Espaço Cultural dos Correios

Os Correios, como organização comprometida com o desenvolvimento da sociedade brasileira, têm estimulado de forma gradativa a cultura, na medida que investe em projetos e ações que têm como diretriz a difusão da arte, ampliando os espaços de convergência da cultura. Partindo desta premissa, o Edifício Sede dos Correios em Fortaleza, na Rua Senador Alencar, 38, criou em 05.08.2005 o Espaço Cultural dos Correios Fortaleza - ECC, em pleno Centro histórico da capital cearense, onde a intensa movimentação humana em torno de serviços postais tornou-se um ambiente democrático de diálogo da arte com o público que visita e trabalha no centro de nossa cidade.
A trajetória da construção deste espaço contou com mais de 100 exposições envolvendo os mais diversos estilos de artes visuais - dentre pintura, desenho e fotografia e projetos literários de incentivo à leitura com grandes escritores de nossa literatura - Carlos Drummond, Cora Coralina, Adélia Prado, Mário Quintana, tendo aproximadamente a visitação de 66.000 pessoas e um investimento por parte da estatal no Ceará de mais de R$ 1.870.815,00. 
Dentro desta retrospectiva, podemos citar a primeira exposição "Cinco Mestres das Xilogravuras" com curadoria de Roberto Galvão, bem como a exposição fotográfica "Antanas Sutkus - um olhar livre" (2012), obra deste artista lituano do século XX. Na interação Brasil-Cuba a exposição "Ensaio do Corpo para o Baile Solitário- diálogo entre fotografia e performance" (2014) a pernambucana Maíra Ortins e a cubana Cirenaica Moreira trouxeram o imaginário e o onírico na arte das imagens fotográficas. 
Este ano a exposição "Condenados - no meu país minha sexualidade é crime" do jornalista e fotógrafo Philippe Castetbon, teve sua expansão no Centro Dragão do Mar onde foi lançado o livro e feito um ciclo de debates temáticos com estudantes, sociedade e poder público, fazendo com que a arte reforce este papel de provocar reflexões, fortalecendo as relações de tolerância e boa convivência com as diferenças.
Atualmente o ECC Fortaleza está com a exposição "Afetos Urbanos" dos fotógrafos cearenses Marília Oliveira e Régis Amora, trazendo a releitura de memórias afetivas de personagens que habitam o entorno do prédio dos Correios, coroando os 10 anos do Espaço Cultural pela valorização do patrimônio imaterial de Fortaleza, resignificando e incluindo pessoas e sentimentos por meio da arte. 
Estes projetos são selecionados anualmente por meio de Edital Público e avaliados por uma comissão técnica formada especificamente para este fim. As inscrições ocorrem frequentemente no 2º semestre de cada ano, sendo divulgado no Diário Oficial da União e no site dos Correios. Os projetos podem ser direcionados para os Centros Culturais do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Brasília e para os Espaços Culturais de Juiz de Fora e Fortaleza. Estes projetos, em consonância com a Lei 12.288, de 20.07.2010, também garantem a igualdade de oportunidades para participação no sistema de cotas para afro-descendentes.
E como forma de estimular este diálogo com a arte de maneira inclusiva, o proponente deve incluir visitação de alunos da rede pública municipal e/ou estadual ou de pessoas em situação de risco social, com deficiência como contrapartida social. Para o ECC são previstas 400 visitas monitoradas com direito a transporte, lanche e acompanhamento da monitoria da exposição. Aliado a isto, todo material de divulgação deve ser confeccionado por fontes responsáveis, devendo ser inserida a mensagem "Material reciclável. Descarte em local adequado", consolidando a responsabilidade socioambiental da empresa.
Assim o Espaço Cultural dos Correios pretende estar nesta busca contínua de ampliar, integrar e consolidar a arte e suas diversas linguagens, dialogando com os outros equipamentos culturais e formando um corredor de cultura que traga novos públicos e construa uma nova história no Centro de Fortaleza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses