Bárbara de Alencar

Partilhar o exemplo cidadão vivenciado por Bárbara de Alencar, avó do romancista cearense José de Alencare, segundo o escritor e pesquisador Gylmar Chaves, uma das maiores defensoras da cidadania no tempo da colônia e da escravidão.
Este é um dos principais objetivos do projeto “A Invenção de Bárbara de Alencar”, que levará 42 palestras para alunos da rede pública de ensino.
Elas serão ministradas nas três sedes do Centro Cultural Banco do Nordeste (Fortaleza e Juazeiro do Norte, no Ceará; e Sousa, na Paraíba), nas dependências de escolas públicas que fazem parte desses três municípios, e ainda nas sedes da Rede Cuca.
Em Fortaleza, o projeto será lançado no próximo dia três de março, quando Gylmar Chaves falará sobre “Bárbara de Alencar e a Construção do Sentimento de Cidadania”, no CCBNB-Fortaleza (Rua Conde D’Eu, 560. Centro), a partir das 14h30.
Na oportunidade, haverá distribuição de livros aos participantes.
Para a gerente de marketing do Banco do Nordeste, Luiza Cristina, Bárbara de Alencar teve o grande mérito de exercer sua consciência cidadã numa época em que a dominação e os maus tratos a escravos eram considerados normais.
“Ela é um grande exemplo para os nossos jovens. Mais do que nunca, a cidadania se faz necessária nos dias atuais”, afirma.
O projeto A Invenção de Bárbara de Alencar tem o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e da empresa CORPVS, por meio da Lei de Incentivo Federal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses