Telas Abertas

No meses de março e abril, o projeto Telas Abertas, através do Cineclube Vila das Artes, traz a Mostra Teatro e Cinema, com a exibição de quatro filmes relacionados ao tema. As sessões acontecem no auditório da Vila das Artes, sempre às 18h30, com entrada gratuita.

Com Curadoria de Manoel Moacir e Thiago Arrais, a Mostra Teatro e Cinema propõe um recorte de filmes que expõem as relações entre o teatro e o cinema, cujas linguagens possuem traços que ora se aproximam, ora se distanciam, mas que se fundamentam na construção de cenas e na relação com o público.

Nesse sentido, foram escolhidos filmes que pudessem dar conta de tantas possíveis relações e diálogos entre essas linguagens, desde adaptações e registros de peças a documentários sobre o fazer teatral e o fílmico.

O Cineclube é promovido pela Escola Pública de Audiovisual (EAV) da Vila das Artes, equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura (Secultfor).

Sobre o Telas Abertas:
O Projeto Telas Abertas consiste na realização de curadorias para mostras do Cineclube Vila das Artes. No processo seletivo deste ano, ao todo foram selecionadas 11 Mostras que comporão a programação do Cineclube da Vila entre os meses de setembro de 2014 e julho de 2015.

Programação:

18/03 - "Moscou" / Dir.: Eduardo Coutinho / 2009 / Brasil / Livre

O filme é uma reflexão fragmentada sobre realidade e representação, protagonizada pelo Grupo Galpão a partir de ensaios de um texto do dramaturgo Tchecov. 

01/04 - "Os sertões - Teatro Oficina" / cenas selecionadas do DVD da trilogia / Brasil / 2010 / 14 anos
 
Com direção geral de Zé Celso, “Os Sertões” é composto por cinco filmes de diretores distintos, que entre fevereiro e março de 2007 se revezaram para mesclar teatro e cinema na busca de uma formatação híbrida que traduzisse para as telas a TragyComedyOrgya” que vem caracterizando a produção do Teatro Oficina. Sendo assim, Tommy Pietra (A Terra), Fernando Coimbra (O Homem I), Marcelo Drummond e Gabriel Fernandes (O Homem II), Elaine César (A Luta I) e Eryk Rocha e Pedro Paulo Rocha (A Luta II) levam suas versões autorais das obras, aprofundando a busca do grupo por uma linguagem que quebre a barreira da mera encenação e integre as artes cênicas a música, ao vídeo e ao cinema.

08/04 - "A Navalha na Carne" / Dir.: Braz Chediak / Brasil / 1969 / Livre

Neusa (Glauce Rocha) é uma prostituta decadente e explorada por Vado (Jece Valadão), seu cafetão. Em meio a brigas e desavenças, ela vai às ruas para ganhar dinheiro enquanto Vado sai com outras mulheres e passa a vida sossegado. O que eles não esperavam era que Veludo (Emiliano Queiroz), um homossexual que trabalha como faxineiro, roubasse todo o dinheiro dos dois para comprar drogas. 

Serviço:

O que: Mostra Teatro e Cinema
Quando: 18/3 - "Moscou" (2009); 1/4 - "Os sertões - Teatro Oficina" (2010); 08/04 - "A Navalha na Carne" (1969)
Onde: Auditório da Vila das Artes (Rua 24 de maio, 1221 - Centro)
Horário: 18h30
Mais informações: (85) 3105.1404
Entrada franca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Hidrogênio Verde