Longitudes

O Projeto “Longitudes – Programa de Formação e Expansão do Festival Ponto.CE” chega à sua etapa final deste ano de 2015. De hoje (18) a 20 de maio acontece a quarta fase, a ser realizada no município de Pacajus, Região Metropolitana de Fortaleza. A programação faz parte das atividades da nona edição do Festival Ponto.CE e conta com patrocínio da Coelce e da Oi e apoio cultural do Governo do Estado e do Oi Futuro.Desde o mês de dezembro de 2014 acontecem diversas atividades como shows, espetáculos de dança, exibição de vídeos das edições anteriores do festival e cursos. Específico para formação, o “Longitudes” contempla as três linguagens presentes no universo do Ponto.CE: música, dança e audiovisual. A programação será realizada no Centro Cultural Maloca dos Brilhantes.
O “Longitudes” é uma ação de formação interdisciplinar entre quatro cidades cearenses (Fortaleza,Sobral,Quixeramobim e Pacajus). A dinâmica coleção de tecnologias das mídias exige um profissional que entenda e transite por processos verificados na diversidade de plataformas, e em visibilidades e acessos simultâneos, como as web-tvs, web-rádios, os videoclipes, vídeo-dança, os softwares sociais e as demais opções que são disponibilizadas pelas ágeis conquistas do setor. Dentro da necessidade de mercado e dos vastos ambientes tecnológicos ligados às linguagens artísticas, o “Longitudes” é uma valiosa fonte de aprendizado e de possibilidades de trocas.
Nessa etapa, direcionada para agentes culturais, estudantes, pesquisadores, jovens, adultos e interessados em geral, as oficinas serão de: edição e finalização de vídeo; planejamento técnico em eventos para produtores; associativismo; e produção cultural. Os cursos serão ministrados por Roger Capone, Bebeco Baltaduonis, Amaudson Ximenes e Rafael Bandeira. Serão quatro oficinas por turno, das 17 às 20 horas.
Ementas dos cursos: 
• Associativismo: a formação e o objetivo de uma Associação. Por que é melhor atuar associado? A origem da Associação Cultural Cearense do Rock. Suas parcerias e realizações. Apresentação de projetos e experiências da entidade: Forcaos e Rock.Doc




• Planejamento Técnico em Eventos para Produtores: tem por objetivo introduzir conceitos de infraestrutura e elétrica para shows e espetáculos. Abordará tipos de palcos, tipos de sonorização, iluminação e planejamento elétrico. Elaborado de uma forma dinâmica para que os participantes possam entender e esclarecer dúvidas em relação ao assunto.




• Edição e Finalização de Vídeo: inserir o participante da oficina no universo de edição de vídeos, utilizando softwares específicos de edição, inserindo textos, fotos, logotipos, GC’s, backgrounds e recursos de cortes, transições e composições coerentes com os parâmetros conceituais da obra audiovisual.




• Produção Cultural: a oficina apresentará as partes que compõem o mercado cultural e o trabalho de um produtor independente e polivalente, bem como as áreas em que o profissional pode atuar. Visando a busca da autonomia e da produção colaborativa no desenvolvimento cultural independente. Será focada predominantemente no setor da música, e mostrará os conceitos mais atuais do que é discutido no âmbito cultural, levando ao debate pontos sobre a cadeia produtiva independente do mercado da música.




PALESTRANTES 



Roger Capone - Começou no audiovisual produzindo clipes para a própria banda, o Capones. Hoje, com a experiência adquirida nesses anos, o diretor comanda a Plataforma ZERO Vídeos, na qual produz trabalhos relacionados à música e publicidade. Além disso, Roger atuou como editor e finalizador de imagens em televisões locais, produtoras e agências de publicidade. Atualmente, Capone está ingressando no cinema, com a intenção de trazer a linguagem da Sétima Arte também para a música.
Bebeco Baltaduonis - Técnico em sonorização profissional com formação pelo Instituto de Áudio e Vídeo (IAV) própria banda, o (Fundamentos de Áudio e Acústica) - São Paulo/SP e pelo Colégio de Artes Modernas (CAM). Sócio-propietário da Balta Som & Luz, empresa com mais oito anos de atuação no mercado. Diretor de palco de alguns dos principais festivais do País, como FIFA FAN FEST, Ceará Music, Ponto.CE e Piauí POP (Teresina/PI). Trabalhou na direção técnica de vários shows internacionais em Fortaleza, como: Motorhead, Gamma Ray, Helloween, Nightwish, Groundation, Midnite, Bad Religion etc.
Amaudson Ximenes - Sociólogo, pesquisador, produtor cultural, músico, presidente da Associação Cultural Cearense do Rock (ACR). Mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Guitarrista e fundador do Obskure. Atualmente, é produtor do Programa Rock Cordel, Festival Cuca Independente. É secretário do Conselho Municipal de Políticas Culturais do município de Fortaleza e secretário da Associação Cearense de Bicicross (ACBx).
Rafael Bandeira - Proprietário do Hey Ho Rock Bar – casa de shows que teve mais de sete anos de existência em Fortaleza. Um dos realizadores do Ponto.CE, um dos maiores festivais independentes do Ceará. Vice-presidente da Casas Associadas - Associação Brasileira de Casas de Shows Independentes, durante a primeira gestão da entidade. Diretor Administrativo da Balta Som & Luz, empresa com mais de oito anos de atuação do mercado. Presidente da Associação dos Produtores Independentes do Ceará (Aproince). Palestrante em alguns dos principais festivais do País, como Goiânia Noise (GO), Feira da Música (CE), Abril Pro Rock (PE), Primeiro Campeonato Mineiro de Surfe (MG), Vaca Amarela (GO), Calango (MT) e Big Bands Festival (BA) e Feira do Empreendedor (CE).

SERVIÇO
Quarta etapa Projeto “Longitudes – Programa de Formação e Expansão do Festival Ponto.CE”
Dias 18 a 20 de maio de 2015
Local: Centro Cultural Maloca dos Brilhantes - Pacajus
Avenida José Lúcio de Menezez,1107,Croatá II
Horário das Oficinas: 17 às 20 horas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses