Pular para o conteúdo principal

Só meio quilo de camarão ano

O brasileiro consome pouco camarão. O consumo per capita do brasileiro é de 550 gramas de camarão ano. Este mesmo brasileiro consome 55,5 quilos de carne vermelha por ano e 45 quilos de aves/ano.
Para discutir o aumento do consumo do camarão no Brasil, acontece em Fortaleza, de 16 a 19 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, a Feira Nacional do Camarão.
Associado aos benefícios nutricionais e aos apelos gastronômicos que o camarão agrega, o setor avalia as oportunidades para o crescimento da produção e do consumo do camarão cultivado no mercado brasileiro.
Com o apelo "aprecie sem moderação", a Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC) busca mostrar que o camarão está acessível a uma parcela significativa da população brasileira. "Nossa produção é totalmente consumida pelo brasileiro, que paga preços competitivos e acessíveis às diversas classes sociais, notadamente, em relação às demais fontes de proteína de origem animal", atesta o presidente da ABCC, Itamar de Paiva Rocha.
Pesquisas realizadas pela Universidade Rockefeler, dos Estados Unidos, apontam que o camarão marinho é um alimento altamente saudável, especialmente, no que se refere aos índices de colesterol e triglicerídeos, quando comparado com as carnes vermelhas.
A produção derivada de cultivo de peixes, crustáceos e moluscos vem crescendo exponencialmente. A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) revela que a taxa média anual de incremento do setor é de 2,4% nos últimos dez anos, sendo maior quer o crescimento populacional que ficou em dez anos em 1,2%.
Itamar Rocha diz que "o Brasil, que conta com um extraordinário potencial para a produção aquícola, não consegue desenvolver esse setor com a mesma eficácia e efetividade que o faz com a produção de carnes bovina, de aves e de grãos, nas quais o País ocupa posição de destaque no contexto internacional, contribuindo para a segurança alimentar em boa parte do mundo".
A carcinicultura marinha brasileira está instalada, basicamente no Nordeste. "Aqui são dadas as condições ideais de clima, água e solo para desenvolver-se. O desempenho da atividade nas águas estuarinas e continentais de baixa salinidade do Nordeste, com seus efeitos socioeconômicos e ambientais revelados em estudos acadêmicos e teses universitárias, mostram resultados que põem em destaque a importância da atividade para a interiorização do desenvolvimento regional com equidade social, tanto no meio rural litorâneo como nos rincões interioranos mais distantes", atesta Itamar Rocha.
Mas o criador tem, uma reclamação: "No entanto, apesar dessa atividade revelar-se como uma das raras alternativas para levar a inclusão social e produtiva ao meio rural com a incorporação do micro e pequeno produtor como protagonistas da atividade e com a geração de empregos permanentes para homens e mulheres de baixa qualificação profissional, a exacerbação ambientalista tem se voltadas de forma toda especial para o cultivo do camarão marinho, que passou a ser objeto de críticas das denominadas ONGs ambientalistas e de consequente restrições por parte de órgão governamentais que se ocupam do gerenciamento do meio ambiente".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...