Fala Léo Couto


O início de 2025 marca uma nova fase para a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) e para a cidade. Sob o comando de Léo Couto (PSB), eleito presidente da Casa com ampla maioria, o legislativo municipal assume papel estratégico no apoio à administração do novo prefeito Evandro Leitão (PT). O vereador é o entrevistado da semana no Band Entrevista, que vai ao ar neste sábado (4/1/2025), às 19 horas.
Léo Couto conversou com o editor de Política da Band Ceará, Rogério Gomes, e abordou temas prioritários, como os desafios herdados pela Prefeitura, a necessidade de diálogo político e as primeiras ações legislativas, incluindo a revogação da Taxa do Lixo, uma promessa de campanha aguardada pela população.
Desde o início, o presidente da CMFor ressaltou a complexidade do momento vivido pela Capital, ainda em fase de transição administrativa. 
- É um ano desafiador. Estamos iniciando um novo projeto, com pautas importantes, especialmente no começo do ano. Ainda estamos em um período de transição, pois encontramos muitos problemas na Prefeitura de Fortaleza e diversas informações não chegaram adequadamente”.
Entre os desafios apontados por Léo Couto como prioritários, está a Saúde de Fortaleza, que, segundo ele, está à beira de um colapso. O problema, herdado da gestão do ex-prefeito José Sarto (PDT), ganhou destaque após o Instituto Doutor José Frota (IJF) sofrer com falta de insumos, medicamentos e alimentação, além de um cenário de dívidas acumuladas.
- As notícias, infelizmente, não são muito animadoras, mas há muita força de vontade. Este será um ano desafiador. Um dos maiores desafios é a Saúde, que só não entrou em colapso total graças à articulação do prefeito Evandro Leitão, que, antem mesmo de assumir a Prefeitura, conseguiu recursos de quase R$ 30 milhões para evitar o colapso no final do ano passado, antes do Réveillon. A saúde deve ser prioridade, porque é uma dor que afeta diretamente a população”, pontuou o líder legislativo.
Na entrevista, Léo Couto alertou para a chegada da quadra chuvosa, período que historicamente traz desafios para a cidade. Ele elogiou a iniciativa do prefeito de começar, já nos primeiros dias do ano, visitas às áreas mais vulneráveis para planejar ações preventivas.
Taxa do Lixo: Uma das primeiras ações do prefeito Evandro Leitão foi o envio à Câmara da mensagem que revoga a Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos (TMRSU), popularmente conhecida como Taxa do Lixo. Léo Couto, que foi um dos críticos mais vocais do tributo na gestão passada, garantiu celeridade na tramitação da matéria.
- Como vereador, lutei bastante contra essa taxa, o que gerou tensionamentos com o ex-prefeito Sarto e foi um dos motivos do rompimento com sua gestão, em 2022. O prefeito Evandro enviou a mensagem sobre a revogação, cumprindo seu primeiro ato administrativo. Agora, traçaremos os trâmites para dar celeridade ao processo, convocando uma sessão extraordinária para que os vereadores possam apreciar e votar a matéria ainda em janeiro. Precisamos agilizar o processo para que o primeiro boleto nem sequer seja emitido, evitando possíveis complicações jurídicas. É fundamental convocar a sessão extraordinária o quanto antes, para que a matéria seja apreciada pelos vereadores, passe pelas comissões, receba eventuais emendas e volte ao plenário para votação”, afirmou.
Ao assumir a presidência da CMFor, Léo Couto afirmou que o respeito às diferenças ideológicas e políticas será central em sua gestão. O chefe da Casa reconheceu que, no passado, a relação entre o executivo e o legislativo foi marcada por dificuldades de comunicação, mas destacou o compromisso do novo prefeito em manter um canal aberto com os vereadores.
- De 2021 a 2024, tive um dos mandatos mais intensos da minha trajetória. Iniciei como vice-líder do ex-prefeito Sarto, mas, diante de discordâncias e da falta de diálogo, rompi com a gestão e passei a atuar na oposição. Como vice-líder, fui atendido pelo prefeito apenas duas vezes, o que demonstra essa dificuldade de diálogo. Agora, é o momento de aprender com esses erros e fazer diferente. Sabemos que desafios e erros existirão, mas queremos uma gestão mais dialogada e eficiente. Fortaleza precisa de muito mais. Hoje, temos uma cidade suja, com obras paralisadas, problemas na saúde e finanças desorganizadas”, acrescentou.
Papel da CMFor: Com um legislativo diversificado e uma maioria favorável ao novo governo, Couto acredita que a Câmara desempenhará um papel estratégico na aprovação de projetos essenciais para o município. Ele ressaltou que a apreciação de leis será acompanhada da proposição de iniciativas próprias dos vereadores, refletindo as demandas de diferentes setores da sociedade.
- A Câmara tem um papel fundamental, tanto na apreciação das Leis enviadas pelo Executivo quanto na proposição de outras importantes para a cidade. A diversidade de setores representados na Câmara reflete a pluralidade da sociedade, e acredito que isso trará mais protagonismo nesta gestão”, disse.
Eleito em um pleito com chapa única, com 37 dos 43 votos possíveis, Léo Couto assume uma CMFor diversa e, muitas vezes, pautadas por questões ideológicas e políticas que vão além das questões municipais. Sobre sua gestão como presidente da Câmara e diante da possibilidade de eventuais atritos, reforçou o respeito às diferentes ideologias e o compromisso com o diálogo.
- Minha prioridade é ouvir e respeitar os posicionamentos ideológicos e políticos de cada colega vereador. Após a eleição, agradeci aos que votaram a favor e também respeitei os que não votaram, reconhecendo suas ideologias. O objetivo é contribuir para Fortaleza com diálogo e cooperação, aproveitando todas as proposições e ideias que possam ajudar a cidade. Teremos, naturalmente, tensionamentos, já que é uma casa política, mas acredito que o prefeito Evandro tem uma grande capacidade de diálogo, e pretendo seguir o mesmo caminho”, salientou Léo Couto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ciclo Carnavalesco 2024

Futricas Políticas

Prefeitos 2024