BR no CE

Quatro projetos sociais de cidades dos Sertões Cearenses, apoiados pela Petrobras, vão iniciar suas atividades em agosto. As iniciativas são de Quixadá e Banabuiú e atendem comunidades que ficam no entorno da Usina de Biodiesel da Petrobras Biocombustível, em Quixadá. Esses projetos foram contemplados pela seleção pública regional Integração Petrobras Comunidades (IPC).

Ao todo, será destinado cerca de R$ 1,1 milhão para os projetos que atuarão na qualificação profissional e na geração de renda de suas comunidades. Cada iniciativa vai receber até R$ 300 mil por dois anos. Na região foram selecionados projetos Ciranda da Cidadania e Empreendedorismo Jovem em Quixadá, Escola de Cinema do Sertão, Produção de Hortaliças Comunitária sob o Uso da Técnica de Hidroponia e Peixe Nosso de cada Dia. 

Para o gerente geral da Usina de Biodiesel, Marcos Antônio Saldanha, iniciativas como essas fortalecem o relacionamento da companhia com as comunidades, envolvendo instituições e entidades atuantes na área social.

O gestor do projeto Escola de Cinema do Sertão, Adriano Costa, explica que essa parceria é indispensável. “Esses recursos fazem nosso projeto acontecer. É a realização do sonho de vários jovens que veem novas possibilidades por meio da arte”, disse.

Integração Petrobras Comunidades

Criada em 2008, a Integração Petrobras Comunidades é uma seleção pública voltada para o desenvolvimento de iniciativas em comunidades do entorno das unidades da companhia. Por meio dela, a empresa reforça o compromisso de contribuir para o desenvolvimento das regiões onde atua, além de promover a democratização do acesso a esses recursos e a transparência na escolha dos projetos selecionados.

Sobre os projetos

Peixe Nosso de Cada Dia
Nome da instituição: Colônia de Pescadores Profissionais Artesanais e Aquicultores Z-14 de Banabuiú
Linha de atuação: Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho 
Resumo: O projeto tem o objetivo de promover a geração de renda a partir da comercialização do pescado, do município de Banabuiú. A iniciativa envolve um grupo de 20 mulheres e a proposta é garantir a capacitação, aquisição de insumos básicos, construção de tanques, modernização de equipamentos para agregar valor e incrementar a produção de peixes.
Município: Banabuiú

Ciranda da Cidadania e Empreendedorismo Jovem em Quixadá 
Nome da instituição: Centro de Desenvolvimento do Trabalho Integrado ao Social
Linha de atuação: Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho 
Resumo: O projeto objetiva promover a inserção socioeconômica de jovens de Quixadá, no Ceará, moradores de áreas rurais e urbanas. A iniciativa prevê a criação e o fortalecimento de empreendimentos solidários a serem gerenciados pelos participantes do projeto. A ação vai contemplar 620 jovens de 19 a 29 anos..
Município: Quixadá

Escola de Cinema do Sertão 
Nome da instituição: Instituto Assum Preto, de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente
Linha de atuação: Educação para Qualificação Profissional 
Resumo: A proposta é ampliar o projeto em Quixadá com o intuito de desenvolver, aprimorar, apoiar e implementar novas formas de uso das tecnologias como meio de transformação social, expressão artística e de estímulo à cultura colaborativa e livre. A ação prevê o fomento e articulação da rede de novos produtores de cinema e outros atores sociais do sertão cearense. O objetivo é capacitar jovens de 19 a 29 anos com habilidades audiovisuais e inseri-los no mercado de trabalho.
Município: Quixadá

Produção de Hortaliças Comunitária sob o Uso da Técnica de Hidroponia 
Nome da instituição: Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisas Tecnológicas
Linha de atuação: Geração de renda e oportunidade de trabalho 
Resumo: O objetivo do projeto é implantar uma unidade de produção de hortaliças pelo sistema hidropônico, garantindo a inclusão social e a sustentabilidade de famílias do Distrito de Juatama, no município de Quixadá. A previsão é produzir inicialmente 10 mil unidades de hortaliças por mês.
Município: Quixadá

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim