Na Pinacoteca do Ceará


Programação semanal na Pinacoteca tem aula aberta com Sandra Benites, jogo da memória em Libras e visita mediada temática especial para crianças
O museu também realiza uma nova exibição do documentário “A Senhora das Flechas”, além das tradicionais visitas mediadas nas exposições em cartaz
A Pinacoteca do Ceará recebe, nesta semana, a pesquisadora e curadora indígena Sandra Benites para a aula aberta “Para o futuro”. O museu também dá continuidade à programação especial para crianças com o Jogo da Memória em Libras e visita temática especial para crianças, dentre outras atividades. Toda a programação é gratuita e acontece no museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.
O público é convidado para a atividade “Yoga ao pôr do sol” (foto Marília Camelo), na quarta-feira (16), no pátio da Pinacoteca do Ceará, a partir das 17h30, com Gracy Furtado. Para participar, basta vir com uma roupa confortável e aproveitar a atividade, voltada para todas as idades. Serão disponibilizadas até 35 vagas a serem ocupadas por ordem de chegada. A Pinacoteca oferece tapetes e materiais para a prática. No entanto, se o participante preferir trazer seus próprios itens de casa, haverá espaços reservados para acomodá-los com conforto.
Na quinta-feira (17), o museu realiza o “Percursos Entrelaçados + Ateliê: Agrupando os Sentidos”. Nesta edição infantil do programa, crianças surdas serão guiadas em uma mediação interativa em Libras por exposições do museu. As crianças participarão de um ateliê criativo depois da visita, onde utilizarão argila e folhas para modelar e criar figuras de animais e cenários de floresta. A atividade acontece das 15h às 17h e é voltada para crianças surdas de 6 a 12 anos.
Os visitantes também podem participar de visitas mediadas livres com os arte educadores da Pinacoteca do Ceará nas exposições em cartaz. Basta chegar 15 minutos antes e se apresentar na recepção do equipamento. Nesta semana, as visitas acontecem na sexta-feira (18) e sábado (19) das 15h às 16h. A participação é por ordem de chegada, no limite de até 20 pessoas por grupo.
Nesta semana, a Pinacoteca do Ceará também recebe a pesquisadora e curadora indígena Sandra Benites para a aula aberta “Para o futuro”. A atividade, que acontece a partir das 18h no auditório do museu, vai debater memória, cosmovisão indógena e arte. Segundo Benites, a memória e cosmovisão dos povos indígenas são base fundamental para a resistência histórica contra a destruição dos territórios. Ela defende a ideia de “acordar a memória”, uma expressão dos parentes de diferentes etnias em referência à ativação cotidiana de saberes e rituais ancestrais, passados de geração em geração. Para Benites, “acordar a memória” é também uma forma de refletir e se opor aos processos de silenciamento e apagamentos históricos dos saberes e vozes indígenas, inclusive no campo das artes.
No sábado (19), acontece o Jogo da Memória em Libras, que contará com um percurso na exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”, dialogando sobre os mundos envolvidos pela artista. Após a visita, jovens a partir de 12 anos irão até o Ateliê 3 utilizar o Jogo da Memória com o objetivo de ensinar e divertir ao mesmo tempo. Enquanto se divertem buscando os pares, eles também serão integrados à Língua de Sinais. A cada combinação correta, irão descobrir um novo mundo, aprendendo sinais de forma lúdica. A atividade acontece das 16h às 17h com 15 vagas disponibilizadas.
Produção da diretora suíça Heidi Specogna, o documentário “A Senhora das Flechas” ganha nova exibição no domingo (20), das 11h às 12h30. O longa documental foi apresentado poucas vezes no Brasil: no festival “É tudo verdade” (SP) e na Pinacoteca do Ceará. A atividade integra a programação associada à exposição da fotógrafa Claudia Andujar, que segue em cartaz no equipamento até dezembro.
Também no domingo (20), o “Ateliê Criança Cria: Projetando Mundos” convida os pequenos a utilizarem materiais acessíveis do cotidiano para construir minitecnologias para animações. A atividade, que acontece no Ateliê 3, propõe às crianças uma brincadeira com luz, cor e projeções. A atividade acontece em duas edições, das 10h às 11h e das 15h às 16h, e é recomendada para crianças a partir de 3 anos.
SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ-Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 165 mil visitantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ciclo Carnavalesco 2024

Promoção Skyler Lifewear

Fortaleza Rádio Repórter