Pular para o conteúdo principal

Cagece monitora

A Cagece está ampliando a utilização de uma tecnologia de monitoramento de pressões no sistema de água. As Estações Piezométricas (EPZs), que usam um sistema de telemetria, são utilizadas desde 2008, mas agora terão sua atuação ampliada inclusive para adutoras. A tecnologia permite às unidades da Cagece monitorar a pressão do sistema de distribuição de água, evitando baixas pressões, quebra de tubulações e possíveis vazamentos por aumento da pressão.



Os equipamentos são instalados em pontos críticos de baixa ou de alta pressão nas redes. As estações fornecem dados que possibilitam às unidades efetuarem o gerenciamento da pressão, garantindo o equilíbrio do sistema com pressões suficientes e evitando que haja perdas de água no sistema.



Encontra-se em fase de implantação um projeto piloto para instalação deEPZs em adutoras. A ideia é estudar a viabilidade da utilização desse tipo de sistema, principalmente em adutoras no interior do Estado, visto que a tecnologia empregada por ele é de mais fácil instalação, pois usa comunicação via celular. O projeto implantou três EPZs na grande linha de reforço da Messejana, onde ainda não consta o monitoramento do Centro de Controle Operacional (Cecop).



Além disso, abrange outras seis EPZs, sendo duas na adutora de Itapipoca, uma no Distrito de Medição e Controle (DMC) da Unidade Leste em Fortaleza, uma na Universidade Federal do Ceará (UFC – Campus do Pici), com monitoramento da rede pela Unidade Oeste de Fortaleza, e outras duas serão instaladas na adutora de Barroquinha-Chaval.



Recentemente, foram reativadas 13 estações na zona Sul de Fortaleza. Ao todo, são 50 estações ativas, espalhadas pelas Unidades de Negócios da capital e do interior. As estações permitem que as Unidades monitorem remotamente a pressão nas redes de distribuição de água, proporcionando um melhor controle de pressão e evitando vazamentos. O acompanhamento é diário, praticamente em tempo real por sinal telemétrico GPRS, de celular.



Outra forma de controle é o Cecop em Fortaleza, que existe desde 1998. Criado com a finalidade de monitorar e operar todo o macrossistema de distribuição de água da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), hoje, completamente automatizado. O Cecop realiza este controle, através de computadores conectados a sensores inteligentes que identificam quaisquer ocorrências no sistema em tempo real, com dados precisos, permitindo uma ação imediata da Empresa. Através da tela dos computadores do Centro e das Unidades de Transmissão Remota (UTR), os técnicos acessam dados como vazão e pressão nas redes, nível dos reservatórios, percentual de cloro, execução de manobras, ligar e desligar elevatórias ou fechar e abrir registros que antes da automação precisavam da força de dois ou três operadores para manuseá-los com mais de duzentas voltas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...