Nova Beira-Mar avança

A obra de requalificação da orla da Beira Mar de Fortaleza segue em ritmo acelerado. A intervenção, que vem sendo realizada desde maio pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setfor) compreende cerca de 600 metros de requalificação e urbanização do calçadão.
O projeto prevê para o local, terraplanagem, contenção do calçadão, novo piso, ciclovia, paisagismo, iluminação e acessibilidade.
Em maio deste ano, após a entrega do Novo Mercado dos Peixes, a Prefeitura iniciou a intervenção no trecho a partir da Rua Teresa Hinko até o Mercado. Ambas as obras realizadas com recursos próprios da Prefeitura. A previsão é que as duas frentes de obras sejam concluídas ainda em setembro.
Outra frente de obra que também está em fase de acabamento é a urbanização do Espigão da Avenida Desembargador Moreira. O equipamento, orçado em 17 milhões, fazia parte do pacote de obras da Prefeitura em parceria com o Ministério do Turismo, porém com o contingenciamento de verbas do Governo Federal, a Prefeitura de Fortaleza assumiu a conclusão do equipamento, com recursos próprios do município.
“A Beira Mar está ganhando uma cara nova. Recebemos o projeto da gestão passada, sem recursos. Eram apenas papéis. Mesmo com o corte do Governo Federal, o prefeito Roberto Cláudio entendeu que as obras não podiam mais parar. Terminamos o Mercado dos Peixes com recursos do Município e agora vamos entregar o Espigão e quase 1 KM de calçadão totalmente requalificado, nas mesmas condições. Recursos próprios da Prefeitura”, enfatiza o secretário de Turismo de Fortaleza, Erick Vasconcelos.
O novo desenho da Beira Mar vai priorizar a reforma dos espaços dedicados à circulação de pessoas e, com isso, beneficiar o turista que vem conhecer a cidade. A obra integra as ações do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) em Fortaleza, convênio com o Ministério do Turismo. O trecho urbanizado inclui zonas pavimentadas para vias de tráfego de veículos, estacionamentos, passeios, ciclovias e calçadão para caminhadas.
A requalificação da Avenida inclui além do Mercado dos Peixes e do Espigão da Avenida Desembargador Moreira, obras de extensão da faixa de areia, extensão e padronização do calçadão, requalificação da Feirinha de Artesanato, drenagem e pavimentação, uma obra da Prefeitura de Fortaleza com financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
Mercado dos Peixes
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Setfor entregou em março deste ano, o Novo Mercado dos Peixes, na avenida Beira Mar.
Tradicionalmente conhecido em Fortaleza pela venda de pescados frescos, o local conta com uma estrutura de 45 boxes para venda e quatro boxes de frituras, além dos blocos de administração, pesagem de mercadorias, associação dos permissionários, estacionamento, banheiros públicos e caixa d'água.
As obras executadas pela Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor) receberam o investimento de R$ 5 milhões, em parceria com o Ministério do Turismo. De acordo com a Associação dos Permissionários do Mercado dos Peixes, após a entrega do equipamento revitalizado as vendas registraram aumento de mais de 40%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses