de Carlos Drummond de Andrade. Editora do Autor, 1957.
“Claro enigma”, de Carlos Drummond de Andrade. José Olympio, 1951.
Dedicatórias selecionadas
Carlos Drummond de Andrade
"A Rachel de Queiroz - pra quê adjetivos? – a admiração de Carlos Drummond de Andrade, Rio dezembro de 1954".
(“Fazendeiro do ar & Poesia até agora”. José Olympio, 1955)
"A Rachel de Queiroz, não uma pedra no meio do caminho, mas um abraço amigo do Carlos Drummond. Rio, IX. 1967".
(“Uma pedra no meio do caminho: biografia de um poema”. Editora do Autor, 1967)
"A Rachel de Queiroz, com estes versos de brincadeira, a admiração - a sério - do violeiro amigo Carlos Drummond de Andrade. Rio, II.VIII.1935"
(“Viola de bolso”, novamente encordoada. José Olympio, 1955)
Graciliano Ramos
"Rachel, este livro não é meu: é nosso. O seu trabalho para arrancá-lo foi pelo menos igual ao meu, sem exagero. Diga-me uma coisa: por que é que v. não transforma em romance o 'Retrato de um brasileiro'? Seria admirável. Abraços, Graciliano. Rio, 1947".
(“Angústia”. José Olympio, 1947)
"Rachel, as histórias não prestam, mas foi necessário publicá-las. abraço, Graciliano. Rio, 1947"
(“Insônia”. José Olympio, 1947)
Manuel Bandeira
"A grande e cara Rachel mando este livro, no qual ruim é a parte de Manuel, ótima a do João Cabral. Rio, 1948."
(“Mafuá do malungo”. Editora O Livro Inconsútil, 1948)
A seleção acima é uma amostra da coleção de Rachel. A biblioteca, toda catalogada pelo Instituto Moreira Salles, poderá ser visualizada em http://www.acervo.ims.com.br/

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...