Dia das Crianças

O Brincar é um direito de toda criança. O artigo 31 da Convenção sobre os Direitos da Criança (ONU) afirma que “toda criança tem o direito ao descanso e ao lazer, a participar de atividades de jogo e recreação apropriadas à sua idade e a participar livremente da vida”.
Onde foi parar o Brincar, o divertimento, a livre expressão da infância das crianças de hoje? Brincadeira e criança são considerados assuntos sérios por pedagogos, psicólogos e educadores.
O lúdico é um momento ímpar de descoberta do mundo e possibilita a expressão de sentimentos e a harmonia das fantasias e desejos da criança.O Brincar na infância é um processo de aprendizagem que facilitar a construção da autonomia, da confiança, da criatividade e a socialização. Assim como na vida, a brincadeira e os jogos tem limites e, neste momento, os pequenos podem aprender sobre os direitos e deveres, descobrir sobre seus desejos, compreender o certo e o errado, como ser aceito e se integrar aos grupos.
A Primeira-Dama de Fortaleza, Carol Bezerra, é mãe de duas meninas, desde o início da gestão abraçou as ações que envolvem a Primeira Infância. Ela reconhece a importância que as brincadeiras têm na vida das crianças. “Precisamos lembrar que a infância passa rápido e é o momento mais importante para o desenvolvimento. A família precisa redescobrir as brincadeiras, até mesmo as mais simples e assim fortalecer os laços de afeto, amor e ternura tão esquecidos na correria de hoje. Para a criança tudo pode se transformar quando ela se envolve. Bater uma colher em uma panela, deixa de ser barulho pra virar música ou uma banda completa. Quando uma mãe cobre o rosto para se esconder e reaparece, parece mágica. Para as crianças o significado é muito mais amplo e tudo é uma descoberta”, afirma a Primeira-Dama.
Assim, Carol Bezerra, reconhecendo a importância do estímulo à criança e suas famílias na Primeira Infância, vem trabalhando com sua equipe para construir uma Fortaleza Amiga da Criança. Atuando em conjunto com as Secretarias Municipais e organizações da sociedade civil, o Gabinete da Primeira-Dama reuniu esforços coletivos para a construção do Plano Municipal pela Primeira Infância de Fortaleza. Em uma de suas ações, o Plano Municipal contempla o Brincar enquanto estratégia fundamental para o fortalecimento das famílias na promoção do desenvolvimento integral das crianças. A Primeira-Dama também vem articulando o Programa Cresça com Seu Filho, que objetiva oferecer uma intervenção de apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social para promover um melhor desenvolvimento nas dimensões socioafetiva, de linguagem, cognitiva e motora às crianças durante a Primeira Infância.
Para este domingo, Dia das Crianças, a Primeira-Dama uniu-se à equipe da FUNCI para promover atividades que possam facilitar momentos de união entre pais, mães, famílias inteiras com as crianças. A programação está descentralizada e vai de 9h às 15h. Um dos locais escolhido já reuniu muitas famílias no passado, é o Parque das Crianças. Os outros são o Estoril, com programação cultural; Poço da Draga e Passeio Público. Quem for a um destes espaços vai encontrar brinquedos, música e atrações voltadas para crianças de todas as idades com liberdade para correr, brincar e se divertir muito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim