terça-feira, junho 10

Sarampo em Uruburetama

Com o objetivo de reforçar as ações e medidas de prevenção e controle do sarampo, técnicos da Secretaria da Saúde do Estado estão em Uruburetama, onde foram confirmados este ano 47 casos da doença e há 18 casos em investigação.  Na manhã desta terça-feira, 10, ficou definido em reunião na Secretaria da Saúde do Município que nesta quarta-feira, 11, haverá dia "D" de vacinação contra o sarampo nos 10 postos de saúde de Uruburetama e mais três unidades volantes. Foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde e liberadas pela Sesa 20 mil doses da vacina. Na campanha,em Uruburetama, será vacinada a população de seis meses até 49 anos de idade. A vacina é a prevenção mais eficaz contra o sarampo.

Além da vacinação, outra medida adotada para a prevenção é o reforço da educação em saúde, com a distribuição de folderes entre as famílias pelos Agentes Comunitários de Saúde na visita casa a casa. De forma clara e simples, os folderes orientam sobre os sintomas e sinais do sarampo para que a própria população bem informada informe ao serviço de saúde a existência de um caso suspeito e chamam a atenção para a importância da vacina, a forma mais eficaz de prevenção.        

Caso suspeito é todo paciente que, independente da idade e de ter sido vacinado ou não, apresentar febre e exantema - manchas vermelhas por todo o corpo, acompanhados de um ou mais desses sintomas e sinais: tosse, coriza, conjuntivite.  É caso suspeito também quem viajou nos últimos 30 dias para outros países, estados ou municípios com transmissão comprovada de sarampo. A orientação é uma só: procurar imediatamente, ao perceber sintomas e sinais, atendimento na unidade de saúde mais próxima da residência.
(Assessoria de Imprensa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...