AFN na XI Bienal do Livro

Com muita euforia e aplausos fortes a plateia lotou o Auditório Principal do Centro de Eventos do Ceará para receber a escritora carioca Thalita Rebouças, no lançamento do livro “360 dias de sucesso”, que aconteceu na manhã de hoje, segundo dia da XI Bienal Internacional do Livro do Ceará.
Contando com a presença de mais de 300 pessoas, Thalita conversou com o público sobre literatura, vida pessoal, novos projetos e trajetória profissional. O bate-papo teve a mediação da publicitária e professora Tânia Dourado. Thalita repetiu várias vezes o amor pelo Ceará e disse que gosta muito de participar da Bienal. “Quando eu venho nesses eventos é uma realização. A primeira vez que que eu tive um lugar lotado esperando por mim foi aqui na Bienal”, revela. Casado há 18 anos com Thalita, Carlos Luz contou que o que mais agrada a esposa é o contato com o público que apaixonado por ela. 
Nos bastidores, Thalita contou que o livro “Ensaio sobre a cegueira” do escritor português José Saramago é sua obra preferida. Entre os 18 livros que escreveu, a obra lançada na manhã de domingo na Bienal foi o que mais gostou de fazer. Ela ressaltou o tempo de pesquisa entevistando cantores e compositores para conhecer o universo musical, entre eles Tico Santa Cruz e Leo Jaime, e nove meses para escrever. “Foi uma gestação”, compara Thalita, aos risos.
O livro “360 dias de sucesso” trata de fama, sucesso e escolhas e conta a história de cinco adolescentes - Pedro, Theo, Pá, Gualter e Mari - que montam uma banda e conquistam o gosto do público muito rapidamente. No meio disso, uma narrativa fluida que trata dos desafios e mudanças na vida dos jovens.
Sobre o sucesso que tem, Thalita revelou que o modo como as pessoas a olham foi o que mudou na vida dela. “Algumas pessoas que me conheciam antes acham que eu mudei. Mas continuo do mesmo jeito. O sucesso me dá mais medo. É muita responsabilidade”, confessa.
Sempre irreverente e bem humorada, ela destacou que tem uma personalidade intensa. “Acho que os leitores se identificam comigo por causa disso. Eu gosto de viver muito intensamente. Quando gosto, eu gosto pra caramba. Mas quando odeio, detesto tudo.”
Foi exatamente o jeito brincalhão e divertido de Thalita que chamou a atenção de Gabriele Lima, de 14 anos, que veio para o lançamento do livro depois do convite da amiga Kamila Pimentel, de 15 anos. “Ainda não li nenhum livro da Thalita. Vim para o lançamento porque a Kamila me convidou e achei o máximo. Ela é meiga, fofa e gostei muito”, conta Gabriele.
Junto com Lara Nogueira e Thaís Lima, as duas de 15 anos, Gabriele e Kamila prestigiaram o lançamento e ficaram mais encantadas com Thalita. Kamila, inclusive, tomou gosto pela leitura após ter lido o livro “Fala sério, mãe!”, que comprou na Bienal de 2012. “A Thalita sempre se supera e nesse livro ela foi diferente por causa da aborgadem. Ela entra na mente de cada personagem e conta tudo pra gente”, destaca Kamila.
O bate-papo foi um momento agradável entre a autora e o público, sempre marcado pelo encantamento, os diversos agradecimentos e o carinho da plateia, junto com o bom humor e a simpatia de Thalita. Ao final, mesmo com o braço quebrado, Thalita deu um jeito de devolver o carinho do público carimbando de um por um todos os livros dos jovens presentes. Ela prometeu retornar no ano que vem, dessa vez para lançar um dos livros de um projeto que envolve a presença de outras autoras, entre elas Paula Pimenta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto